Os números racionais
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Os números racionais são todos os números que representam uma quantidade inteira, não inteira, negativa ou positiva. Eles podem vir escritos na forma de uma fração ou na forma decimal.
Imagem: canva.com.br/números
Veja alguns exemplos:
- 1 pacote de arroz, de 5kg, custa R$23,90.
- A temperatura na cidade de Toronto, no Canadá, neste momento, é de -4ºC.
- Em uma receita de um bolo de chocolate, acrescente 3 ovos, 1/2 de uma xícara uma chá, de óleo e 3/4 desta mesma xícara de leite.
- O saldo da conta bancária do Sr. José está no valor de -R$87,90 (saldo devedor).
Os números 1, 5 e 3 representam uma quantidade inteira e positiva, os números -4 e -87,90 (escrito na forma decimal) representam uma quantidade inteira negativa e uma não inteira também negativa, já os números 3/4 e 1/2 estão escritos na forma de fração. Todos eles pertencem ao conjunto dos números racionais.
Transformações
Em algumas situações costumamos fazer as transformações de um número racional na forma fracionária para a forma decimal e vice-versa.
Como fazer isso?
Forma Fracionária para a Decimal
Por exemplo:
Se você precisar saber quantos mililitros de leite existem em 3/4 de um litro, uma das maneiras de resolver essa situação é transformar a fração em decimal.
Neste caso dividimos 3 por 4 e depois multiplicamos o resultado por 1000, pois 1 litro de leite tem 1000 mL.
Veja o cálculo:
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Neste tipo de transformação sempre iremos dividir o numerador pelo denominador, algumas vezes essa divisão poderá ser uma decimal exata ou uma decimal periódica. No exemplo temos uma decimal exata.
Um exemplo de decimal periódica:
Transformar a fração 2/3 em decimal.
Dividimos 2 por 3:
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Percebemos que o 6 irá se repetir infinitamente, logo 2/3 = 0,66… é uma decimal periódica de período 6 (período é o algarismos que se repete).
Forma decimal para fracionária
Um dos objetivos de fazer essa transformação é o de comparar duas grandezas.
Por exemplo:
Paulo gasta 0,2 (dois décimos) do seu salário em passeios com a família. Se quiséssemos saber em quantas partes do seu salário, Paulo gasta com passeios, precisaríamos fazer a transformação da forma decimal para a fracionária.
Veja o cálculo:
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Portanto, Paulo gasta 1 parte do total de 5, em passeios com sua família.
Neste tipo de transformação sempre o denominador (divisor) será 10, 100, 1000, …, isso vai depender de quantas casas decimais (algarismos após a vírgula) tiver o número. No final simplificamos a fração, se possível.
No exemplo dividimos por 10 pois 0,2 possui 1 casas decimal e depois simplificamos a fração. Se caso fosse 0,02 seria dividido por 100 ou se fosse 0,002, por 1000.
Antes de começar a atividade, assista o vídeo para apreender como transformar uma decimal periódica em fração.
Atividade
QUESTÃO 01
Leia a receita de um bolo de chocolate com cenoura.
4 ovos
2 e 1/2 xícaras de chá de açúcar
4 colheres de sopa de manteiga sem sal
3/4 xícara de chá de óleo
200 ml de leite
3 e 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de chocolate em pó
1 colher de sopa rasa de fermento em pó
4 cenouras, média, cortadas em cubos.
Agora, classifique cada número dessa receita em número natural, inteiro ou racional.
QUESTÃO 02
João trabalha como mecânico em uma oficina de sua cidade, seu salário é razoável. Infelizmente ele não tem casa própria e gasta, por mês, 2/5 do seu salário com aluguel, 1/3 com alimentação, 1/8 em diversão com a família e o restante ele guarda para outras ocasiões.
Em relação a essa situação, determine o número decimal que representa as frações do salário do João com:
A) alimentação.
B) aluguel.
C) diversão.
QUESTÃO 03
Os números decimais que representam as frações 3/5 , 6/8 e 5/9, são, respectivamente:
(A) 0,666… – 0,57 e 0,5.
(B) 0,57 – 0,666… e 0,5 .
(C) 0,6 – 0,75 e 0,5555….
(D) 0,555… – 0,75 e 0,6.
QUESTÃO 04
Um número racional escrito na forma decimal pode ser escrito na forma de fração irredutível. Por exemplo: 0,32 = 32/100 = 16/50 = 8/25 (simplificamos 3 vezes por 2). Sabendo dessa informação, os números 0,2; 0,35 e 0,484 escritos na forma de fração irredutível, nessa ordem, são:
(A) 1/5, 7/50 e 121/250.
(B) 2/5, 3/5 e 48/84.
(C) 2/5, 3/5 e 48/100.
(D) 2/10, 35/100 e 484/1000.
Autoria | Professor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em Matemática |
Componente Curricular: | Matemática |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAMA0602) Reconhecer um número racional como um número real, cuja representação decimal é finita ou decimal infinita e periódica (dízima periódica) e que pode ser escrita em forma de fração irredutível, localizando-os na reta numérica decompor e ordenar números naturais |
Referências | SOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 8º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 8° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018. |