You are currently viewing Matemática – A Notação Científica e as Operações de Adição e Subtração

Matemática – A Notação Científica e as Operações de Adição e Subtração

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA

A Notação Científica (NC) é uma forma de reduzir a escrita de números muito grandes ou muito pequenos, tornando mais fácil a compreensão do seu valor. É amplamente utilizada em diversas áreas da ciência e da matemática, facilitando cálculos para a escrita de resultados. Neste texto, iremos explorar essa escrita e as operações básicas.

Imagem: canva.com/círculo_texto_https://l1nk.dev/rSYNT

Um número em notação científica é escrito na forma

onde:

  • a: é um número real menor do que 10, ou seja, com apenas UM dígito diferente de zero à esquerda da vírgula,
  • n: é um número inteiro, positivo ou negativo, que representa quantas posições a vírgula foi deslocada, para a direita ou para a esquerda, a partir da forma original do número.
  • Desloque a vírgula para a esquerda, se o número for maior do que 1,
  • Desloque a vírgula para a direita, se o número for menor do que 1,
  • A quantidade de algarismos deslocados será o valor do expoente da base 10. 
  • Se o número for maior do que 1, o expoente será positivo.
  • Se o número for menor do que 1, o expoente será negativo.

Exemplos

a) 378000,0

  • Número maior do que 1: deslocamos a vírgula, 5 casas, para a esquerda e o expoente será positivo, ficando:
  • 378000,00 = 3,7 . 105 

b) 0,0000000789

  • Número menor do que 1: deslocamos a vírgula 8 casas,  para a direita e o expoente será negativo, ficando:
  • 0,0000000789 = 7,89 . 10-8 .

Para realizar a adição ou a subtração, em notação científica, é necessário que as potências de base 10 estejam com “o mesmo expoente”, caso não estejam, é preciso ajustar os expoentes.

Exemplos:

Os números estão com potências de mesmo expoente, logo podemos somar 2,9 com 5,7 e repetir a potência:

  • 2,9.103 + 5,7.103 = 8,6.103 .

B) Determinar a diferença: 13,8.104 – 7,9.104.

Os números estão com potências de mesmo expoente, logo podemos subtrair 7,9 de 13,8 e repetir a potência:

  • 13,8.104 – 7,9.104 = 5,9.104 .

C) Determinar a soma: 4,7.104 + 5,3.103.

Os números não estão com potências de mesmo expoente. Temos que ajustar os expoentes. 

5,3.103= 5,3.1000= 5300 = 0,53.104.

  • 4,7.104 + 5,3.103 = 4,7.104 + 0,53.104 =5,23.104 .

Agora é só praticar, até o próximo!

Atividade

QUESTÃO 01

Escreva as medidas abaixo em notação científica:

A) A distância média aproximada da Terra ao Sol é 150000000 km.

B) Em um grama de água há 23 000 000 000 000 000 000 000 de moléculas.

C)  O diâmetro de um átomo de hidrogênio mede 0,0000000106 cm.

D) O diâmetro do planeta Marte mede cerca de 6 800 km, e a distância mínima de Marte ao Sol é 205 000 000 km.

E) A massa de um elétron é de aproximadamente  0,000000000000000000000000000911g.

QUESTÃO 02

Considere os números em notação científica 2,5×104 e 1,8×103. Calcule a soma e a diferença entre esses dois números, expressando o resultado também em notação científica.

QUESTÃO 03

Durante uma expedição científica, os pesquisadores encontraram uma colônia de bactérias em um ambiente extremamente hostil, com uma concentração de 0,0000000027 bactérias por mililitro de água. A forma correta de escrever essa concentração em notação científica é

(A) 27 × 10-9 bactérias/mL.

(B) 2,7 × 10-9 bactérias/mL.

(C) 27 × 10-10 bactérias/mL.

(D) 2,7 × 10-10 bactérias/mL.

QUESTÃO 04

Em uma competição de ciências, dois alunos apresentaram resultados experimentais em notação científica. O primeiro aluno obteve um resultado de 3,6×10−5 e o segundo aluno obteve 1,2×10−4. A opção que representa a soma dos resultados apresentados pelos dois alunos é 

(A) 4,8×10−9.

(B) 4,8×10−4.

(C) 4,8×10−5.

(D) 4,8×10−6.

SAIBA MAIS

Quer aprender um pouco mais sobre potenciação e notação científica?

Então acesso o vídeo abaixo do canal do prof. Hélio.

https://www.youtube.com/watch?v=12jEBDIhgSc&t=65s
canal do prof. Hélio <YouTube>
AutoriaProf. Hélio Roberto da Rocha, Mestre em Matemática
Componente CurricularMatemática
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EJAMA0606) Ler, interpretar e resolver situações-problemas com números reais, inclusive em notação científica, envolvendo diferentes operações.
ReferênciasSOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6° ao 9º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.
GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6° ao 9° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6º ao 9º ano – Ensino Fundamental; Matemática; Goiânia, 2024.