Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes do 6º Período (8ª Série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA
Probabilidade: um breve resumo
A probabilidade é um dos tópicos da matemática que trabalha com os cálculos das chances de ocorrer ou não um evento. São expressas por frações, decimais ou porcentagens e varia de 0 (evento impossível) a 1 (evento certo)
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Alguns termos utilizados no estudo da Probabilidade
Experimento Aleatório: é aquele cujo resultado não pode ser previsto.
- Por exemplo, no lançamento de um dado a face voltada para cima não pode ser prevista.
Evento: é um resultado ou ocorrência específica em um experimento aleatório.
- Por exemplo, no lançamento de um dado pode ocorrer um número par.
Espaço Amostral: são todos os resultados possíveis de um experimento aleatório.
- Por exemplo, no lançamento de um dado pode ocorrer, na face voltada para cima, os números 1, 2, 3, 4, 5 e 6.
O que são eventos dependentes e independentes?
Os eventos dependentes são aqueles em que a ocorrência de um evento influencia a probabilidade de ocorrência de um segundo evento.
- Por exemplo, ao retirar bolas coloridas de uma urna sem reposição, a composição da urna se altera ao retirar a primeira bola.
Os eventos independentes são aqueles em que a realização de um evento não influencia a probabilidade de outro evento ocorrer.
- Por exemplo, ao lançar um dado e lançar uma moeda são eventos independentes, o resultado de um não afeta o resultado do outro.
Cálculo da Probabilidade
A probabilidade de um evento é calculada dividindo o número de resultados favoráveis pelo número total de resultados possíveis.
Dois problemas para fixar o conhecimento
Problema 1 (Eventos Independentes)
Dois amigos, Júlia e Paulo, resolveram fazer um piquenique em um parque de sua cidade. Cada um levou uma cesta de comida para compartilhar. Júlia levou 5 sanduíches e Paulo, 3 frutas. Eles decidiram que, ao acaso, vão escolher um item da cesta para comer primeiro.
A) Qual a probabilidade de Júlia escolher um sanduíche?
B) Qual a probabilidade de Paulo escolher uma fruta?
Problema 2 (Eventos Dependentes)
Em uma caixa, há 4 bolas vermelhas e 3 bolas azuis. Uma pessoa vai retirar duas bolas sequencialmente, sem reposição, ou seja, a primeira bola retirada não será colocada de volta na urna. Determine a probabilidade
A) da primeira bola retirada ser vermelha.
B) da segunda bola retirada, após a primeira ser vermelha, também ser vermelha.
Agora, na urna, restam 6 bolas ( 3 vermelhas e 3 azuis).
Ficamos por aqui, até o próximo.
Atividade
Questão 01
Qual das seguintes situações pode ser considerada um exemplo de experimento aleatório?
(A) Lançar uma moeda em um jogo de cara ou coroa.
(B) Contar o número de alunos em uma sala de aula.
(C) Medir a temperatura do ambiente a cada hora do dia.
(D) Misturar ingredientes específicos para fazer uma receita de bolo.
Questão 02
Dois eventos A e B são considerados independentes se:
(A) A ocorrência de um deles impede a ocorrência do outro.
(B) A ocorrência de um deles garante a ocorrência do outro.
(C) A ocorrência de um deles não tem impacto na probabilidade de ocorrência do outro.
(D) A ocorrência de um deles sempre acontece após o outro.
Questão 03
Em um cesto há 4 chaves diferentes. Você pega uma chave, abre uma porta e, em seguida, devolve a chave ao cesto. Em seguida, você pega outra chave.
A) Qual a probabilidade da primeira chave escolhida abrir a porta corretamente?
B) Qual a probabilidade da segunda chave escolhida abrir a porta corretamente?
Questão 04
Em uma sacola, há 3 bolinhas vermelhas e 2 bolinhas azuis. Júlio retira uma bolinha aleatoriamente, registra sua cor e a coloca de volta na sacola. Em seguida, ele retira outra bolinha.
A) Qual a probabilidade da primeira bolinha retirada ser vermelha?
B) Qual a probabilidade da primeira bolinha retirada ser azul?
Saiba mais
Aprenda um pouquinho mais sobre probabilidade no canal do Prof. Hélio do YouTube.
Noções iniciais de probabilidade
Probleminhas básicos de probabilidade
Autoria | Prof. Hélio Roberto da Rocha, Mestre em Matemática |
Componente Curricular | Matemática |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJAMA0834) Reconhecer, em experimentos aleatórios, eventos independentes e dependentes e calcular a probabilidade de sua ocorrência, nos dois casos. |
Referências | SOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 9º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 9° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018. |