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FONTE: PROBABILIDADE JOGOS - PRODUZIDA NO CANVA.COM

MATEMÁTICA: PROBABILIDADE: MUITO PROVÁVEL, POUCO PROVÁVEL E IMPROVÁVEL

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA, INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA, É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º PERÍODO (1ª / 2ª SÉRIES) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.


PROBABILIDADE: MUITO PROVÁVEL, POUCO PROVÁVEL E IMPROVÁVEL

DENTRO DA SACOLA TEM FICHAS NAS CORES AZUL, AMARELA E VERMELHA. SE VOCÊ FOR PEGAR UMA DESSAS FICHAS SEM OLHAR, QUAL É A CHANCE DE SER AZUL?

FONTE: SACOLA DE CARTÕES – PRODUZIDA NO CANVA.COM

PROBABILIDADE É UMA PARTE DA MATEMÁTICA QUE NOS AJUDA A MEDIR AS CHANCES DE ALGO ACONTECER. PODEMOS MEDIR AS CHANCES DE UM EVENTO ALEATÓRIO ACONTECER USANDO AS EXPRESSÕES: “MUITO PROVÁVEL”, “POUCO PROVÁVEL” OU “IMPROVÁVEL”.

VAMOS RESPONDER A PERGUNTA DO INÍCIO DO TEXTO. NA SACOLA TEM MAIS FICHAS AZUIS QUE DE OUTRAS CORES. A CHANCE DE VOCÊ PEGAR UMA FICHA AZUL É MAIOR DO QUE PEGAR DE OUTRA COR. ENTÃO, É MUITO PROVÁVEL QUE VOCÊ PEGUE UMA FICHA AZUL. 

A QUANTIDADE DE FICHAS AMARELAS NÃO É TANTO QUANTO AS AZUIS. TAMBÉM NÃO É TÃO POUCA QUANTO AS VERMELHAS. ENTÃO, É POUCO PROVÁVEL QUE VOCÊ PEGUE A FICHA AMARELA. 

JÁ AS FICHAS VERMELHAS SÃO BEM POUQUINHAS COMPARADAS COM AS OUTRAS CORES. ASSIM, É IMPROVÁVEL QUE VOCÊ PEGUE UMA FICHA VERMELHA.

ESSE É APENAS UM EXEMPLO SOBRE COMO USAR A PROBABILIDADE. PODEMOS USAR ESSES CONCEITOS EM VÁRIAS OUTRAS SITUAÇÕES. EXPERIMENTE!

QUESTÃO 1

A PROFESSORA PERGUNTOU AOS ESTUDANTES DO 1º PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), QUAL É O PROGRAMA DE TV QUE MAIS GOSTAM DE ASSISTIR. ELA CONSTRUIU O GRÁFICO ABAIXO COM AS RESPOSTAS DOS ESTUDANTES.

FONTE: DADOS FICTÍCIOS – PRODUZIDO DESENHOS GOOGLE

AGORA, SE A PROFESSORA SORTEAR UM DOS ESTUDANTES, É MUITO PROVÁVEL QUE O PROGRAMA PREFERIDO DESSE ESTUDANTE SEJA

(A) DE AUDITÓRIO.

(B) JORNAL.

(C) NOVELA.

(D) SÉRIE.

QUESTÃO 2

EM UM JOGO, O OBJETIVO É ADIVINHAR A COR DA FACE DO DADO QUE CAIRÁ PARA CIMA. O DADO TEM 4 FACES AZUIS, 2 FACES VERMELHAS E 1 FACE AMARELA. 

FONTE: CANVA.COM

CARLOS DISSE QUE A COR DA FACE QUE CAIRÁ PARA CIMA É AMARELA. DEPOIS DISSO, CARLOS JOGOU O DADO PARA CIMA. A PROBABILIDADE DE CARLOS ACERTAR A COR DA FACE É 

(A) MUITO PROVÁVEL.

(B) POUCO PROVÁVEL.

(C) IMPROVÁVEL.

(D) IMPOSSÍVEL.  

QUESTÃO 3

PARA CADA UM DOS EVENTOS LISTADOS ABAIXO, ESCREVA SE É MUITO PROVÁVEL, POUCO PROVÁVEL, IMPROVÁVEL OU IMPOSSÍVEL QUE ACONTEÇA.

A) GANHAR NA LOTERIA SEM TER JOGADO É ________________________________.

B) GANHAR NA LOTERIA COM APENAS UMA APOSTA É ______________________.

C) FAZER FRIO NO INVERNO É _______________________________________________.

D) ENCONTRAR UMA ONÇA NA CIDADE _____ _______________________________.

QUESTÃO 4

JÚLIO FEZ ESSA LISTA DE COMPRAS. 

FONTE: LISTA DE COMPRAS – CANVA.COM

JÚLIO PASSOU PRIMEIRO PELA FEIRA DO BAIRRO. O QUE É MUITO PROVÁVEL, POUCO PROVÁVEL E IMPROVÁVEL SER ENCONTRADO NA FEIRA?

SEPARE OS ITENS DA LISTA COLOCANDO NO QUADRO ABAIXO.

MUITO PROVÁVELPOUCO PROVÁVELIMPROVÁVEL



AUTORIACRISTIANE S DE SOUZA, LICENCIATURA DE MATEMÁTICA.
COMPONENTES CURRICULARESMATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO(EJAMA0135) Identificar e classificar resultados de eventos cotidianos aleatórios como “pouco prováveis”, “muito prováveis”, “improváveis” e “impossíveis”;
(EJALP0128) Ler coletivamente gêneros textuais do campo do estudo e pesquisa.
REFERÊNCIASMARINS, Mariana Santana. Como fazer listas?. Escrever é Praticar, URL https://escreverepraticar.com.br/como-fazer-listas/, consultado em 01/11/2023.
SOUZA, Cassia Garcia de. et al, É bom aprender – edição renovada. Educação de Jovens e Adultos. Volume 3. SP.