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PROBLEMAS COM CONTAGEM - PRODUZIDA EM CANVA.COM

MATEMÁTICA – MULTIPLICAÇÃO: NOÇÃO DE CONTAGEM

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA, INTEGRADA COM ARTE, É DESTINADA AOS ESTUDADES DO 2º PERÍODO (3ª SÉRIE) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.


NOÇÃO DE CONTAGEM SIMPLES

NO NOSSO DIA A DIA, FAZEMOS MUITAS ESCOLHAS QUE PODEM SER COMBINADAS DE DIFERENTES MANEIRAS. MAS QUANTAS COMBINAÇÕES PODEM SER FORMADAS? VAMOS ENTENDER ISSO MELHOR COM ALGUNS EXEMPLOS DO COTIDIANO.

QUANTAS REFEIÇÕES?

NO RESTAURANTE, O CLIENTE PODE MONTAR A SUA REFEIÇÃO ESCOLHENDO  UM PRATO PRINCIPAL E UMA SALADA. AS OPÇÕES SÃO:

  • 3 TIPOS DE PRATO PRINCIPAL (FEIJOADA, FILÉ COM FRITAS E STROGONOFF).
  • 2 TIPOS DE SALADA (TROPICAL E REPOLHO).

QUANTAS REFEIÇÕES PODEM SER FORMADAS COM ESSAS OPÇÕES?

NESTE PROBLEMA, PRECISA CONTAR QUANTAS COMBINAÇÕES DE PRATO PRINCIPAL E SALADA SÃO POSSÍVEIS COM AS QUANTIDADES APRESENTADAS. 

VEJAMOS AS POSSIBILIDADES.

FONTE: COMBINAÇÕES PARA REFEIÇÃO – PRODUZIDO NO CANVA.COM.

A QUANTIDADE TOTAL DE COMBINAÇÕES É RESULTADO DA MULTIPLICAÇÃO DA QUANTIDADE DE PRATOS PRINCIPAIS PELA QUANTIDADE DE SALADAS:

3  X  2 = 6 

É O QUE CHAMAMOS DE RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO CUJA OPERAÇÃO É A  MULTIPLICAÇÃO. 

BOM ESTUDO.

QUESTÃO 1

NATÁLIA FAZ BOLOS POR ENCOMENDA. VEJA AS OPÇÕES QUE NATÁLIA OFERECE.

FONTE: ACERVO PESSOAL – PRODUZIDO NO CANVA.COM.

O CLIENTE MONTA O BOLO ESCOLHENDO UM TIPO DE MASSA, UM RECHEIO TRADICIONAL E UM RECHEIO ESPECIAL. O NÚMERO DE COMBINAÇÕES POSSÍVEIS PARA MONTAR O BOLO É IGUAL A 

(A) 9.

(B) 18. 

(C) 23.

(D) 24.

QUESTÃO 2

JOSÉ ESTÁ PLANEJANDO VISITAR SEUS FAMILIARES EM ORIXIMINÁ, NO ESTADO DO PARÁ. A VIAGEM SERÁ FEITA EM DUAS PARTES: 

  • A PRIMEIRA DE GOIÂNIA A SANTARÉM, NO PARÁ;
  • A SEGUNDA, DE SANTARÉM A ORIXIMINÁ. 

DE GOIÂNIA A SANTARÉM, JOSÉ TERÁ TRÊS OPÇÕES DE TRANSPORTE: AVIÃO, CARRO OU ÔNIBUS. DE SANTARÉM A ORIXIMINÁ, JOSÉ TERÁ 2 OPÇÕES DE BARCO.

FONTE: ACERVO PRÓPRIO – PRODUZIDO NO CANVA.COM

COMBINANDO UMA OPÇÃO DE TRANSPORTE PARA CADA ETAPA, O TOTAL DE OPÇÕES QUE JOSÉ TEM PARA SAIR DE GOIÂNIA E CHEGAR A ORIXIMINÁ É IGUAL A 

(A) 6.

(B) 4. 

(C) 3.

(D) 2.

QUESTÃO 3

ÂNGELA ADOTOU A IDEIA DE TER POUCAS PEÇAS DE ROUPAS QUE POSSAM SER COMBINADAS E ASSIM ELA PODE SE VESTIR DE VÁRIAS FORMAS. ÂNGELA COMPROU 5 BLUSAS E 3 CALÇAS. COMBINANDO UMA BLUSA E UMA CALÇA, DE QUANTAS FORMAS DIFERENTES ÂNGELA PODE SER VESTIR COM ESSAS PEÇAS?

QUESTÃO 4

OBSERVE ESSA IMAGEM COM ATENÇÃO.

FONTE: CAFÉ – PRODUZIDO EM CANVA.COM

AS CORES, O TEXTO, A IMAGEM DO CAFÉ QUENTINHO SENDO COLOCADO NA XÍCARA CHAMAM A ATENÇÃO E PODEM DESPERTAR MEMÓRIAS OU OUTROS SENTIDOS PARA ALÉM DA VISÃO. 

AGORA RESPONDA:

A) QUAL É A MENSAGEM PRINCIPAL DA IMAGEM?

B) QUAIS DOS SEUS SENTIDOS ESSA IMAGEM DESPERTA? 

 

AUTORIACRISTIANE SOARES DE SOUZA, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA.
COMPONENTES CURRICULARESMATEMÁTICA E ARTE.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO(EJAMA0235) Ler, analisar e interpretar, com mediação do professor, tabelas e gráficos simples.
(EJAAV0201) Conhecer e investigar elementos da arte visual que dialogue com outros sentidos além do visual: audição, tato, paladar, explorando suas diferentes percepções e significados.
REFERÊNCIASTEIXEIRA, Paulo Jorge Magalhães. Práticas pedagógicas envolvendo o raciocínio combinatório desde os anos iniciais do ensino fundamental. UFF. URL https://www1.sinprosp.org.br/congresso_matematica/revendo/dados/files/textos/Sessoes/PR%C3%81TICAS%20PEDAG%C3%93GICAS%20ENVOLVENDO%20O%20RACIOC%C3%8DNIO%20COMBINAT%C3%93RIO%20DE.pdf, consultado em 02/07/24. 
Glória, C. M., Nunes, M. V., & Moraes, G. M. (2021). RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO NOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO: uma abordagem com materiais didáticos alternativos . Ensino Da Matemática Em Debate, 8(2), 92–116. URL https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i2p92-116