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MATEMÁTICA – REGULARIDADE EM SEQUÊNCIAS ORDENADAS

OLÁ, EDUCANDO (A)! ESTA VIDEOAULA DE MATEMÁTICA PARA A 3ª SÉRIE DA EAJA FOI VEICULADA NA TV NO DIA 15/06/2021 (TERÇA-FEIRA). AQUI NO PORTAL CONEXÃO ESCOLA, ELA ESTÁ DISPONÍVEL JUNTAMENTE COM A PROPOSTA DE ATIVIDADE.

 Disponível em https://pixnio.com/free-images/2018/12/02/2018-12-02-15-53-22.jpg- acesso em 24/03/2021

NA AULA DE HOJE UM DOS OBJETIVOS É CONHECER SOBRE REGULARIDADES EM SEQUÊNCIAS ORDENADAS DE NÚMEROS NATURAIS E  IDENTIFICAÇÃO DELAS NA NATUREZA E EM SITUAÇÕES DO COTIDIANO.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR COM A TEMÁTICA: REGULARIDADE EM SEQUÊNCIAS ORDENADAS

3ª SÉRIE | EAJA | MATEMÁTICA | SEQUÊNCIAS E PADRÕES MATEMÁTICOS | PROFA. ALDA DE FÁTIMA MARTINNS

OLÁ, TUDO BEM COM VOCÊ?  VAMOS COMEÇAR NOSSA AULA DE HOJE COM UM PENSAMENTO ATRIBUÍDO A PITÁGORAS OU MAIS PRA FRENTE À GALILEU GALILEI “A MATEMÁTICA É O ALFABETO COM O QUAL DEUS ESCREVEU O UNIVERSO.”

E AGORA SE PREPARE, PEGUE AI SEU MATERIAL QUE HOJE VOCÊ IRÁ SABER SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS PADRÕES E REGULARIDADES EM SEQUÊNCIAS ORDENADAS.

VOCÊ JÁ CONTOU DE 2 EM 2 OU DE 5 EM 5 OU DE 10 EM 10? 

ISSO É UMA SEQUÊNCIA ORDENADA QUE SEGUE UM DETERMINADO PADRÃO E REGULARIDADE. VEJA SÓ OS EXEMPLOS:

2 – 4 – 6 – 8 – 10 – 12 – 14 – 16 – 18 – 20   ->  NESTA SEQUÊNCIA É SOMADO AO NÚMERO ANTERIOR MAIS 2 OU ENTÃO MÚLTIPLOS DE 2 (2.1=2, 2.2=4, 2.3=6 …)

3 – 6 – 9 – 12 – 15 – 18 – 21 – 24 – 27      -> UMA SEQUÊNCIA É TAMBÉM SOMADO 2 AO NÚMERO ANTERIOR.  (3+3=6; 6+3=9, 9+3=12 …)

ATIVIDADE 1: NA NATUREZA

E SE VOCÊ PENSA QUE AS SEQUÊNCIAS REGULARMENTE ORDENADAS SÃO ENCONTRADAS APENAS NOS NÚMEROS, SE ENGANA. A NATUREZA TAMBÉM É MATEMÁTICA E MESTRE NAS SEQUÊNCIAS E PADRÕES, REPLETOS DE OBJETIVOS PARA MANUTENÇÃO DA VIDA. ALGUMAS PLANTAS TÊM SUA ESTRUTURA PROPÍCIA PARA PROMOVER A ABSORÇÃO DOS RAIOS SOLARES PARA REALIZAÇÃO DA FOTOSSÍNTESE. 

FONTE:  ACERVO PESSOAL_PROF. ALDA MARTINS

VAMOS RELEMBRAR EM UM MINUTO SOBRE A ALIMENTAÇÃO DAS PLANTAS:

  1. CAPTA OS SAIS MINERAIS E ÁGUA PELAS RAÍZES FORMANDO A SEIVA BRUTA;
  2. SOBE PELO CAULE ATÉ ÀS FOLHAS;
  3. CAPTA A ENERGIA DO SOL TRANSFORMANDO A SEIVA BRUTA EM SEIVA ELABORADA, CHAMADA FOTOSSÍNTESE, E 
  4. DISTRIBUI A SEIVA ELABORADA PARA TODA A ESTRUTURA DA PLANTA E
  5. POR ÚLTIMO, NESTE PROCESSO LIBERA O OXIGÊNIO QUE RESPIRAMOS E ABSORVE O GÁS CARBÔNICO. 

QUANDO VOCÊ PASSAR PERTO DE UMA LIMOEIRA, UMA AMOREIRA SILVESTRE, UM CARVALHO, UMA ROSEIRA OU UM PÉ DE CEREJA, OBSERVE COMO CRESCEM OS SEUS GALHOS E CONHECERÁ UMA SEQUÊNCIA BEM FAMOSA NA NATUREZA, CHAMADA DE SEQUÊNCIA DE FIBONACCI.

OBSERVE O ESQUEMA DE CRESCIMENTO DE UMA DAS PLANTAS LISTADAS ANTERIORMENTE:


PARA SABER MAIS SOBRE ESTE JOVEM CIENTISTA, ACESSE O LINK A SEGUIR:

https://atitudereflexiva.wordpress.com/2016/12/07/a-sequencia-de-fibonacci/



VAMOS VER NA IMAGEM A SEGUIR, O PADRÃO DA SEQUÊNCIA DE FIBONACCI. 

 A SEQUÊNCIA É A SEGUINTE, A PARTIR DO 3º. MEMBRO, TODO NOVO NÚMERO É OBTIDO PELA SOMA DOS DOIS ANTERIORES. VEJA SÓ:


1   1   (1+1) 2  (1+2) 3 (2+3) 5 (3+5) 8 (5+8) 13 (8+13) 21 (13+21) 34   …


Disponível em https://media.snl.no/media/57590/standard_compressed_Fibonacci.jpg
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/fc/Powelliphanta_hochstetteri_bicolor_shell.jpg – acesso em 24/03/2021

MUITAS PLANTAS APRESENTAM IRREGULARIDADE AOS NOSSOS OLHOS NA POSIÇÃO DE SUAS FOLHAS, MAS PARA A NATUREZA O PADRÃO É FUNDAMENTAL. ESTÁ FORMAÇÃO PERMITE QUE O SOL PENETRE EM TODA ESTRUTURA E ALÉM DISSO NÃO PERMITE O REPOUSO DAS ÁGUAS POR LONGO TEMPO, PROTEGENDO O SEU CAULE E TAMBÉM A TODOS NÓS DO MOSQUITO DA DENGUE. 

Disponível em: https://slideplayer.com.br/slide/4934500/16/images/20/Na+natureza…no+projeto+das+plantas…em+tudo+vemos+o+grande+projeto%21.jpg – acesso em 24/03/2021

https://pixnio.com/free-images/2018/12/02/2018-12-02-15-53-22.jpg- acesso em 24/03/2021


ATIVIDADE 2:  NO COTIDIANO

TUDO QUE FAZEMOS TEM UM SENTIDO E UM OBJETIVO. VIVEMOS PARA APRENDER E APRENDEMOS PARA VIVER, ELABORANDO UM SIMPLES CANTEIRO DE SALSAS PERCEBEMOS QUE AS MUDINHAS NÃO PODEM FICAR MUITO PERTO UMAS DAS OUTROS E ASSIM, CRIAMOS UM CANTEIRO COM UMA DISTÂNCIA ENTRE OS PÉS, DISTÂNCIA REGULAR, OU SEJA, COM O MESMO DISTANCIAMENTO UMAS DAS OUTRAS, CRIAMOS UM PADRÃO.

E NO SEU ARMÁRIO, VOCÊ GUARDARIA OS VASILHAMES MAIORES NA FRENTE DOS MENORES? HUMMM ACHO QUE NÃO, ISSO DIFICULTARIA BASTANTE VOCÊ ENCONTRAR O QUE PROCURA. ORGANIZAR DE FORMA ORDENADA E REGULAR FACILITA OS PROCESSOS. 

MAS NÃO É SÓ NO CAMPO DA VIDA COTIDIANA QUE AS SEQUÊNCIAS PADRONIZADAS SÃO UTILIZADAS. TAMBÉM SÃO PERCEBIDAS NA ENGENHARIA, NA CIÊNCIA, NA TECNOLOGIA DIGITAL, NAS ARTES VISUAIS. 

AS OBRAS DE ARTE, A PARTIR DE UM SEQUÊNCIA HARMONIOSA COMO A DE FIBONACCI ESTÃO PRESENTES EM VÁRIAS OBRAS DE GRANDES ARTISTAS COMO DO GENIAL LEONARDO DA VINC.  PONTOS, RETAS, CURTAS SE MISTURAM E BUSCAM IMITAR OS EVENTOS DA NATUREZA. 

É UMA SUCESSÃO DE NÚMEROS QUE, MISTERIOSAMENTE, APARECE EM MUITOS FENÔMENOS DA NATUREZA. DESCRITA NO FINAL DO SÉCULO 12 PELO ITALIANO LEONARDO FIBONACCI. 

LEIA MAIS EM:

HTTPS://SUPER.ABRIL.COM.BR/MUNDO-ESTRANHO/O-QUE-E-A-SEQUENCIA-DE-FIBONACCI.

ATIVIDADE 3: 

PEGUE AGORA SEU MATERIAL E VAMOS PRATICAR!

OBSERVE A SEQUÊNCIA DE QUADROS GEOMETRICAMENTE EXPOSTOS NA IMAGEM A SEGUIR E RESPONDA:  QUAL O PRÓXIMO QUADRO?

FONTE: PRODUÇÃO AUTORALL_PROF. ALDA MARTINS

PRA DESCOBRIR, PODE PENSAR ASSIM: DOIS VERMELHOS, DEPOIS 3 VERMELHOS, DEPOIS 4 VERMELHOS E DEPOIS…  PRONTO!

FONTE: PRODUÇÃO AUTORALL_PROF. ALDA MARTINS

OU ENTÃO OBSERVANDO O CRESCIMENTO DOS QUADROS BRANCOS ACIMA OU ABAIXO DA DIAGONAL VERMELHA. 

VEJA: 1   /  1+2 (3) /  3+3 (6)  /  6+4 (10)  /  10+5 (15) / 15 + 6 (21) / 21 + 7 (28) …

NOSSA AULA CHEGOU AO FIM. É SEMPRE MUITO BOM ESTAR COM VOCÊS! UM GRANDE ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMA!


Objetivos de Aprendizagem e DesenvolvimentoMATEMÁTICA
(EAJAMA0213) IDENTIFICAR REGULARIDADES EM SEQUÊNCIAS ORDENADAS DE NÚMEROS NATURAIS, RESULTANTES DA REALIZAÇÃO DE ADIÇÕES OU SUBTRAÇÕES SUCESSIVAS E DESCREVER UMA REGRA DE FORMAÇÃO DA SEQUÊNCIA, DETERMINANDO ELEMENTOS FALTANTES OU SEGUINTES. 
CIÊNCIAS DA  NATUREZA
(EAJACI0211) IDENTIFICAR AS PARTES DE UMA PLANTA E DESCREVER AS FUNÇÕES DESEMPENHADAS POR ELAS E A SUAS INTERAÇÕES COM O SOLO, A ÁGUA E O AR. 

Referências:https://atitudereflexiva.wordpress.com/2016/12/07/a-sequencia-de-fibonacci/
https://www.youtube.com/watch?v=uoBsx7m7wUQ
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-e-a-sequencia-de-fibonacci/
https://www.hipercultura.com/sequencia-fibonacci/
http://obviousmag.org/afazeres/2016/padroes-matematicos-a-arte-racional.html

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped). 2