ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDADES DO 2º PERÍODO (3ª SÉRIE) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
PRISMAS: CARACTERÍSTICAS E PLANIFICAÇÕES
OS PRISMAS SÃO SÓLIDOS GEOMÉTRICOS QUE SE PARECEM COM CAIXAS QUE USAMOS NO DIA A DIA. ASSIM COMO AS CAIXAS, OS PRISMAS TÊM DUAS BASES, UMA NA PARTE DE CIMA (SUPERIOR) E OUTRA NA PARTE DE BAIXO (INFERIOR). AS BASES PODEM TER A FORMA DE TRIÂNGULOS, QUADRADOS, RETÂNGULOS, PENTÁGONOS OU OUTRAS. AS LATERAIS DOS PRISMAS SÃO RETÂNGULOS.

OS PRISMAS SÃO POLIEDROS EM QUE AS BASES (SUPERIOR E INFERIOR) SÃO IGUAIS E AS FACES LATERAIS, SÃO RETANGULARES.

EXISTEM VÁRIOS PRISMAS E ESTES SÃO DIFERENCIADOS PELA FORMA DA BASE. NA IMAGEM ABAIXO TEMOS ALGUNS MODELOS DE PRISMAS.

PLANIFICAÇÃO DE PRISMA
PLANIFICAR É COMO DESMONTAR O OBJETO E OBSERVAR SUAS PARTES UMA AO LADO DA OUTRA. EM GEOMETRIA, PLANIFICAR É TORNAR PLANO UM SÓLIDO, OU REPRESENTAR UM SÓLIDO GEOMÉTRICO NO PLANO.
VEJA AS PLANIFICAÇÕES DE ALGUNS PRISMAS.

QUESTÃO 1
NA IMAGEM A SEGUIR ESTÃO ALGUNS OBJETOS COTIDIANOS.

POSSUEM FORMA DE PRISMA OS OBJETOS DE NÚMEROS
(A) 1, 2 E 3.
(B) 2, 3 E 4.
(C) 3, 4 E 5.
(D) 1, 3 E 5.
QUESTÃO 2

QUAL DOS PRISMAS A SEGUIR TEM A MESMA FORMA DA EMBALAGEM DE PRESENTE ACIMA?

QUESTÃO 3
CÁSSIO FAZ MUDANÇAS. COMPROU ALGUMAS CAIXAS DE PAPELÃO PARA EMBALAR PRODUTOS DOS SEUS CLIENTES. AS CAIXAS ESTÃO DESMONTADAS E TÊM A FORMA APRESENTADA NA IMAGEM ABAIXO.

QUANDO MONTADAS, AS CAIXAS TÊM A FORMA DE UM PRISMA. QUANTAS FACES TEM ESSE PRISMA?
QUESTÃO 4
OBSERVE O PRISMA DA IMAGEM.

AGORA RESPONDA:
A) QUANTOS VÉRTICES TEM ESSE PRISMA?
B) QUAL É A FORMA DO POLÍGONO NAS BASES?
C) QUANTOS RETÂNGULOS FORMAM AS LATERAIS DESSE PRISMA?
AUTORIA | CRISTIANE SOARES DE SOUZA, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. |
COMPONENTES CURRICULARES | MATEMÁTICA E CIÊNCIAS |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO | (EJAMA0223) Analisar e nomear as características de prismas e pirâmides, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais. (EJAHI0212) Reconhecer e diferenciar os espaços públicos e privados, suas funções, estruturas e organizações. |
REFERENCIAL TEÓRICO | PEREIRA, Lauro Charlet. GOMES, Marco Antônio Ferreira. 4R’s da sustentabilidade: repensar, reduzir, reutilizar e reciclar. Ecodebate. URL https://www.ecodebate.com.br/2017/12/19/4-rs-da-sustentabilidade-repensar-reduzir-reutilizar-e-reciclar-por-lauro-charlet-pereira-e-marco-antonio-ferreira-gomes/, consultado em 10/05/2022. AZEVEDO, Julia. Você saber a diferença entre resíduo e rejeito? Ecycle. URL https://www.ecycle.com.br/residuo-e-rejeito/, consultado em 10/05/2022. NUNES, Daviane. Sólidos geométricos – ensino fundamental. Escola Kids. URL https://escolakids.uol.com.br/matematica/solidos-geometricos-ensino-fundamental-i.htm, consultado em 10/05/2022. |