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Matemática: MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO

Olá! Esta aula de Matemática é destinada aos educandos da 5ª Série da Eaja.

Nesta atividade, você irá resolver e elaborar situações-problema que envolvem as operações básicas de multiplicação e divisão no conjunto do número naturais.

Fonte: pixabay.com

Assista à videoaula do professor Hélio Rocha com a temática  multiplicação e divisão.

5ª Série – Eaja – Matemática – Aula 7 – MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO

Multiplicação

Na videoaula, o professor Hélio Rocha falou sobre multiplicação e divisão e demonstrou algumas maneiras de resolvê-las. Nas atividades a seguir, você terá a oportunidade de retomar alguns conceitos matemáticos tratados na videoaula.

Multiplicação é uma adição de parcelas iguais. Observe o exemplo a seguir.

Imagem disponível: PNLD A conquista da Matemática, José Ruy Giovanni Jr, vol. 6 p.54

A multiplicação está em nosso cotidiano e nas situações problema a seguir você aprenderá duas maneiras de resolvê-las: usando a adição e a multiplicação.

Situação Problema 1

Na barraca de frutas FRUTASAUDÁVEL, todos os domingos seu Paulo compra meia dúzia de maçãs e dona Paula compra uma dúzia. No próximo domingo eles irão receber seus netos e como não haverá feira, devido a um feriado, seu Paulo e dona Paula resolveram levar 3 vezes mais a quantidade que costumam comprar. Quantas maçãs levou cada um? Lembrando que 1 dúzia equivale a 12 unidades. Problema simples de ser resolvido, mas quero mostrar a você a ideia da multiplicação. Podemos resolver de duas maneiras, observe:

Resposta: O Sr. Paulo levou 18 maças e a Sra. Paula 36.

Situação Problema 2

Pedro é responsável pelo setor de compras de uma lanchonete. Mensalmente, ele compra 6 caixas de 12 embalagens de farinha de trigo. Ao todo, quantas embalagens de farinha Pedro compra por mês?

Resposta: Ao todo, Pedro compra 72 embalagens de farinha de trigo por mês.

Propriedades da Multiplicação

A multiplicação possui algumas propriedades que ajudam a realizar os cálculos com maior velocidade.

Divisão

Divisão é a operação inversa da multiplicação. Dividir é repartir algo em partes iguais. Observe o exemplo a seguir

Imagem disponível: PNLD A conquista da Matemática, José Ruy Giovanni Jr, vol. 6 p.54

Nas situações problema a seguir você aprenderá duas maneiras de resolver a divisão.

Situação problema 1

Suponha que você e sete amigos foram a um restaurante, a despesa foi 344 reais. Sabendo que todos darão a mesma quantia para pagar a conta, determine o valor que cada um pagará.

Situação problema 2

Uma escola recebeu uma caixa com certa quantidade de laranjas para a merenda das crianças. Essa quantidade foi repartida igualmente entre as 6 salas da escola, sendo que cada sala recebeu 35 laranjas, e ainda restaram 5 laranjas na caixa. Quantas laranjas havia inicialmente na caixa?

Veja como resolver esse problema utilizando a Relação Fundamental da Divisão.

Nesse caso o dividendo é o valor desconhecido, o divisor é igual a 6, o quociente é igual a 35 e o resto é igual a 5. Substituindo na RFD, teremos:

Dividendo = 6 x 35 + 5 = 210 + 5 = 215

Portanto, a Escola irá receber 215 laranjas.

Atividade 1

Os ingredientes de uma receita de bolo de polvilho são:

  • 4 xícaras de polvilho doce
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 gema
  • 250 g de manteiga
  • 1 colher (café) de sal
  • 1 colher (chá) de fermento
  • Rendimento: 15 porções

Pergunta-se: 

  1. Quantas porções rendem 3 receitas? E 5 receitas?
  2. Escreva os ingredientes necessários para fazer 3 receitas dessas?

Atividade 2

Qual é o dividendo numa divisão em que o divisor é 26, o quociente é 9 e o resto é 5 ?

Atividade 3

Você tem 4 números iguais escritos em 4 cartões. Se a soma deles for igual a 1068, qual é o número escrito em cada cartão? Determine o número que ao ser multiplicado por 4 resulta 1068. 


Referencial Bibliográfico Souza, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.
Giovanni Júnior, José Ruy – A conquista da matemática: 6o ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.

Componente CurricularObjetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento
Matemática(EAJAMA0505) Interpretar, resolver e elaborar situações-problema que envolvam cálculos com números naturais, com compreensão dos processos neles envolvidos

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).