OLÁ, EDUCANDO (A)! ESTA VIDEOAULA DE MATEMÁTICA PARA A 3ª SÉRIE DA EAJA FOI VEICULADA NA TV NO DIA 15/06/2021 (TERÇA-FEIRA). AQUI NO PORTAL CONEXÃO ESCOLA, ELA ESTÁ DISPONÍVEL JUNTAMENTE COM A PROPOSTA DE ATIVIDADE.
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NA AULA DE HOJE UM DOS OBJETIVOS É CONHECER SOBRE REGULARIDADES EM SEQUÊNCIAS ORDENADAS DE NÚMEROS NATURAIS E IDENTIFICAÇÃO DELAS NA NATUREZA E EM SITUAÇÕES DO COTIDIANO.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR COM A TEMÁTICA: REGULARIDADE EM SEQUÊNCIAS ORDENADAS
OLÁ, TUDO BEM COM VOCÊ? VAMOS COMEÇAR NOSSA AULA DE HOJE COM UM PENSAMENTO ATRIBUÍDO A PITÁGORAS OU MAIS PRA FRENTE À GALILEU GALILEI “A MATEMÁTICA É O ALFABETO COM O QUAL DEUS ESCREVEU O UNIVERSO.”
E AGORA SE PREPARE, PEGUE AI SEU MATERIAL QUE HOJE VOCÊ IRÁ SABER SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS PADRÕES E REGULARIDADES EM SEQUÊNCIAS ORDENADAS.
VOCÊ JÁ CONTOU DE 2 EM 2 OU DE 5 EM 5 OU DE 10 EM 10?
ISSO É UMA SEQUÊNCIA ORDENADA QUE SEGUE UM DETERMINADO PADRÃO E REGULARIDADE. VEJA SÓ OS EXEMPLOS:
2 – 4 – 6 – 8 – 10 – 12 – 14 – 16 – 18 – 20 -> NESTA SEQUÊNCIA É SOMADO AO NÚMERO ANTERIOR MAIS 2 OU ENTÃO MÚLTIPLOS DE 2 (2.1=2, 2.2=4, 2.3=6 …)
3 – 6 – 9 – 12 – 15 – 18 – 21 – 24 – 27 -> UMA SEQUÊNCIA É TAMBÉM SOMADO 2 AO NÚMERO ANTERIOR. (3+3=6; 6+3=9, 9+3=12 …)
ATIVIDADE 1: NA NATUREZA
E SE VOCÊ PENSA QUE AS SEQUÊNCIAS REGULARMENTE ORDENADAS SÃO ENCONTRADAS APENAS NOS NÚMEROS, SE ENGANA. A NATUREZA TAMBÉM É MATEMÁTICA E MESTRE NAS SEQUÊNCIAS E PADRÕES, REPLETOS DE OBJETIVOS PARA MANUTENÇÃO DA VIDA. ALGUMAS PLANTAS TÊM SUA ESTRUTURA PROPÍCIA PARA PROMOVER A ABSORÇÃO DOS RAIOS SOLARES PARA REALIZAÇÃO DA FOTOSSÍNTESE.
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VAMOS RELEMBRAR EM UM MINUTO SOBRE A ALIMENTAÇÃO DAS PLANTAS:
- CAPTA OS SAIS MINERAIS E ÁGUA PELAS RAÍZES FORMANDO A SEIVA BRUTA;
- SOBE PELO CAULE ATÉ ÀS FOLHAS;
- CAPTA A ENERGIA DO SOL TRANSFORMANDO A SEIVA BRUTA EM SEIVA ELABORADA, CHAMADA FOTOSSÍNTESE, E
- DISTRIBUI A SEIVA ELABORADA PARA TODA A ESTRUTURA DA PLANTA E
- POR ÚLTIMO, NESTE PROCESSO LIBERA O OXIGÊNIO QUE RESPIRAMOS E ABSORVE O GÁS CARBÔNICO.
QUANDO VOCÊ PASSAR PERTO DE UMA LIMOEIRA, UMA AMOREIRA SILVESTRE, UM CARVALHO, UMA ROSEIRA OU UM PÉ DE CEREJA, OBSERVE COMO CRESCEM OS SEUS GALHOS E CONHECERÁ UMA SEQUÊNCIA BEM FAMOSA NA NATUREZA, CHAMADA DE SEQUÊNCIA DE FIBONACCI.
OBSERVE O ESQUEMA DE CRESCIMENTO DE UMA DAS PLANTAS LISTADAS ANTERIORMENTE:
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PARA SABER MAIS SOBRE ESTE JOVEM CIENTISTA, ACESSE O LINK A SEGUIR:
https://atitudereflexiva.wordpress.com/2016/12/07/a-sequencia-de-fibonacci/
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https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/fc/Powelliphanta_hochstetteri_bicolor_shell.jpg – acesso em 24/03/2021
VAMOS VER NA IMAGEM A SEGUIR, O PADRÃO DA SEQUÊNCIA DE FIBONACCI.
A SEQUÊNCIA É A SEGUINTE, A PARTIR DO 3º. MEMBRO, TODO NOVO NÚMERO É OBTIDO PELA SOMA DOS DOIS ANTERIORES. VEJA SÓ:
1 1 (1+1) 2 (1+2) 3 (2+3) 5 (3+5) 8 (5+8) 13 (8+13) 21 (13+21) 34 …
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https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/fc/Powelliphanta_hochstetteri_bicolor_shell.jpg – acesso em 24/03/2021
MUITAS PLANTAS APRESENTAM IRREGULARIDADE AOS NOSSOS OLHOS NA POSIÇÃO DE SUAS FOLHAS, MAS PARA A NATUREZA O PADRÃO É FUNDAMENTAL. ESTÁ FORMAÇÃO PERMITE QUE O SOL PENETRE EM TODA ESTRUTURA E ALÉM DISSO NÃO PERMITE O REPOUSO DAS ÁGUAS POR LONGO TEMPO, PROTEGENDO O SEU CAULE E TAMBÉM A TODOS NÓS DO MOSQUITO DA DENGUE.
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Disponível em: https://slideplayer.com.br/slide/4934500/16/images/20/Na+natureza…no+projeto+das+plantas…em+tudo+vemos+o+grande+projeto%21.jpg – acesso em 24/03/2021
https://pixnio.com/free-images/2018/12/02/2018-12-02-15-53-22.jpg- acesso em 24/03/2021
ATIVIDADE 2: NO COTIDIANO
TUDO QUE FAZEMOS TEM UM SENTIDO E UM OBJETIVO. VIVEMOS PARA APRENDER E APRENDEMOS PARA VIVER, ELABORANDO UM SIMPLES CANTEIRO DE SALSAS PERCEBEMOS QUE AS MUDINHAS NÃO PODEM FICAR MUITO PERTO UMAS DAS OUTROS E ASSIM, CRIAMOS UM CANTEIRO COM UMA DISTÂNCIA ENTRE OS PÉS, DISTÂNCIA REGULAR, OU SEJA, COM O MESMO DISTANCIAMENTO UMAS DAS OUTRAS, CRIAMOS UM PADRÃO.
E NO SEU ARMÁRIO, VOCÊ GUARDARIA OS VASILHAMES MAIORES NA FRENTE DOS MENORES? HUMMM ACHO QUE NÃO, ISSO DIFICULTARIA BASTANTE VOCÊ ENCONTRAR O QUE PROCURA. ORGANIZAR DE FORMA ORDENADA E REGULAR FACILITA OS PROCESSOS.
MAS NÃO É SÓ NO CAMPO DA VIDA COTIDIANA QUE AS SEQUÊNCIAS PADRONIZADAS SÃO UTILIZADAS. TAMBÉM SÃO PERCEBIDAS NA ENGENHARIA, NA CIÊNCIA, NA TECNOLOGIA DIGITAL, NAS ARTES VISUAIS.
AS OBRAS DE ARTE, A PARTIR DE UM SEQUÊNCIA HARMONIOSA COMO A DE FIBONACCI ESTÃO PRESENTES EM VÁRIAS OBRAS DE GRANDES ARTISTAS COMO DO GENIAL LEONARDO DA VINC. PONTOS, RETAS, CURTAS SE MISTURAM E BUSCAM IMITAR OS EVENTOS DA NATUREZA.
É UMA SUCESSÃO DE NÚMEROS QUE, MISTERIOSAMENTE, APARECE EM MUITOS FENÔMENOS DA NATUREZA. DESCRITA NO FINAL DO SÉCULO 12 PELO ITALIANO LEONARDO FIBONACCI.
LEIA MAIS EM:
HTTPS://SUPER.ABRIL.COM.BR/MUNDO-ESTRANHO/O-QUE-E-A-SEQUENCIA-DE-FIBONACCI.
ATIVIDADE 3:
PEGUE AGORA SEU MATERIAL E VAMOS PRATICAR!
OBSERVE A SEQUÊNCIA DE QUADROS GEOMETRICAMENTE EXPOSTOS NA IMAGEM A SEGUIR E RESPONDA: QUAL O PRÓXIMO QUADRO?
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PRA DESCOBRIR, PODE PENSAR ASSIM: DOIS VERMELHOS, DEPOIS 3 VERMELHOS, DEPOIS 4 VERMELHOS E DEPOIS… PRONTO!
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OU ENTÃO OBSERVANDO O CRESCIMENTO DOS QUADROS BRANCOS ACIMA OU ABAIXO DA DIAGONAL VERMELHA.
VEJA: 1 / 1+2 (3) / 3+3 (6) / 6+4 (10) / 10+5 (15) / 15 + 6 (21) / 21 + 7 (28) …
NOSSA AULA CHEGOU AO FIM. É SEMPRE MUITO BOM ESTAR COM VOCÊS! UM GRANDE ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMA!
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | MATEMÁTICA (EAJAMA0213) IDENTIFICAR REGULARIDADES EM SEQUÊNCIAS ORDENADAS DE NÚMEROS NATURAIS, RESULTANTES DA REALIZAÇÃO DE ADIÇÕES OU SUBTRAÇÕES SUCESSIVAS E DESCREVER UMA REGRA DE FORMAÇÃO DA SEQUÊNCIA, DETERMINANDO ELEMENTOS FALTANTES OU SEGUINTES. CIÊNCIAS DA NATUREZA (EAJACI0211) IDENTIFICAR AS PARTES DE UMA PLANTA E DESCREVER AS FUNÇÕES DESEMPENHADAS POR ELAS E A SUAS INTERAÇÕES COM O SOLO, A ÁGUA E O AR. |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped). 2