You are currently viewing MATEMÁTICA – OS NÚMEROS E O CALENDÁRIO

MATEMÁTICA – OS NÚMEROS E O CALENDÁRIO

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA INTEGRADA COM HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO SEGUNDO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

OS NÚMEROS ESTÃO PRESENTES EM DIVERSAS SITUAÇÕES DO COTIDIANO, SENDO OS NÚMEROS NATURAIS ESSENCIAIS PARA ENTENDER O TEMPO E COMO SE CONECTA À NOSSA HISTÓRIA PESSOAL E FAMILIAR. O CALENDÁRIO É UM EXEMPLO IMPORTANTE DISSO.

VOCÊ JÁ USO UM CALENDÁRIO? 

PARA QUE ELE SERVE?

  • O CALENDÁRIO VAI ALÉM DE UM SIMPLES MARCADOR DE DATAS; É UMA FERRAMENTA QUE NOS AJUDA A ORGANIZAR DIAS, SEMANAS E MESES.
  • ELE NOS PERMITE NAVEGAR PELO TEMPO E CONECTAR NOSSA HISTÓRIA À DA SOCIEDADE.
  • O USO DO CALENDÁRIO FACILITA A ORGANIZAÇÃO DA VIDA E COMPROMISSOS SOCIAIS.
  • APRENDEMOS A IDENTIFICAR DIAS, SEMANAS, MESES E ANOS, COMPREENDENDO A LÓGICA DA CONTAGEM DO TEMPO E A IMPORTÂNCIA DOS NÚMEROS NA ORGANIZAÇÃO DE ATIVIDADES.

QUESTÃO 1

OBSERVE O CALENDÁRIO E RESPONDA:

A SEGUNDA QUINTA-FEIRA DO MÊS DE MARÇO SERÁ DIA

(A) 7.

(B) 14.

(C) 21.

(D) 28.

QUESTÃO 2

OBSERVE O CALENDÁRIO E RESPONDA: 

A SEMANA COMEÇA 

(A) NO DOMINGO.

(B) NA SEGUNDA-FEIRA.

(C) NA SEXTA-FEIRA.

(D) NO SÁBADO.

QUESTÃO 3

QUAIS DATAS COMEMORATIVAS NÃO PODEM SER ESQUECIDAS OU SÃO MUITO IMPORTANTES PARA VOCÊ E SEUS FAMILIARES? JÁ SABE EM QUAL DIA DA SEMANA SERÁ EM 2025?

QUESTÃO 4

COM OS COLEGAS E O AUXÍLIO DO(A) PROFESSOR(A) FAÇA UMA LISTA DE SITUAÇÕES COTIDIANAS EM QUE USAMOS UM CALENDÁRIO.

QUESTÃO 5

AGORA REFLITAM COLETIVAMENTE: COMO OS NÚMEROS SÃO USADOS E NOS CALENDÁRIOS, SUA ORDEM E FUNÇÃO?


AutoriaAriadiny Cândido Morais
FormaçãoMestre em Educação e Pedagoga
Componente CurricularMatemática
Objetos de conhecimento
Contagem de rotina; Contagem ascendente e descendente; Reconhecimento de números no contexto diário: indicação de quantidades, indicação de ordem ou indicação de código para a organização de informações…

As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado – presente):Linha do tempo físico e histórico do estudanteFormação da identidade do estudante, mudanças e permanências
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
(EJAMA0101) Compreender e utilizar o significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social
(EJAHI0101) Compreender a dinâmica passado-presente por meio de suas histórias de vida e de sua família

(EJAHI0103) Perceber as permanências e as mudanças no transcorrer do tempo histórico



Referencial 
GOIÂNIA. Secretária de Educação. Documento Curricular para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. 2023.

Portal Conexão Escola, Matemática – Ensino Fundamental. Disponível em: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/. Acesso em: 10/02/2025

UOL. Mundo Educação. OLIVEIRA, Naysa Crystine Nogueira. Reta numérica dos números inteiros. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/matematica/reta-numerica-dos-numeros-inteiros.htm#:~:text=Os%20n%C3%BAmeros%20na%20reta%20num%C3%A9rica,termo%20num%C3%A9rico%20para%20o%20maior. Acesso em: 11/02/2025.

Gemini. 2025. Disponível em: https://gemini.google.com/. Acesso em: 12/02/2025.