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Matemática – Potenciação

Olá! Esta aula de Matemática  é destinada aos educandos da 7ª Série da Eaja.

Nesta aula você irá compreender a relação entre a potenciação e a radiciação, além de compreender o cálculo de uma potência com expoente fracionário.

Imagem: Professor Hélio Roberto da Rocha

Assista à videoaula a seguir com a temática potência com expoente inteiro positivo e expoente fracionário.

Matemática – 7ª série – Potenciação – Eaja

Como você assistiu na vídeoaula do professor Hélio Rocha, a Potenciação é uma operação de multiplicação de fatores iguais. Sendo a um número racional e n um número natural, com a diferente de zero, temos:

Imagem: Professor Hélio Roberto da Rocha

Alguns valores notáveis

  • Em uma potência com expoente 1 e a base um número racional qualquer, o resultado é esse próprio número.
  • Em uma potência com expoente 0 e a base um número racional qualquer diferente de zero, o resultado é 1.

ATENÇÃO!!!

Fique atento para não confundir potenciação e multiplicação. A potenciação é uma multiplicação de fatores iguais e a multiplicação é a adição de parcelas iguais.

Atividade 1

Escreva por extenso as potências indicadas a seguir e depois resolva-as. A letra (a) será o exemplo que você deverá seguir.

A leitura de 73 é : sete elevado a terceira potência ou sete ao cubo e o resultado dessa potência é dado por: 7.7.7 = 343.

Agora é com você! Escreva por extenso as demais potências.

Um outro exemplo envolvendo a potenciação.

  1. Como calcular o volume de um cubo de aresta 6 cm?

Um cubo é uma figura que faz parte da geometria espacial e é caracterizado como um poliedro com 6 faces congruentes. O cálculo do volume de um cubo é dado pelo valor da aresta ao cubo. Para calcular o volume de um cubo de 6cm de aresta, basta realizar a potenciação 63 = 6.6.6 = 216 cm3.

Cubo

Radiciação é a operação inversa da potenciação. Enquanto a potenciação procura determinar o produto dos fatores iguais, a radiciação procura determinar esses fatores.

Veja um exemplo

Ao determinarmos o número que multiplicado por ele mesmo resulta 400, obtemos a raiz quadrada de 400, que pode ser indicada da seguinte maneira:

Fonte: Imagem disponível no Livro Matemática e Realidade, Joamir Sousa, 8º ano, p22

Lê-se: a raiz quadrada de 400 é igual a 20. 

Quando se trata de raiz quadrada, não é necessário indicar o índice.

Porque a radiciação é uma operação inversa da potenciação?

Veja os exemplos

Uma aplicação de radiciação, está no cálculo de área e medida de lados de objetos retangulares. 

Veja um exemplo.

Você já aprendeu que para determinar a área de um quadrado basta elevar a medida do lado ao quadrado.

Como a potenciação é a operação inversa da radiciação, podemos escrever que a medida do lado do quadrado é igual a raiz quadrada da medida de sua área. Portanto a medida do lado será:

Atividade 2

Calcule:


Potência com expoente fracionário

Como você pode calcular uma potência cuja base é um número positivo e o expoente é um número racional na forma de fração?

Observe o exemplo

Para calcular a potência 53/2

Considere x = 53/2, vamos elevar o primeiro e o segundo membro ao quadrado.

Uma regra para simplificar

Para resolver potências com expoente fracionário, basta convertê-las em raízes, onde o radicando será a base da potência, o índice do radical será o denominador da fração e o expoente do radicando, o numerador da fração.

 Aplicando a regra

Você observou que a base da potência ficou sendo o radicando, o denominador o índice e o numerador o expoente do radicando?


Atividade 3

Calcule as potências. Simplifique o resultado final.


Bom, finalizamos por aqui, espero sua participação na próxima atividade. Abraços e até a próxima.

ReferênciaSousa, Joamir Roberto de – Matemática realidade & tecnologia: 8º ano.
Componente CurricularObjetivo de aprendizagem e desenvolvimento
Matemática(EAJAMA0704) Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).