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Matemática – A notação científica e os números reais

Esta proposta de atividade de Matemática é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Notação científica e os números reais

Como você faria essa soma 3,2.102 + 0,58?

Para resolver essa questão, precisamos conhecer um pouco sobre Notação Científica e potência de 10. Vamos lá!

A Notação Científica (NC) é uma forma simplificada de se escrever os números e bastante utilizada na área científica.

Imagem: canva.com.br/potenciação

Por exemplo

  • a massa de um elétron (a parte negativa do átomo) é, aproximadamente, 0,0000000000000000000000000009109 g, um número muito pequeno e cheio de algarismos.
  • a velocidade da luz 300 000 000,0 m/s, um número bem grande e, também, cheio de algarismos.

Formato da escrita dos número em Notação Científica (NC)

Os números escritos em Notação Científica possuem o seguinte forma:

Onde:

  • a será um número maior ou igual a 1 e menor do que 10.
  • o expoente n deverá ser um número inteiro.
  • n será positivo se o número em questão for maior do que 1 e negativo se for menor do que 1.

 Agora podemos escrever a massa do elétron e a velocidade da luz em NC.

Massa do elétron

  • é um número menor do que 1, logo n será negativo;
  • devemos deslocar a vírgula 28 algarismos para a direita, até após o 9. Essa quantidade de algarismos será o valor do expoente n.

Portanto:

A massa do elétron em NC = 0,0000000000000000000000000009109 g = 9,109.10-28 g (deslocamos 28 algarismos)

Velocidade da luz

  • é um número maior do que 1, logo o expoente n será positivo;
  • a vírgula será deslocada 8 algarismos para a esquerda, até o 3. Essa quantidade de algarismos, também, será o valor do expoente n.

Portanto:

A velocidade da luz em NC = 300 000 000,0 m/s = 3,0.108 g.

Mas e a soma 3,2.102 + 0,58, como fazer?

Simples, devemos escrever o número 3,2.102, escrito em NC, para a notação normal.

Para isso, basta lembrar que 102 = 10.10 = 100.

Então 3,2.102 + 0,58 = 3,2 x 100 + 0,58 = 320 +0,58 = 320,58.

Em resumo, para operações com números escritos em NC, basta escrevê-los em notação normal e em seguida realizar as operações.

Ficamos por aqui, até a próxima.

No saiba mais, abaixo, segue um vídeo sobre notação científica.

Atividade

QUESTÃO 01

A distância da Terra à Lua é de 384.400 Km e da Terra ao Sol é de 149.600.000 km.

Pede-se:

A) A medida dessas distâncias em centímetros.

B) Quantas vezes a distância da Terra ao Sol é maior do que da Terra à Lua.

C) A notação científica dessas duas medidas.

QUESTÃO 02

A distância entre Goiânia (Go) a Natal (RN) é de, aproximadamente, 2,5.103 km e o trajeto só de ida, feito de ônibus, leva cerca de 1592 minutos. De acordo com as informações, responda aos itens:

A) Qual a distância, em metros, entre Goiânia e Natal?

B) Como é a escrita, em notação científica, do tempo em minutos, que um ônibus leva para percorrer ida e volta nesse trecho?

C) Se uma pessoa sai de Goiânia às 7:00 da manhã, a que horas ela chegará em Natal?

QUESTÃO 03

No estudo da ciência, aprendemos que um átomo é composto por minúsculas partículas, os elétrons (com carga elétrica negativa), os prótons (carga elétrica positiva) e os nêutrons (não possuem carga elétrica), todas invisíveis ao olho humano.

A massa dessas partículas são bastante pequenas, a do elétron, por exemplo é igual a 0,000000000000000000000000000911g.

Em notação científica essa massa pode ser escrita da seguinte forma:

(A) 9,11.1028 g.

(B) 91,1.1028 g.

(C) 91,1.10-28 g.

(D) 9,11.10-28 g.

QUESTÃO 04

A distância entre o Sol e a Terra é de 149.600.000 km. Em notação científica esse número esse pode ser escrito da seguinte forma:

(A) 14,96.107.

(B) 1,4,96.10-8.

(C) 1,496.107.

(C) 14,96.108.

SAIBA MAIS

Assista o vídeo no canal do prof. Hélio e aprenda um pouco mais sobre notação científica.

Canal do Pro. Hélio <YouTube>
AutoriaProfessor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em Matemática
Componente Curricular:Matemática
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAMA0606) Ler, interpretar e resolver situações-problemas com números reais, inclusive em notação científica, envolvendo diferentes operações.
ReferênciasSOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 8º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.
GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 8° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.