Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes do 4º Período (5ª Série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Entendendo o MMC
O Mínimo Múltiplo Comum, ou MMC, é um conceito simples, mas poderoso, utilizado em diversas situações do nosso dia a dia.
Imagem: canva.com/multiplicação_https://l1nk.dev/7sTQ5
Por definição, o MMC é o menor múltiplo comum entre dois ou mais números. De uma maneira mais simples, ele é o menor número que é divisível por todos os números em questão.
Como Encontrar o MMC?
Para encontrar o MMC entre dois números, podemos seguir alguns passos simples.
- Primeiro, listamos os múltiplos de cada número.
- Em seguida, identificamos o menor múltiplo comum a ambos.
Por exemplo:
- Encontrar o MMC entre 4 e 6
- Listamos os múltiplos (M) de 4 e de 6 ( Para isso é só contar de 4 em 4 e de 6 em 6).
- M(4) = 4, 8, 12, 16, 20, 24, 28…
- M(6) = 6, 12, 18, 24, 30, 36,…
- OBS1: Excluímos o 0 (zero) pois caso contrário o MMC sempre seria ele.
- OBS2: O conjunto dos múltiplos de qualquer número é infinito.
- Agora identificamos o menor múltiplo comum.
Portanto o MMC de 4 e 6 é o 12.
Aplicações Práticas do MMC
O MMC é uma ferramenta útil em diversas situações do cotidiano, abaixo apresentamos algumas delas:
- Resolução de problemas que envolvem frações.
- Quando precisamos somar, subtrair, multiplicar ou dividir frações com denominadores diferentes, é necessário encontrar o MMC dos denominadores para simplificar as operações.
- Outra aplicação do MMC é na organização de eventos periódicos.
- Por exemplo, se um evento A ocorre a cada 3 dias e um evento B ocorre a cada 4 dias, o MMC entre 3 e 4 é 12. Isso significa que os dois eventos coincidirão a cada 12 dias.
Um problema para finalizar
Uma empresa deseja distribuir folhetos publicitários em uma cidade. O folheto A deve ser distribuído a cada 4 dias, enquanto o folheto B deve ser distribuído a cada 6 dias. Se os dois folhetos foram distribuídos hoje, em quantos dias eles serão distribuídos juntos novamente?
Resolução
Supondo que hoje seja 2ª feira, vamos listar os dias que os panfletos serão entregues:
Folheto A (a cada 4 dias)= 2f, 6f, 3f, Sáb, 4f, Dom, 5f, 2f, 6f, 3f, Sáb…
Folheto B (a cada 6 dias) = 2f, Dom, Sáb, 6f, 5f, 4f, 3f, 2f, Dom
Os folhetos A e B serão distribuídos no sábado após 12 dias.
Outra maneira de fazer seria determinar o mínimo múltiplo comum entre 4 e 6:
M(4) = 4, 8, 12, 16, 20,…
M(6) = 6, 12, 18, 24, …
Os múltiplos representam as datas que os panfletos serão entregues e, o MMC, representa a quantidade de dias que eles serão entregues, juntos, novamente.
Ficamos por aqui, até o próximo.
Atividade
QUESTÃO 01
João e Maria estão brincando de pular corda. João pula a cada 4 segundos, enquanto Maria pula a cada 6 segundos. Se eles começarem a pular juntos agora, daqui a quantos segundos eles vão voltar a pular juntos ao mesmo tempo?
QUESTÃO 02
Em uma fábrica de móveis, duas máquinas estão produzindo peças para uma mesa. A primeira máquina produz uma peça a cada 10 minutos, enquanto a segunda máquina produz uma peça a cada 15 minutos. Se as máquinas começarem a produzir juntas ao meio-dia, em que horário elas vão terminar de produzir a mesma quantidade de peças ao mesmo tempo?
QUESTÃO 03
Em uma escola, os alunos podem escolher entre três atividades extracurriculares: teatro, música e esporte. Uma pesquisa foi realizada com 120 alunos para saber qual atividade eles mais gostam. Os resultados foram os seguintes:
- 40 alunos escolheram teatro.
- 30 alunos escolheram música.
- Os demais alunos escolheram esporte.
Com base nessas informações podemos afirmar que
(A) 40 alunos escolheram o esporte.
(B) 50 alunos escolheram o esporte.
(C) 60 alunos escolheram o esporte.
(D) 70 alunos escolheram o esporte.
QUESTÃO 04
Uma escola está organizando uma excursão para 210 alunos. Os ônibus disponíveis têm capacidade para 42 alunos cada. Para levar todos os alunos, a escola terá que contratar, no mínimo
(A) 4 ônibus.
(B) 5 ônibus.
(C) 6 ônibus.
(D) 7 ônibus.
SAIBA MAIS
No vídeo do canal do Prof. Hélio, você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre MMC e MDC. Bora lá ver!
Autoria | Prof. Hélio Roberto da Rocha, Mestre em Matemática |
Componente Curricular | Matemática |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJAMA0512) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor de um número natural. |
Referências | SOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ano: ensino fundamental: anos finais /Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018. |