ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DA 1º PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
NÚMEROS ORDINAIS
OS NÚMEROS ORDINAIS SÃO AQUELES QUE INDICAM ORDEM, OU A POSIÇÃO QUE UM ELEMENTO OCUPA EM UMA SEQUÊNCIA. OS NÚMEROS ORDINAIS SÃO ESCRITOS USANDO O ALGARISMO SEGUIDO DO SÍMBOLO DE ORDINAL:
POR EXEMPLO: A SEMANA TEM 7 DIAS.
DOMINGO É O PRIMEIRO (1º) DIA DA SEMANA. SEGUNDA-FEIRA É O SEGUNDO (2º) DIA DA SEMANA. SÁBADO É O SÉTIMO (7º) DIA DA SEMANA.
VEJA COMO ESCREVER ALGUNS NÚMEROS ORDINAIS.
OUTRO EXEMPLO: NA FILA TEM 9 PESSOAS E CADA UMA OCUPA UM LUGAR. AS PESSOAS SERÃO ATENDIDAS SEGUINDO ORDEM DE CHEGADA: A PRIMEIRA (1ª), DEPOIS A SEGUNDA (2ª), A TERCEIRA (3ª) E ASSIM POR DIANTE.
VEJA NA TABELA COMO ESCREVER ALGUNS NÚMEROS ORDINAIS NO FEMININO:
QUESTÃO 1
CRIE UMA LINHA DO TEMPO DA SUA VIDA.
ESCOLHA TRÊS FOTOGRAFIAS DE MOMENTOS DIFERENTES DA SUA VIDA. ORGANIZE AS FOTOGRAFIAS EM ORDEM, DA MAIS ANTIGA PARA A MAIS RECENTE. ESCREVA NA LEGENDA UMA PALAVRA QUE REPRESENTE CADA MOMENTO REGISTRADO NAS FOTOGRAFIAS.
QUESTÃO 2
NO DIA 24 DE OUTUBRO É COMEMORADO O ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE GOIÂNIA. OUTUBRO É O
(A) PRIMEIRO MÊS DO ANO.
(B) SEGUNDO MÊS DO ANO.
(C) NONO MÊS DO ANO.
(D) DÉCIMO MÊS DO ANO.
QUESTÃO 3
OBSERVE A IMAGEM.
AGORA COMPLETE AS FRASES COM NÚMEROS ORDINAIS, A POSIÇÃO OCUPADA PELOS SUJEITOS INDICADOS:
A) A MULHER COM A MALETA NA MÃO OCUPA O ________________ LUGAR NA FILA.
B) O HOMEM OLHANDO AS HORAS OCUPA O __________________ LUGAR NA FILA.
C) O HOMEM FALANDO AO TELEFONE OCUPA O _____________________ LUGAR NA FILA.
D) A MULHER USANDO SAIA OCUPA O ____________________ LUGAR NA FILA.
QUESTÃO 4
NO POSTO DE SAÚDE AINDA NÃO TINHA COMEÇADO. E ESTAVAM NA FILA A ESPERA DE ATENDIMENTO: MARIA, ANDRÉ, CAMILA, FELIPE E JOSÉ.
NA FILA, CAMILA OCUPA A
(A) 1ª POSIÇÃO.
(B) 2ª POSIÇÃO.
(C) 3ª POSIÇÃO.
(D) 4ª POSIÇÃO.
COMPONENTES CURRICULARES | MATEMÁTICA E HISTÓRIA |
MATEMÁTICA | (EAJAMA0101) Compreender e utilizar o significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social. |
HISTÓRIA | (EJAHI0102) Identificar etapas do seu desenvolvimento enquanto pessoa com o auxílio da memória e de outras fontes (fotos, documentos pessoais, filmagens). |
REFERÊNCIAS | PASSOS, Marinez Meneghello. É bom aprender: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Artes. Educação de Jovens e Adultos. Volume 1, 1ª edição. São Paulo, FTD, 2009. |