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Matemática – Multiplicação com inteiros

Esta proposta de atividade de Matemática é destinada aos estudantes do 5º Período (6ª série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Multiplicação com inteiros

Só para lembrar!

Os números inteiros são todos os números positivos, negativos e o zero que representam uma quantidade exata.

Exemplos:

  • 5 latas de suco.
  • – 7°C é a temperatura de uma cidade do Canadá.
  • 176 é o número da residência do Sr. Paulo.
  • 0 (zero) é a nota da avaliação do Paulo.

O que é multiplicação?

Multiplicação é uma das 4 operações básicas da matemática que consiste em uma soma de parcelas iguais.

Exemplo:

  • 3 x 7 = 7+7+7 = 21

Como realizar a multiplicação com números positivos e negativos?

Esse cálculo é feito como na multiplicação com números naturais, apenas devemos acrescentar, ao produto, o sinal negativo ou positivo.

1º caso: Os dois números são positivos

Neste caso o produto será sempre POSITIVO, veja:

(+2).(+3) = 2.3 = 6

  • Os parênteses e os sinais de + podem ser retirados.

2° caso: Um número positivo e outro negativo

Neste caso o produto será NEGATIVO, veja:

  • (+2).(-3) = 2.(-3) = – 3 – 3 = – 6
  • (-4).(+5) = (+5).(-4) = 5.(-4) = – 4 – 4 – 4 – 4 – 4 = – 20

Aqui a ordem dos fatores não altera o produto (Propriedade Comutativa)

3° caso: Dois números negativos

Neste caso o produto será sempre POSITIVO.

Antes de um exemplo, vamos lembrar do oposto de um número.

O oposto de um número inteiro, não nulo, é aquele que está a uma mesma distância do zero.

Exemplos:

Observe a reta numérica dos números inteiros.

Imagem: Arquivo pessoal do prof. Hélio
  • O oposto de – 3 é +3. Estão a uma mesma distância do ZERO.

A escrita matemática para essa sentença é: – (-3) = +3

  • O oposto de + 7 é – 7.

        Escrevemos assim: – (+7) = – 7

Agora vamos ao nosso caso.

Exemplos:

  • (-2).(-3)=?

(-2) é o mesmo que – (+2), logo:

(-2).(-3) = -(+2).(-3)=-(-3-3)=-(-6)=+6 (Oposto de – 6)

  • (-4).(-5)=?

(-4) é o mesmo que -(+4), logo:

(-4).(-5)=-(+4).(-5)=-(-5-5-5-5)=-(-20)=+20 (Oposto de – 20)

Uma observação:

Um sinal negativo à esquerda de parênteses, indica que devemos tomar o oposto do número que está dentro dos parênteses.

  • -(-5) = + 5
  • -(+8)= – 8

Em resumo:

Na multiplicação se os sinais forem iguais, o resultado será POSITIVO e se os sinais forem diferentes, o resultado será NEGATIVO.

  • (-3).(-2) = + 6 (Sinais iguais)
  • (-4).(+2) = – 8 (Sinais diferentes)

Caso tivermos mais de 3 fatores:

  • (-3).(-2).(+3) = (+6).(+3) = + 18
  • (-3).(-2).(-3) = (+6).(-3) = – 18

Uma regra:

Se o número de sinais negativos for par o resultado será POSITIVO e se for ímpar o resultado será NEGATIVO.

  • (-3).(-2).(-4).(-5).(-10), temos 5 (ímpar) sinais negativos, portanto a resposta será negativa, – 1200.
  • (-2).(-2).(-5).(-10), temos 4 (par) sinais negativos, portanto a resposta será positiva, + 200.

Um vídeo explicando tudo isso.

Canal do Prof. Hélio <YouTube>

Atividades

QUESTÃO 01

Na multiplicação com números inteiros, podemos afirmar que o produto:

(A) entre dois números positivos será negativo.

(B) entre dois números negativos será sempre positivo.

(C) entre um número negativo e outro positivo, será positivo

(D) entre três números negativos, será positivo.

QUESTÃO 02

Resolva as seguintes expressões numéricas, no conjunto dos números inteiros:

a) ( – 3 ).( + 2 – 5 )

b) (+ 5).(- 4 – 9)

c) ( – 2 ). (- 7 + 2)

Observação:

  • Resolva, primeiro, a adição algébrica dentro dos parênteses e por último a multiplicação;
  • Pesquise sobre as propriedades da multiplicação e tente resolver, novamente as expressões, de uma outra forma.

QUESTÃO 03

Paulo participou de um jogo eletrônico em que cada resposta correta valia +8 pontos e cada errada, – 5 pontos.  Sabendo que Paulo acertou 7 e errou 9, qual foi sua pontuação? Escreva uma expressão numérica para representar a situação.

QUESTÃO 04

Paula e João escreveram, respectivamente, as seguintes expressões numéricas: (-3).(-2).(+3) e (+5).(-2).(+1). Após resolver e determinar o valor de cada uma das expressões, podemos afirmar que

(A) o resultado da expressão da Paula somado com a do João é igual a – 8.

(B) o resultado da expressão da Paula subtraída com a do João é igual a – 8.

(C) o produto do resultado da expressão da Paula com a do João é igual a 180.

(D) o produto do resultado da expressão da Paula com a do João é igual a – 180.

Autor: Professor Hélio Roberto da Rocha, Graduado em Matemática.

Componente Curricular:Matemática 
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJAMA0604) Situações – problema que envolvam as operações: adição, subtração, multiplicação e divisão com números inteiros.

Quer saber um pouquinho mais sobre números inteiros? Então assista aos vídeos do canal do Prof. Hélio.

Canal do Prof. Hélio <YouTube>