ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA, INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA, É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º PERÍODO (1ª / 2ª SÉRIES) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
PROBABILIDADE: MUITO PROVÁVEL, POUCO PROVÁVEL E IMPROVÁVEL
DENTRO DA SACOLA TEM FICHAS NAS CORES AZUL, AMARELA E VERMELHA. SE VOCÊ FOR PEGAR UMA DESSAS FICHAS SEM OLHAR, QUAL É A CHANCE DE SER AZUL?
PROBABILIDADE É UMA PARTE DA MATEMÁTICA QUE NOS AJUDA A MEDIR AS CHANCES DE ALGO ACONTECER. PODEMOS MEDIR AS CHANCES DE UM EVENTO ALEATÓRIO ACONTECER USANDO AS EXPRESSÕES: “MUITO PROVÁVEL”, “POUCO PROVÁVEL” OU “IMPROVÁVEL”.
VAMOS RESPONDER A PERGUNTA DO INÍCIO DO TEXTO. NA SACOLA TEM MAIS FICHAS AZUIS QUE DE OUTRAS CORES. A CHANCE DE VOCÊ PEGAR UMA FICHA AZUL É MAIOR DO QUE PEGAR DE OUTRA COR. ENTÃO, É MUITO PROVÁVEL QUE VOCÊ PEGUE UMA FICHA AZUL.
A QUANTIDADE DE FICHAS AMARELAS NÃO É TANTO QUANTO AS AZUIS. TAMBÉM NÃO É TÃO POUCA QUANTO AS VERMELHAS. ENTÃO, É POUCO PROVÁVEL QUE VOCÊ PEGUE A FICHA AMARELA.
JÁ AS FICHAS VERMELHAS SÃO BEM POUQUINHAS COMPARADAS COM AS OUTRAS CORES. ASSIM, É IMPROVÁVEL QUE VOCÊ PEGUE UMA FICHA VERMELHA.
ESSE É APENAS UM EXEMPLO SOBRE COMO USAR A PROBABILIDADE. PODEMOS USAR ESSES CONCEITOS EM VÁRIAS OUTRAS SITUAÇÕES. EXPERIMENTE!
QUESTÃO 1
A PROFESSORA PERGUNTOU AOS ESTUDANTES DO 1º PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), QUAL É O PROGRAMA DE TV QUE MAIS GOSTAM DE ASSISTIR. ELA CONSTRUIU O GRÁFICO ABAIXO COM AS RESPOSTAS DOS ESTUDANTES.
AGORA, SE A PROFESSORA SORTEAR UM DOS ESTUDANTES, É MUITO PROVÁVEL QUE O PROGRAMA PREFERIDO DESSE ESTUDANTE SEJA
(A) DE AUDITÓRIO.
(B) JORNAL.
(C) NOVELA.
(D) SÉRIE.
QUESTÃO 2
EM UM JOGO, O OBJETIVO É ADIVINHAR A COR DA FACE DO DADO QUE CAIRÁ PARA CIMA. O DADO TEM 4 FACES AZUIS, 2 FACES VERMELHAS E 1 FACE AMARELA.
CARLOS DISSE QUE A COR DA FACE QUE CAIRÁ PARA CIMA É AMARELA. DEPOIS DISSO, CARLOS JOGOU O DADO PARA CIMA. A PROBABILIDADE DE CARLOS ACERTAR A COR DA FACE É
(A) MUITO PROVÁVEL.
(B) POUCO PROVÁVEL.
(C) IMPROVÁVEL.
(D) IMPOSSÍVEL.
QUESTÃO 3
PARA CADA UM DOS EVENTOS LISTADOS ABAIXO, ESCREVA SE É MUITO PROVÁVEL, POUCO PROVÁVEL, IMPROVÁVEL OU IMPOSSÍVEL QUE ACONTEÇA.
A) GANHAR NA LOTERIA SEM TER JOGADO É ________________________________.
B) GANHAR NA LOTERIA COM APENAS UMA APOSTA É ______________________.
C) FAZER FRIO NO INVERNO É _______________________________________________.
D) ENCONTRAR UMA ONÇA NA CIDADE _____ _______________________________.
QUESTÃO 4
JÚLIO FEZ ESSA LISTA DE COMPRAS.
JÚLIO PASSOU PRIMEIRO PELA FEIRA DO BAIRRO. O QUE É MUITO PROVÁVEL, POUCO PROVÁVEL E IMPROVÁVEL SER ENCONTRADO NA FEIRA?
SEPARE OS ITENS DA LISTA COLOCANDO NO QUADRO ABAIXO.
MUITO PROVÁVEL | POUCO PROVÁVEL | IMPROVÁVEL |
AUTORIA | CRISTIANE S DE SOUZA, LICENCIATURA DE MATEMÁTICA. |
COMPONENTES CURRICULARES | MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA. |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO | (EJAMA0135) Identificar e classificar resultados de eventos cotidianos aleatórios como “pouco prováveis”, “muito prováveis”, “improváveis” e “impossíveis”; (EJALP0128) Ler coletivamente gêneros textuais do campo do estudo e pesquisa. |
REFERÊNCIAS | MARINS, Mariana Santana. Como fazer listas?. Escrever é Praticar, URL https://escreverepraticar.com.br/como-fazer-listas/, consultado em 01/11/2023. SOUZA, Cassia Garcia de. et al, É bom aprender – edição renovada. Educação de Jovens e Adultos. Volume 3. SP. |