Olá! Esta aula de Matemática é destinada a educandos da 7ª Série da Eaja.
Na aula de hoje, você aprenderá um pouco sobre os tipos de pesquisa que são utilizados para coleta de dados. Nesse tempo de pandemia muitas pessoas estão empreendendo, e esta aula poderá lhe auxiliar a abrir seu próprio negócio, caso você queira.
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA – PESQUISANDO PRA INVESTIR!
No vídeo que você acabou de assistir, o Professor Hélio definiu pesquisa como um conjunto de ações que visam a descoberta de novos conhecimentos, expectativas e necessidades do mercado. Pontuou que o objetivo principal de uma pesquisa é obter respostas sobre um determinado assunto em questão, e que pode ser censitária ou amostral.
Você também aprendeu que AMOSTRA são todos os indivíduos que participaram da pesquisa e podem ser: casual simples, sistemática e estratificada.
ATIVIDADE 1
Agora é a hora de você usar tudo que aprendeu nesta aula e realizar sua pesquisa. A proposta é abrir um negócio para vender comida. Para iniciar seu empreendimento você deverá saber que tipo de comida será a mais aceita pela população e qual será a sua freguesia, para isso você deverá fazer uma pesquisa e organizar os resultados em tabelas. O professor Hélio explicou esta atividade no vídeo acima, então você pode revê-lo para realizar a sua atividade.
Lembre-se, você deverá definir o tipo de pesquisa e amostra! Se o seu bairro não for muito grande, você poderá utilizar a pesquisa censitária, onde todas as casas serão visitadas, daí você tem um resultado bastante positivo. Caso seu bairro tenha milhares de residências, melhor fazer uma pesquisa por amostra. Escolhendo uma pesquisa por amostra, você pode escolher uma amostra estratificada onde você pode organizar essas famílias em grupos por regiões, daí você subdivide esses grupos e pesquisa um número de residências de cada um deles.
Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Então acesso o site www.opuspesquisa.com no link Tipos de amostragem probabilística e não-probabilística [9 Técnicas] (opuspesquisa.com).
Componente Curricular | Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Matemática | (EAJAMA0732) Selecionar razões, de diferentes naturezas (física, ética ou econômica), que justificam a realização de pesquisas amostrais e não censitárias. |