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MATEMÁTICA – ORDENAÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA INTEGRADA COM HISTÓRIA, É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º PERÍODO (1ª / 2ª SÉRIES) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.


Fonte: Números – Canva

NÚMEROS EM ORDEM

OS NÚMEROS ESTÃO EM TODA PARTE! SÃO USADOS PARA REPRESENTAR QUANTIDADES, MEDIDAS, CÓDIGOS. SE FOR PEDIDO A VOCÊ PARA CONTAR OS NÚMEROS, COMO CONTARIA? 

CERTAMENTE, VOCÊ VAI CONTAR SEGUINDO UMA ORDEM. POR EXEMPLO: 

0 – 1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 6 – 7 – 8 – 9 – 10

E ASSIM POR DIANTE. PODERIA CONTAR INFINITAMENTE OS NÚMEROS.

PERCEBA QUE O EXEMPLO ACIMA SEGUE A ORDEM CRESCENTE. OS NÚMEROS SÃO CONTADOS DO MENOR NÚMERO PARA O MAIOR NÚMERO. COM ISSO, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE, NESTA SEQUÊNCIA, O PRÓXIMO NÚMERO É MAIOR QUE O SEU ANTERIOR. 

NUMA SEQUÊNCIA DE NÚMEROS, O PRÓXIMO NÚMERO É DITO SUCESSOR.  

OS NÚMEROS TAMBÉM PODEM SER CONTADOS DO MAIOR NÚMERO PARA O MENOR NÚMERO. OU SEJA, CONTADOS EM ORDEM DECRESCENTE. COLOCANDO A SEQUÊNCIA ACIMA EM ORDEM DECRESCENTE

10 – 9 – 8 – 7 – 6 – 5 – 4 – 3 – 2 – 1 – 0

NUMA SEQUÊNCIA DE NÚMEROS, O NÚMERO ANTERIOR É DITO ANTECESSOR

QUAL É O SUCESSOR E O ANTECESSOR DE … ?

A) QUAL É O SUCESSOR DE 3? E O ANTECESSOR DE 3?

O SUCESSOR DE 3 É O 4. O ANTECESSOR DE 3 É O 2. 

B) QUAL É O SUCESSOR DE 15? E O ANTECESSOR DE 15?

O SUCESSOR DE 15 É O 16. O ANTECESSOR DE 15 É O 14. 

BOM ESTUDO!

QUESTÃO 1

OBSERVE A LINHA DO TEMPO A SEGUIR EM QUE ESTÃO ALGUMAS DESCOBERTAS IMPORTANTES PARA A HUMANIDADE.

FONTE: LINHA DO TEMPO – CANVA

AGORA RESPONDA:

A) QUAIS DESCOBERTAS ANTECEDEM À TELEVISÃO?

B) QUAL DESCOBERTA ANTECEDE À MÁQUINA FOTOGRÁFICA?

C) QUAL DESCOBERTA SUCEDE OU VEM DEPOIS DO COMPUTADOR?

D) QUAIS DESCOBERTAS SUCEDEM OU VÊM DEPOIS DA MÁQUINA FOTOGRÁFICA?

QUESTÃO 2

UM TRABALHADOR REGISTROU A QUANTIDADE DE ENTREGAS REALIZADAS DIARIAMENTE DURANTE UMA SEMANA.

SEGUNDATERÇAQUARTAQUINTASEXTA
2529263230
FONTE: DADOS FICTÍCIOS

A) ESCREVA AS QUANTIDADES DE ENTREGAS DA SEMANA EM ORDEM CRESCENTE.

B) ESCREVA AS QUANTIDADES DE ENTREGAS DA SEMANA EM ORDEM DECRESCENTE.

QUESTÃO 3

MARIA RETOMOU AS CAMINHADAS NA PRAÇA PERTO DA SUA CASA. A CADA DIA ELA ANDA 1 QUILÔMETRO A MAIS QUE O DIA ANTERIOR. COMPLETE A TABELA COM A DISTÂNCIA, EM QUILÔMETROS, QUE MARIA CAMINHOU NA SEMANA PASSADA.

SEGUNDATERÇAQUARTAQUINTASEXTA
6
FONTE: DADOS FICTÍCIOS

QUESTÃO 4

ANÁLIA ESCOLHEU FEZ UM JOGO DA MEGA SENA. SEM SE PREOCUPAR COM A ORDEM, ANÁLIA OBSERVAVA OS NÚMEROS E MARCAVA NA CARTELA. OS NÚMEROS ESCOLHIDOS POR ANÁLIA FORAM: 26 – 12 – 9 – 32 – 43 – 35. 

COLOCANDO ESSES NÚMEROS EM ORDEM CRESCENTE 

(A) 26 – 32 – 35 – 43 – 12 – 9. 

(B) 9 – 12 – 26 – 32 – 35 – 43. 

(C) 43 – 35 – 32 – 9 – 12 – 26. 

(D) 43 – 35 – 9 – 12 – 26 – 32. 

QUESTÃO 5

NO PRÓXIMO ANO, NESTA MESMA DATA, LIA COMPLETARÁ 45 ANOS. ENTÃO, ELA TEM

(A) 36 ANOS. 

(B) 46 ANOS.

(C) 42 ANOS. 

(D) 44 ANOS.

SAIBA MAIS

PARA ENTENDER MELHOR A ORDENAÇÃO DOS NÚMEROS, ASSISTA AO VÍDEO DA PROFESSORA CRISTIANE SOUZA, “ORDEM CRESCENTE E DECRESCENTE”.

Acesse essa proposta didática (slide 8 e atividade 8) em formato para impressão. Clique aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-1a-2a-series/

Componente CurricularObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Matemática(EAJAMA0101) Compreender e utilizar o significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social. 
História(EAJAHI0101) Compreender a temporalidade (passado, presente e futuro) por meio de suas histórias de vida e de sua família.
ReferênciasNOÉ, Marcos. Conhecendo os números. Escola kids. URL https://escolakids.uol.com.br/matematica/conhecendo-os-numeros.htm, consultado em 01/04/2022.

BIBIANO, Bianca. Como trabalhar a noção de tempo em História. Nova Escola. URL https://novaescola.org.br/conteudo/2370/como-trabalhar-a-nocao-de-tempo-em-historia, consultado em 30/03/2022.