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Matemática – Multiplicação e divisão com naturais

Esta proposta de atividade de Matemática é destinada aos estudantes do 4º Período (5ª série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

MULTIPLICAÇÃO

Quando ouvimos a palavra multiplicação, logo nos lembramos, por exemplo: do aumento de objetos, de animais, de pessoas, de números, de preços, etc..

Realmente multiplicar é isso, com algumas exceções, que veremos em outro texto.

Imagem: canva.com/multiplicação

Em matemática, a multiplicação é uma das 4 operações que consiste em uma soma de parcelas iguais, veja o exemplo:

Qual é o resultado da multiplicação 3 x 4?

Nesse caso temos que adicionar o 4 três vezes, portanto 3×4 = 4+4+4=12.

Termos utilizados na multiplicação

Os termos que utilizamos na multiplicação são: 

  • multiplicando.
  • multiplicador.
  • produto (que denominamos como o resultado da multiplicação).

Veja a posição de cada um na multiplicação de 3 pelo 12:

Como resolver uma multiplicação?

Vamos apresentar duas maneiras: 

  • Por decomposição.
  • Pelo algoritmo.

Exemplo

Determinar o produto da multiplicação 4 x 28.

Por decomposição:

Decompondo o 28 = 20 + 8.

Multiplicando o 4 por 20 e por 8 e somando os resultados:

4 x 28 = 4 x (20 + 8) = 4 x 20 + 4 x 8 = 80 + 32 = 112

Pelo algoritmo:

Assista o vídeo, no canal do prof. Hélio, para aprender um pouco mais sobre multiplicação.

Canal do prof. Helio <YouTube>

Divisão

Ao contrário da multiplicação, quando ouvimos a palavra divisão nos lembramos de prejuízo, de perder um pouco, de repartir o que eu tenho, de dividir, etc.

Dividir é isso, porém em matemática essa divisão deverá ser feita em partes iguais

Imagem: canva.com/divisão

Ela também é uma das 4 operações básicas, veja o exemplo:

Dividir 12 em 4 partes (12:4).

Nesse caso temos que repartir o 12 em 4 partes iguais, ou seja: 

12 : 4 =3, pois 3 + 3 + 3 + 3 = 4 x 3 = 12. 

Nesse exemplo podemos perceber que a divisão é a operação inversa da multiplicação, 12 : 4 = 3 pois 4 x 3 = 12.

Termos utilizados na Divisão

Os termos que utilizamos na divisão são:

  • Dividendo.
  • Divisor.
  • Quociente (que denominamos como o resultado da divisão)
  • Resto.

Veja a posição de cada um na divisão de 21 por 5

Observe que se multiplicar o divisor pelo quociente e somar com o resto obtemos o dividendo.

Essa é uma relação fundamental da divisão;

Dividendo = Divisor x Quociente + Resto

Assista o vídeo, no canal do prof. Hélio, para aprender um pouco mais sobre divisão.

Atividade

QUESTÃO 01

Um campo de futebol tem a forma retangular e suas dimensões podem variar em torno de 120m por 90m. A área desse campo é obtida multiplicando o comprimento pela largura. 

João tem uma chácara, na região metropolitana de Goiânia, cuja área corresponde a 18 vezes a área desse campo. Quantos metros quadrados possui a área da chácara do João?

QUESTÃO 02

Calcule os seguintes produtos, utilizando-se da decomposição e do algoritmo usual da multiplicação:

(A) 7 x 324

(B) 32 x 48

(C) 87 x 340

QUESTÃO 03

Um ônibus de uma linha da cidade de Goiânia, que deveria levar apenas passageiros sentados, possui 55 cadeiras para passageiros. O número de viagens necessárias para levar 495 pessoas, sentadas, em um determinado trecho é igual a

(A) 8 viagens.

(B) 9 viagens.

(C) 10 viagens.

(D) 11 viagens.

QUESTÃO 04

Paula pretende comprar um celular no valor de R$4850,00, porém ela não tem condições financeiras para comprá-lo à vista. A loja cobra um juro de R$495,00 para financiamento em 5 vezes. Paula resolveu comprar. 

O valor de cada parcela e o preço final do celular, respectivamente, é igual a:

(A) 5 345 reais e 970 reais.

(B) 4 850 reais e 970 reais.

(C) 5 345 reais e 1 069 reais.

(D) 5 345 reais e 1 060 reais.

AutoriaProfessor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em Matemática
Componente Curricular:Matemática 
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAMA0404) Interpretar, resolver e elaborar situações-problema que envolvam cálculos com números naturais, com compreensão dos processos neles envolvidos.
ReferênciasSOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.
GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.
PATARO, Patricia Moreno Matemática essencial 6° ano: ensino fundamental, anos finais / Patricia Moreno Pataro, Rodrigo Balestri. – 1. ed. – São Paulo: Scipione, 2018.