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Matemática – Porcentagem em situações de acréscimos e decréscimos simples

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes dO 5º período (6ª série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA

A porcentagem, só para lembrar!

A porcentagem é uma ferramenta importantíssima da matemática, ela é utilizada para representar a proporção de uma parte em relação ao todo, expressa como uma fração de 100. O símbolo “%” é empregado para indicar porcentagem.

Imagem: canva.com/porcentagem_https://acesse.one/D1TcA

Como calcular a porcentagem? Só para lembrar!

Uma breve receita:

  • Converta a porcentagem para decimal dividindo a porcentagem por 100.
    • Por exemplo, para 25%: 25 : 100 = 0,25.
  • Multiplique o resultado pelo valor original.
    • Por exemplo, se você tem 0,25 (representando 25%) e o valor original é R$100,00: 0,25 x 100= R$25,00.

Acréscimos e decréscimos

Acréscimo, ou aumento, é simplesmente um aumento ou adição a algo, seja em quantidade, valor ou extensão. 

Por exemplo, se o preço de uma camiseta aumenta de R$50,00 para R$60,00, o acréscimo seria de R$10,00. 

Decréscimo, ou desconto, é a redução ou diminuição de algo, seja em quantidade, valor ou extensão. 

Por exemplo, se o preço de uma bermuda reduz de R$80,00, para R$60,00, o decréscimo seria de R$20,00.

Problemas envolvendo acréscimos, decréscimos e porcentagens

Problema 1

Paula recebe um salário de R$2.300,00 por mês. Se ela receber um aumento de 15%, qual será o novo salário?

Solução:

Seguindo a receita do cálculo da porcentagem, teremos:

  • 15% = 15 : 100 = 0,15.
  • 0,15 x 2300 = 345 (aumento do salário).
  • 2300 + 345 = 2645 (novo salário).

Resposta: 

O novo salário da Paula será R$2645,00.

Problema 2

Maria está comprando uma calça que custa R$180,00. Se a loja oferece um desconto de 20%, qual será o valor final que ela pagará?

Solução:

Seguindo a receita do cálculo da porcentagem, teremos:

  • 20% = 20 : 100 = 0,20.
  • 0,20 x 180 = 36 (desconto).
  • 180 – 36 = 144 (valor final da calça).

Resposta: 

O valor da calça, com o desconto de 20%, será de R$144,00.

Ficamos por aqui, até o próximo.

Atividade

Questão 01

Um anúncio de uma loja de camisetas diz o seguinte:

Atenção! 

“Só hoje, desconto de 25% em qualquer camiseta.”

Paula deseja adquirir uma camiseta que está sendo vendida por R$82,00. Qual será o valor da camiseta após aplicar o desconto?

Questão 02

O Sr. Hélio efetuou uma compra no valor de R$150,00. 

Ao optar pelo pagamento à vista, a loja oferece um atrativo desconto de 5%. Vamos explorar mais a situação:

A) Qual seria o montante do desconto, em reais, concedido para pagamento à vista?

B) Qual seria o valor total da compra, considerando o desconto, caso Hélio opte pelo pagamento à vista?

Questão 03

O Sr. Paulo comprou um presente para sua filha no valor de R$555,00. Com um desconto de 25% ao passar o cartão, ele pagou pelo presente a quantia de

(A) R$416,25. 

(B) R$416,75.

(C) R$443,75.

(D) R$418,75.

Questão 04

Uma loja de brinquedos aumentou o preço de um jogo de tabuleiro em 15%. Se o jogo custava originalmente R$180,00, o novo preço passou a ser de

(A) R$204,00.

(B) R$205,00.

(C) R$206,00.

(D) R$207,00.

SAIBA MAIS

Aprenda um pouco mais no canal do prof. Hélio.

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Canal Professor Hélio <YouTube>

AutoriaProf. Hélio Roberto da Rocha, Mestre em Matemática
Componente Curricular:Matemática
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJAMA0602) Interpretar, resolver e elaborar situações-problema que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando a proporcionalidade.
ReferênciasSOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 8º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.
GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 8° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.