ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA INTEGRADA COM ED. FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO SEGUNDO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

A MATEMÁTICA É DIVIDIDA EM ALGUMAS ÁREAS DE CONHECIMENTO E A GEOMETRIA É UMA DELAS, SENDO RESPONSÁVEL POR CONTRIBUIR NA COMPREENSÃO E ESTUDO DAS FORMAS, TAMANHOS, POSIÇÕES E PROPRIEDADES DE FIGURAS NO ESPAÇO.
É POSSÍVEL PERCEBER A GEOMETRIA EM VÁRIOS LUGARES AO NOSSO REDOR, DESDE A ARQUITETURA DE EDIFÍCIOS ATÉ A FORMA DOS OBJETOS QUE USAMOS NO DIA A DIA. ELA TORNA POSSÍVEL DESCREVER O MUNDO EM QUE VIVEMOS INCLUSIVE EM RELAÇÃO A UMA QUADRA DE ESPORTE OU JOGO.
AQUI PODEMOS DETERMINAR A ÁREA DE JOGOS E OS CAMPOS DE CADA EQUIPE POR MEIO DE SEMI-RETAS QUE DENOMINAMOS NESTE EXEMPLO COMO LINHAS.

LINHA CENTRAL: DIVIDE A QUADRA EM DUAS METADES.
LINHAS LATERAIS: DELIMITAM OS LADOS DA QUADRA A PARTIR DOS JOGADORES EM LINHA LATERAL DIREITA OU ESQUERDA.
LINHAS DE FUNDO: INDICAM O FINAL DA QUADRA.
QUESTÃO 1
SÃO EXEMPLOS DE PONTO DE REFERÊNCIA
(A) SAIA DA PADARIA.
(B) ENTRE NA PADARIA.
(C) A PADARIA É VERDE.
(D) VIRE À DIREITA NA PADARIA.
QUESTÃO 2
O JOGADOR B ESTÁ LOCALIZADO.

(A) NO VÉRTICE DA LINHA ESQUERDA COM A LINHA CENTRAL.
(B) NO CENTRO DA LINHA DE FUNDO.
(C) PRÓXIMO A LINHA DE FUNDO COM O JOGADOR D.
(D) NO VÉRTICE DA LINHA DIREITA COM A LINHA DE FUNDO.
QUESTÃO 3
OBSERVE A BOLA NA IMAGEM ABAIXO E DEPOIS DESCREVE SUA POSSÍVEL TRAJETÓRIA.

QUESTÃO 4
EM DIÁLOGO COM OS COLEGAS E PROFESSOR(A), RESGATE MEMÓRIAS DE JOGOS DE QUEIMADA VIVENCIADOS, SE NÃO FOR POSSÍVEL OUTROS JOGOS DE INFÂNCIA. APROVEITE PARA RELEMBRAR E REGRAS E COMBINADOS.
QUESTÃO 5
SENDO A QUEIMADA NOSSA REFERÊNCIA, EM DIÁLOGO COM OS COLEGAS E PROFESSOR(A), DIALOGUEM SOBRE POSSÍVEIS FORMAS DE JOGAR/ARREMESSAR A BOLA OU DE SE POSICIONA EM QUADRA PARA UMA PARTICIPAÇÃO EXITOSA.
SAIBA MAIS
Autoria | Ariadiny Cândido Morais |
Formação | Mestre em Educação e Pedagoga |
Componente Curricular | Matemática |
Objetos de conhecimento Localização e movimentação: pontos de referência, direção e sentido: Localização e trajetos (desenhos, mapas). Direção e sentido Paralelismo e perpendicularismo: Retas paralelas, perpendiculares e transversais. Conceito e regras de um jogo pré-desportivo. | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento (EJAMA0220) Descrever deslocamentos e localização de pessoas e de objetos no espaço. (EJAMA0221) Conhecer e identificar como se constituem as retas paralelas, perpendiculares e transversais em desenhos, mapas, objetos e trajetos. (EJAEF0203) Vivenciar os jogos cooperativos e os jogos pré-desportivos, identificando os e relacionando suas diferenças e semelhanças. |
Referencial | Imagens do Canva Pró. Disponível em: www.canva.com. GOIÂNIA. Secretária de Educação. Documento Curricular para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. 2023. Portal Conexão Escola, Educação Física e Matemática – Ensino Fundamental. Disponível em: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/. Acesso em: 10/02/2025. Gemini. 2025. Disponível em: https://gemini.google.com/. Acesso em: 12/02/2025. |