ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º PERÍODO (3ª SÉRIE) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
UNIDADES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO
AS UNIDADES MEDIDAS DE COMPRIMENTO SÃO USADAS PARA MEDIR DISTÂNCIAS. ESSAS UNIDADES DE MEDIDA SE DIVIDEM EM PADRONIZADAS E NÃO PADRONIZADAS. VAMOS ENTENDER A DIFERENÇA ENTRE ESSAS MEDIDAS.
VEJA A SITUAÇÃO. UMA PESSOA PRECISAVA MEDIR UMA MESA. ESTA PESSOA PODE USAR UMA TRENA OU A PRÓPRIA MÃO COMO MEDIDA.
AS UNIDADES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO PADRONIZADAS MAIS USADAS SÃO:
- QUILÔMETRO, ABREVIADA POR KM. USADA PARA MEDIR DISTÂNCIAS MUITO GRANDES.
- METRO, ABREVIADA POR M. USADA PARA MEDIR DISTÂNCIAS MAIORES.
- CENTÍMETRO, ABREVIADA POR CM. USADA PARA MEDIR PEQUENAS DISTÂNCIAS.
- MILÍMETROS, ABREVIADA POR MM. USADA PARA MEDIR DISTÂNCIAS BEM PEQUENAS.
A IDEIA DE PERÍMETRO
O PERÍMETRO É O CONTORNO DE UM OBJETO, OU DE UMA ÁREA. É UMA IDEIA SIMPLES DE SER COMPREENDIDA. OBSERVE A CALÇADA QUE CONTORNA UM QUARTEIRÃO NO BAIRRO ONDE VOCÊ MORA. OU O RODAPÉ QUE CONTORNA UM CÔMODO DA SUA CASA. ESTES SÃO EXEMPLOS DE PERÍMETRO.
PARA SABER A MEDIDA DO CONTORNO DE UMA SALA, É SÓ SOMAR AS MEDIDAS DOS LADOS DESSE AMBIENTE.
O CONTORNO (PERÍMETRO) DA SALA SERÁ:
90 + 90 + 70 + 120 = 370 CENTÍMETROS.
BOM ESTUDO!
QUESTÃO 1
PAULO FAZ CAMINHADA NO BAIRRO ONDE MORA. ONTEM, PAULO DEU UMA VOLTA COMPLETA CONTORNANDO PARTE DO BAIRRO. O PERCURSO ESTÁ ASSINALADO NA IMAGEM A SEGUIR.
OBSERVANDO A IMAGEM, RESPONDA:
A) O PERCURSO QUE PAULO PERCORREU SE PARECE COM QUAL DESSAS FIGURAS GEOMÉTRICAS?
B) QUAL É A DISTÂNCIA, EM METROS, PERCORRIDA POR PAULO NESSA CAMINHADA?
QUESTÃO 2
OBSERVE AS FORMAS GEOMÉTRICAS A SEGUIR.
A FORMA GEOMÉTRICA QUE APRESENTA MAIOR MEDIDA DE CONTORNO (PERÍMETRO) É
(A) 1
(B) 2
(C) 3
(D) 4
QUESTÃO 3
MARGÔ QUER FAZER UM CANTEIRO PARA PLANTAS MEDICINAIS. MARGÔ QUER CONTORNAR O CANTEIRO COM FITA PLÁSTICA (DIVISOR DE GRAMA). ELA MEDIU AS LATERAIS DO CANTEIRO COM AS MÃOS. AS MEDIDAS ESTÃO NA IMAGEM ABAIXO.
QUANTOS PALMOS TEM O CONTORNO DO CANTEIRO?
QUESTÃO 4
A TURMA DA 2ª SÉRIE DESENHOU A PLANTA BAIXA DA SALA DE AULA. EM SEGUIDA, USANDO OS PRÓPRIOS PASSOS, MEDIRAM AS LATERAIS DA SALA. AS MEDIDAS FORAM ANOTADAS NO DESENHO COMO O ILUSTRADO A SEGUIR.
A MEDIDA DO CONTORNO (PERÍMETRO) DESSA SALA DE AULA, EM PASSOS, É
(A) 24 PASSOS
(B) 10 PASSOS
(C) 7 PASSOS
(D) 5 PASSOS
SAIBA MAIS
AINDA TEM DÚVIDA SOBRE O CONCEITO DE PERÍMETRO? ASSISTA AO VÍDEO “GEOMETRIA: NOÇÃO DE PERÍMETRO”, DO CANAL DA PROFESSORA CRISTIANE SOUZA, NO YOUTUBE.
AUTORIA | CRISTIANE SOARES DE SOUZA, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. |
COMPONENTE CURRICULAR | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESEVOLVIMENTO |
MATEMÁTICA | (EJAMA0227) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais. |
EDUCAÇÃO FÍSICA | (EAJAEF0216) Compreender a importância dos hábitos de autocuidado, da atividade física para a saúde e qualidade de vida. |
REFERÊNCIAS | SOUZA, Cássia Garcia de. et al. É bom aprender – Educação de Jovens e Adultos. Volume 1, São Paulo, 2009, FTD. |