Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes da 4ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
ATIVIDADE
O uso de números no formato de porcentagem (%) é muito comum e nas mais diversas situações. Porcentagem representa parte de um todo. Assim, ao usar porcentagem, estamos indicando parte de um total.
Nessa atividade, use os seus conhecimentos sobre leitura e cálculo com porcentagem para resolver o que foi proposto.
Bom estudo!
QUESTÃO 1
Margarida trabalha numa loja de roupas femininas e, além do salário, ganha 5% de comissão sobre o valor das vendas que realiza. Mês passado Margarida vendeu ao todo R$7.520,00. Quanto Margarida recebeu de comissão no mês passado?
QUESTÃO 2
Na imagem a seguir, o quadro traz informações sobre o percentual de resíduos sólidos reciclados em diferentes países. Leia com atenção.
Agora responda:
a) Quais são os países apontados no quadro?
b) Qual percentual de resíduos sólidos reciclados na Alemanha, Argentina e Brasil?
c) Se um brasileiro produzir cerca de 380 kg de resíduo por ano e considerando o percentual de reciclagem no país, quantos quilos desse total serão reciclados?
QUESTÃO 3
Uma fábrica de batatas fritas congeladas decidiu adotar medidas de reuso de insumos da produção, com o objetivo de reduzir os custos da produção. Com as medidas adotadas, a fábrica prevê diminuir em 10% dos 84.000 metros cúbicos de água gastos mensalmente na produção. Quantos metros cúbicos a empresa deixará de gastar com as novas medidas?
QUESTÃO 4
Pedro instala placas de energia solar. Ele percebeu que houve um aumento de 75% na procura por esse serviço se comparado com o ano anterior, quando foram instalados 520 sistemas com placas. Quantas sistemas de placas solares Pedro instalará esse ano?
SAIBA MAIS
Como já apontado, a porcentagem está presente no cotidiano e em diferentes situações. Além de reconhecer e ler valores em porcentagem, é importante também saber calcular a porcentagem em relação a um total. No vídeo “Procentagem”, a professora Cristiane Souza mostra como fazer cálculos a partir de situações corriqueiras. Assista e conheça mais sobre o tema.
Acesse essa proposta didática (slides 10 e atividade 10) em formato para impressão. Clique aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-4a-serie/
Componente Curricular | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
Matemática | EAJAMA0407) Resolver e elaborar situações- problema envolvendo cálculo de 10%, 25%, 50%, 75% e 100%. |
Geografia | (EAJAGE0416) Entender como é a dinâmica da circulação de mercadorias desde a produção até o consumidor (meios de produção e mercado consumidor). |
Referências | BERALDO, Lilian. Agência Brasil. Índice de reciclagem no Brasil é de 4%, diz Abrelpe. URL https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-06/indice-de-reciclagem-no-brasil-e-de-4-diz-abrelpe, consultado em 23/08/2022. |