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Disponível em: https://pixabay.com/pt/illustrations/zero-por-cento-589691/

Matemática – Problemas que envolvam cálculos de porcentagem

Olá! Esta aula de Matemática é destinada a estudantes da 8ª Série da Eaja.

Disponível em: https://pixabay.com/pt/illustrations/zero-por-cento-589691/

Nesta aula, iremos resolver situações-problema do nosso dia a dia que envolvam o cálculo de porcentagem.

Assista à videoaula do professor Hélio sobre essa temática.

Problemas que envolvam cálculos de porcentagem | Matemática – aula 10 | Eaja – 8ª série

Porcentagem (Definição): representada pelo símbolo %, pode ser definida como a divisão de um número por 100. A expressão 30% significa 30 partes de um todo que foi dividido em 100 partes.

A porcentagem pode ser representada na forma percentual, fracionária e decimal. 

O cálculo do valor representado por uma porcentagem é feito através de uma multiplicação de frações ou de uma multiplicação com números decimais.

Problema resolvido 01

Em geral, quando um boleto bancário é pago após seu vencimento, seu valor é acrescido de taxas correspondentes a multas e juro. Por isso, é importante ter a vida financeira organizada de modo a planejar o pagamento das despesas – como faturas de água e energia elétrica e boletos bancários – até as datas de vencimento. 

Veja ao lado o que Laís está dizendo:

“O valor de um bolete é R$180,00, como atrasei o pagamento, terei um acréscimo de 4%. Quanto vou pagar ao todo?” 

Problema resolvido 2

Antes de comprar um produto é importante pesquisar, comparar preços e formas de pagamento, verificar a qualidade e avaliar como e quem o produz. Paulo pesquisou o preço de uma mochila em dois estabelecimentos.

Loja A: R$60,00             Loja B: R$75,00.

Qual é o valor percentual da diferença de preço da mochila nas duas lojas?

Percentuais sucessivos

É importante estarmos atentos no momento de comprarmos um produto. O interessante é pesquisar e buscar negociar o melhor preço perante mercadorias com melhor qualidade. Os anúncios de descontos ficam estampados na entrada dos comércios, todos envolvendo números percentuais (porcentagem), que são a forma mais adequada de fornecimento de desconto.

Situações de aumentos e descontos

Problema resolvido 1

Uma mercadoria que custava R$450,00 reais sofreu um reajuste de 15% de acordo com a inflação do período. Qual é o seu preço atual?

Problema resolvido 2

Uma loja de eletrodomésticos está oferecendo um desconto de 14% nas compras feitas com pagamento à vista. Qual o valor de uma geladeira de R$1.200,00 na promoção oferecida?

Problemas propostos

  1. Uma loja, buscando incentivar a reciclagem de pneus usados, elaborou a promoção indicada no cartaz. Observe.
Imagem disponível em: PNLD Souza, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 9º ano, p.173.

Paulo quer comprar um pneu aro 15 (veja o preço na figura). Entregando os quatro pneus usados na loja, quanto Moisés vai gastar nessa compra se realizar o pagamento à vista? E se realizar o pagamento a prazo?

2. Em uma loja, o preço de etiqueta de certo produto é R$229,00. Para o pagamento à vista, a loja oferece um desconto e o preço desse produto passa a ser R$201,52. Qual é o percentual de desconto sobre o preço de etiqueta?

3. Observe o preço de um monitor de computador em duas lojas diferentes.

Imagem disponível em: PNLD Souza, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 9º ano, p.173.

Pergunta-se:

a) Qual a diferença de preço dos monitores nas duas lojas?

b) Qual o valor percentual dessa diferença em cada loja?

4. Veja o cartaz exposto na secretaria de um clube e responda às questões a seguir.

Imagem disponível em: PNLD Souza, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 9º ano, p.173.

a) Paulo é sócio deste clube. Qual é o valor da mensalidade caso ele faça o pagamento no dia 16? No dia 20? No dia 24?

b) Qual é a diferença no valor da mensalidade se o pagamento for feito até o dia 20 e depois da data de vencimento?

Ficamos por aqui! Não esqueçam de acessar os vídeos do canal do Prof. Hélio para aprender um pouco mais. Link: (4) Professor Helio Roberto da Rocha – YouTube 

Abraços e até a próxima!



Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:
(EAJAMA0807) Interpretar e resolver situações-problema que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais.
ReferênciasGIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 9o ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.SOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 9º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).