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Matemática – A escrita em Notação Científica

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA

Olá, tudo bem! Hoje iremos escrever um pouco mais sobre os números escritos em Notação Científica (NC), sua definição, importância, suas aplicações e a sequência para escrever um número em NC. No final, forneceremos exemplos práticos.

Image:canva.com/átomo_https://acesse.one/GxXXc

A NC é uma forma de representar números muito grandes ou muito pequenos de maneira mais compacta e mais fácil de fazer a leitura. Um número em NC é escrito como o produto de dois fatores: 

  • o 1º fator: um número entre 1 e 10 e 
  • o 2º fator: uma potência de base 10. 

Por exemplo:

  • O número 3.000.000 pode ser representado como 3,0.106.
  • O número 0,00042 pode ser escrito como 4,2.10-4.

Para escrever um número em notação científica, siga estes passos:

  • 1º Passo: Encontrar a parte decimal do número que deve estar entre 1 e 10.
  • 2º Passo: Determinar quantas posições a vírgula deverá ser deslocada, à direita ou à esquerda, para colocar a parte decimal entre 1 e 10. Esse número de posições será o expoente da base 10.

Por exemplo:

  • Em 325 000 000 000, a vírgula deverá ser deslocada 11 posições à esquerda e a potência de 10 terá expoente 11 positivo. 
  • Em 0,000234, a vírgula deverá ser deslocada 4 posições à direita e a potência de 10 terá expoente 4 negativo. 
  • 232000000,0 = 2,32.108 (A vírgula foi deslocada 8 posições para a esquerda).
  • 0,00000000345 = 3,45.10-9 (A vírgula foi deslocada 9 posições para a direita).

A notação científica é bastante importante nas ciências como a física, a química, a astronomia e a engenharia, facilitando a leitura, a escrita e a comparação de números extremamente grandes ou pequenos, simplificando os cálculos. 

Astronomia:

A distância da Terra ao Sol é, aproximadamente, 149.600.000 km, em NC fica 1,496.108 km em notação científica.

Física: A massa de partículas subatômicas, como o elétron, é muito pequena. A massa de um elétron é, aproximadamente,

0,000000000000000000000000000000911 kg, em NC fica  9,11.10-31 kg.

  • Número Grande: A população mundial em 2024 é cerca de 7.900.000.000 pessoas. Em notação científica, 7,9.109.
  • Número Pequeno: O comprimento de uma molécula de DNA é aproximadamente 0,0000000023 metros. Em notação científica, 2,3.10-9 metros.

Ficamos por aqui, espero que tenham gostado e aprendido um pouco mais.

Atividade

QUESTÃO 01

Observe como a estudante Paula escreveu os números maiores do que 1 em notação científica.

  • 523 000 000 = 5,23.108 (8 algarismos à direita da vírgula – expoente 8)
  • 12 000 000 = 1,2.107 (7 algarismos após à direita da vírgula – expoente 7)

Agora é com você, escreva os números maiores do que 1 em notação científica:

A) 67000000000.

B) 1246000000000000.

C) 123.

D) 10280.

QUESTÃO 02

A notação científica para números menores do que 1 é similar aos números maiores do que 1, a diferença está no sinal do expoente, nesse caso será negativo. Veja os exemplos feitos pelo Paulo.

  • 0,000067 = 6,7.10-5 (a vírgula andou 5 algarismos para a direita)
  • 0,00000000829 = 8,29.10-9 (a vírgula andou 9 algarismos para a direita)

Agora é com você, escreva os números menores do que 1 em notação científica:

A) 0,000345.

B) 0,021.

C) 0,004569.

D) 0,6.

QUESTÃO 03

Um astrônomo observou que a distância da Terra até a estrela mais próxima, Próxima Centauri, é de aproximadamente 40.208.000.000.000 km. A escrita, em notação científica, para essa distância é

(A) 4,0208 . 1012

(B)  4,0208 . 1013.

(C)  4,0208 . 1014.

(D)  4,0208 . 1015.

QUESTÃO 04

Um micro-organismo tem um comprimento de 0,00000256 metros. A notação científica correta para representar esse comprimento é

(A)  2,56 . 106.

(B) 2,56 . 107.

(C) 2,56 . 10-6.

(D) 2,56 . 10-7.

Quer aprender um pouco mais sobre Notação Científica? É só clicar no vídeo do canal do prof. Hélio.

Canal do prof. Hélio <YouTube>
AutoriaProfessor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em Matemática.
Componente CurricularMatemática
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJAMA0701) Compreender as regras da notação científica e utilizá-las para leitura e escrita de informações numéricas com grande quantidade de algarismos.
ReferênciasSOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ao 9º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.
GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6º ao 9º ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6º ao 9° ano – Ensino Fundamental; Matemática; Goiânia, 2024.