POTENCIAÇÃO
A potenciação é uma das 6 operações que estudamos no Ensino Básico.
É uma forma, simplificada, de se escrever uma multiplicação de fatores iguais.
Por exemplo 5 x 5 x 5 = 125 é uma multiplicação de fatores iguais e pode ser escrita na forma de potência 5x5x5=53= 125.
Imagem: canva.com/potenciação
Nomenclatura
O que vem a ser isso?
São as denominações que damos a cada termo da potenciação.
Na potenciação 24 = 2 . 2 . 2 . 2 = 16 (aqui utilizamos o ponto para representar a multiplicação), temos:
Propriedades das potências
Em matemática, as propriedades são afirmações verdadeiras que podem ser comprovadas, provadas. Basicamente, servem para reduzir os cálculos e simplificar as expressões.
P1: Multiplicação de potências de mesma base
Como resolver essa expressão 23 . 22 – 1 ?
Podemos determinar o resultado de 23 e 22 depois multiplicá-los e subtrair 1, ou podemos aplicar P1.
Em uma multiplicação de potências de mesma base, conservamos a base e somamos os expoentes.
A solução da expressão fica:
Com a P1: 23 . 22 -1 = 23+2 -1 = 25– 1 = 32 – 1 = 31.
Sem a P1: 23 . 22 -1 = 8.4 -1 = 32 – 1 = 31.
As duas formas são tranquilas!
P2: Divisão de potências de mesma base.
Como resolver essa expressão 318 : 316 – 1 ?
Neste caso, se formos calcular 318 e 316 seria um processo bem trabalhoso e fácil de se errar. Melhor aplicar a P2.
Em uma divisão de potências de mesma base, conservamos a base e subtraímos os expoentes.
A solução da expressão com a P2 fica:
318 : 316 – 1 = 318-16 – 1= 32 – 1 = 3.3 – 1 = 9 – 1 = 8.
P3: Potência de potência.
Como resolver essa expressão (52)3 – 1 ?
Aqui pode-se calcular a potência 52 e o resultado elevar ao cubo e depois retirar 1. Ficando assim:
(52)3 – 1 = 253 – 1 = 25.25.25 -1 = 15625-1=15624
Ou podemos aplicar a P3.
Em uma potência de potência, podemos repetir a base e multiplicar os expoentes.
E a expressão fica:
(52)3 – 1 = 56 – 1 = 5.5.5.5.5.5 – 1 = 15625 – 1 = 15624.
As duas maneiras são parecidas no nível de dificuldade.
Alguns resultados (R) que podemos destacar na potenciação.
R1: Todo número diferente de 0 (zero) elevado a zero é igual a 1.
a) 30 = 1 b) 670 = 1 c) (-3)0 = 1
R2: Todo número elevado a 1 (um) é igual ao próprio número.
a) 31 = 3 b) 6001 = 600 c) (-5)1 = -5
R3: Se a base for um expoente negativo, devemos invertemos a base e trocar o sinal do expoente para positivo.
Para compreender melhor este resultado, assista o vídeo do canal do prof. Hélio.
Atividades
QUESTÃO 01
Sabendo que A = 53 – 12 e B = 22 +12, pede-se:
A) Leia a expressão A e escreva-a como se lê.
B) Leia a expressão B e escreva-a como se lê.
C) O valor de A.
D) O valor de B.
E) A diferença entre A e B.
B) A soma entre A e B.
QUESTÃO 02
Para determinar a área de um terreno quadrado, ou seja, a quantidade de metros quadrados que ele possui, basta elevar a medida do seu comprimento ao quadrado. Sabendo disso, determinar a área de um terreno quadrado cuja lateral mede
A) 7 metros.
B) 12 metros.
D) 15 metros.
QUESTÃO 03
Utilizando as propriedades da potenciação, podemos afirmar que o resultado da expressão 228 : 225 – 1 é igual a
(A) 5.
(B) 7.
(C) 8.
(D) 9.
QUESTÃO 04
A chácara do Sr. Paulo possui 8 pés de laranjas. Em um certo dia ele contou e verificou que em cada árvore existia 8 galhos e em cada galho 8 laranjas. Podemos afirmar que na chácara do Sr. Paulo, nesse dia, existiam
(A) 64 laranjas.
(B) 24 laranjas.
(C) 512 laranjas.
(D) 612 laranjas.
Autoria | Professor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em Matemática. |
Componente Curricular: | Matemática |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAMA0604) Efetuar cálculos com números reais, inclusive com radicais, usando propriedades operatórias, racionalização de denominadores, na resolução de situações problema diversos. |
Referências | SOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 8º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 8° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018. |