Esta proposta de atividade de Matemática é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Os números naturais
São números que representam uma quantidade, uma medida, uma ordem ou um código. Veja alguns exemplos:
- Quantidade: número de bombons em um pacote.
- Medida: a quantidade de gramas em um tablete de margarina.
- Ordem: modo de preparo de uma receita de bolo.
- Código: código de barras de um boleto.
Imagem: canva.com.br/sistema de numeração decimal
A sequência dos números naturais começa com o 0 e a partir dele se acrescenta 1 unidade: 0, 1, 2, 3, 4, 5,…. A reticência indica que a sequência é infinita, pois sempre podemos escrever o sucessor de um número natural.
Eles podem ser representados em uma reta numérica da seguinte forma:
O zero indica a origem da reta, a partir dele marcamos e indicamos a sequência dos próximos números naturais no sentido da esquerda para a direita. Entre uma marcação e outra utiliza a mesma unidade (mesmo comprimento). Usa-se uma uma seta do lado direito da reta para indicar que a sequência dos números naturais continua infinitamente.
Os números naturais podem ser classificados em pares (terminados em 0, 2, 4, 6 e 8) e ímpares (terminados em 1, 3, 5, 7 e 9).
Composição e decomposição dos números naturais
Em um número natural, cada algarismo possui uma quantidade de unidades de acordo com o seu valor posicional. Sua decomposição é feita através da escrita, das parcelas, da soma desses valores posicionais.
Exemplo:
A decomposição do número 3458 é 3000 + 400 + 50 + 8, pois o três representa 3 unidades de milhar, o quatro o número de centenas e o cinco o de dezenas.
Para realizar a composição, basta obter a soma desses valores posicionais.
Exemplo:
A composição do número 30 000 + 5 000 + 000 + 30 + 7 é igual a 35 037.
Atividades
QUESTÃO 01
Na reta numérica abaixo o ponto A corresponde ao número 1740 e o ponto B, ao número 1800.
Nesta reta, o ponto que corresponde ao número 1930 estará:
(A) Sobre o ponto D
(B) Sobre o ponto E
(C) Entre os pontos D e E
(D) Entre os pontos G e H
QUESTÃO 02
Observe a sequência numérica:
100, 102, 104, 106, 108, 110, 112, 114, …
Agora responda:
A) O que os números dessa sequência têm em comum?
B) Quais serão os próximos cinco números dessa sequência?
C) Escreva uma sequência com os números naturais de 100 até 120 que não estão na sequência acima. O que os números dessa sequência têm em comum?
D) Descreva as etapas para identificar se um certo número natural é par ou ímpar.
QUESTÃO 03
Para comparar dois números naturais, basta olhar na reta numérica. Aquele que estiver à esquerda é menor do que o que está à direita.
Complete os espaços em branco com os sinais > (maior do que) ou < (menor do que)
a) 1000 ____ 999
b) 999 ____ 998
c) 10529 ____ 10528
d) 10002 ____ 100002
QUESTÃO 04
A alternativa correta para a decomposição do número 8307 é
(A) 8×100 + 3×10 + 7
(B) 8×1000 + 3×100 + 7×10
(C) 8×1000 + 3×10 + 7
(D) 8×1000 + 3×100 + 0x10 + 7
Autoria | Professor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em Matemática |
Componente Curricular: | Matemática |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAMA0401) Ler, escrever, comparar, compor, aproximar, decompor e ordenar números naturais. |
Referências | SOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018. PATARO, Patricia Moreno Matemática essencial 6° ano: ensino fundamental, anos finais / Patricia Moreno Pataro, Rodrigo Balestri. – 1. ed. – São Paulo: Scipione, 2018. |