ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDADES DO 1º PERÍODO (1ª / 2ª SÉRIES) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
RELAÇÃO DE IGUALDADE NA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
A IGUALDADE É USADA PARA INDICAR A EQUIVALÊNCIA ENTRE QUANTIDADES REPRESENTADAS NAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS. ESSA EQUIVALÊNCIA PODE SER ENTRE OS LADOS ESQUERDO E DIREITO DE UMA OPERAÇÃO MATEMÁTICA. POR EXEMPLO, NA SOMA A SEGUIR, TEMOS:
VEJAMOS OUTRA SOMA QUE TAMBÉM É IGUAL A 10.
2 + 8 = 10
AS DUAS OPERAÇÕES TÊM O MESMO RESULTADO. OU SEJA, MESMO SOMANDO QUANTIDADES DIFERENTES, OS RESULTADOS SÃO IGUAIS OU EQUIVALENTES. ESSA RELAÇÃO DE EQUIVALÊNCIA PODE SER REPRESENTADA PELA IGUALDADE (=):
4 + 6 = 2 + 8
10 = 10
O MESMO ACONTECE NA SUBTRAÇÃO. VEJA SÓ ESSE EXEMPLO:
UMA OUTRA SUBTRAÇÃO QUE TAMBÉM TEM O MESMO RESULTADO É
8 – 6 = 2
SENDO ASSIM, PODEMOS DIZER QUE HÁ UMA RELAÇÃO DE IGUALDADE ENTRE ESSAS DUAS OPERAÇÕES, POIS TÊM O MESMO RESULTADO.
5 – 3 = 8 – 6
2 = 2
QUESTÃO 1
OBSERVE A SUBTRAÇÃO
9 – 3 = 6.
OUTRA SUBTRAÇÃO QUE TAMBÉM TEM RESULTADO 6, É
(A) 10 – 4
(B) 7 – 4
(C) 8 – 3
(D) 6 – 2
QUESTÃO 2
MARIANA FEZ UMA LISTA DE COMPRAS. ELA PESQUISOU OS PREÇOS DOS PRODUTOS QUE ELA PRECISA E ANOTOU NA LISTA.
MARIANA TEM APENAS 10 REAIS. SE ELA GASTAR TUDO QUE POSSUI, MARIANA PODERÁ COMPRAR
(A) 1 POTE DE MANTEIGA E 1 LITRO DE LEITE.
(B) 1 POTE DE MANTEIGA E 1 PACOTE DE CAFÉ.
(C) 1 PÃO DE FORMA E 1 POTE DE MANTEIGA.
(D) 1 SUCO PEQUENO E 1 LITRO DE LEITE.
QUESTÃO 3
LUÍSA É CAIXA EM UM SUPERMERCADO. ELA PRECISA VOLTAR 9 REAIS DE TROCO PARA UMA CLIENTE. NO CAIXA DE LUÍSA TEM
COMPLETE OS QUADROS ABAIXO COM AS QUANTIDADES CORRETAS PARA QUE LUÍSA DEVOLVA O TROCO DE 9 REAIS COM
QUESTÃO 4
PALOMA ESTÁ PLANEJANDO AS SUAS DESPESAS MENSAIS. ELA TEM 50 REAIS PARA GASTAR COM ALIMENTAÇÃO E TRANSPORTE, E ANOTOU NA SUA LISTA DE DESPESAS O VALOR QUE PRETENDE GASTAR.
- ALIMENTAÇÃO: R$ 25,00.
- TRANSPORTE: R$ 25,00.
AGORA É A SUA VEZ! SUGIRA OUTRAS QUANTIAS PARA ALIMENTAÇÃO E TRANSPORTE QUE JUNTAS TAMBÉM SOMEM 50 REAIS.
- ALIMENTAÇÃO: R$_________.
- TRANSPORTE: R$ _________.
AUTORIA | CRISTIANE S DE SOUZA, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. |
COMPONENTES CURRICULARES | MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA. |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO | EJAMA0117) Compreender a ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de adições ou de subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença. (EJAMA0118) Utilizar a relação de igualdade no desenvolvimento de estratégias pessoais para o cálculo de adições e subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença (EJALP0135) Elaborar, com a mediação do professor, textos com diferentes funções e de diferentes gêneros do campo da vida cotidiana. |
REFERÊNCIAS | GARCIA, Cássia de Souza, et al. É bom renovar, edição renovada, Educação de Jovens e Adultos, volume 2, 2014, FTD – São Paulo. |