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Fonte: https://www.canva.com/photos/MAC_02ShCNQ/, canva.com

MATEMÁTICA – PORCENTAGEM E AS FRAÇÕES

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA  é destinada aos estudantes do 3º período (4ª Série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


Fonte: https://www.canva.com/photos/MAC_02ShCNQ/, canva.com

PORCENTAGEM E AS FRAÇÕES 

A porcentagem (%) é uma representação de “partes de 100”, ou partes do que foi dividido em 100 partes iguais. Por isso, a porcentagem pode ser escrita na forma de fração centesimal, ou seja, uma fração com denominador igual a 100. 

A porcentagem também está relacionada a ideia de “quanto será contado a cada centena”. Observe!

  • 10% – dez por cento é o mesmo que contar 10 a cada 100.
Fonte: Representação 10% – produzida no canva.com
  • 25% – vinte e cinco por cento é o mesmo que contar 25 a cada 100.
Fonte: Representação 25% – produzida canva.com
  • 50% – cinquenta por cento é o mesmo que contar 50 a cada 100.
Fonte: Representação 50% – produzida canva.com
  • 75% – setenta e cinco é o mesmo que contar 75 a cada 100.
Fonte: Representação 75% – produzida canva.com
  • 100% – cem por cento é o mesmo que contar todas as 100 partes.
Fonte: Representação 100% – produzida no canva.com.

Compreender a relação entre porcentagem e as frações auxilia na resolução de problemas que envolvam esses conceitos.

QUESTÃO 1

Em um grupo de 300 estudantes da EJA, 10% são doadores de sangue. O número de doadores de sangue neste grupo é igual a

(A) 10 estudantes.

(B) 20 estudantes.

(C) 30 estudantes.

(D) 40 estudantes.

QUESTÃO 2

Em uma partida de basquete, a jogadora Adriana marcou 60 dos 120 pontos do seu time. A quantidade de pontos marcados por Adriana, representa 

(A) 75% do total.

(B) 50% do total.

(C) 25% do total.

(D) 10% do total.

QUESTÃO 3

Em um jornal se lia que 75% dos brasileiros se sentem inseguros em suas cidades. Como base nessa informação, em um grupo de 100 brasileiros,

a) quantos se sentem inseguros em suas cidades?

b) quantos se sentem seguros em suas cidades?

QUESTÃO 4

Observe o anúncio.

Se você fosse comprar essa bicicleta a prazo, como calcularia o valor de entrada?

AutoriaCristiane Soares de Souza, Licenciatura em Matemática.
Componente curricularMatemática e Ciências
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EJAMA0303) Identificar e representar frações, associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo.
(EJACI0309) Caracterizar e descrever os movimentos cíclicos da Lua e da Terra.
ReferênciasSOUZA, Cássia Garcia de. et al. É bom aprender: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Artes. Volume 2. Educação de Jovens e Adultos – EJA, São Paulo / SP – FTD 2009.