You are currently viewing MATEMÁTICA – MULTIPLICAÇÃO: DISPOSIÇÃO RETANGULAR

MATEMÁTICA – MULTIPLICAÇÃO: DISPOSIÇÃO RETANGULAR

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA  é destinada aos estudantes da 1ª/2ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

A MULTIPLICAÇÃO É UMA DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS E, MUITAS VEZES, É APRESENTADA SOMENTE COMO UMA ADIÇÃO DE PARCELAS IGUAIS. ISTO ESTÁ CORRETO, CLARO! MAS A MULTIPLICAÇÃO PODE E DEVE SER RELACIONADA A OUTROS CONTEXTOS. E AQUI NESTA ATIVIDADE, VOCÊ TERÁ A OPORTUNIDADE DE APLICAR OS CONCEITOS APREENDIDOS. 

BOM ESTUDO!

FONTE: CINEMA – DISPOSIÇÃO RETANGULAR, CANVA.COM

QUESTÃO 1

EM UMA SALA DE AULA, AS CARTEIRAS ESTÃO ORGANIZADAS EM FILAS. NO TOTAL SÃO 7 FILAS COM 8 CARTEIRAS. QUANTAS CARTEIRAS HÁ NESSA SALA?

QUESTÃO 2

EM UMA BANDEJA, OVOS ESTÃO DISTRIBUÍDOS EM 5 FILAS COM 6 OVOS EM CADA UMA. QUANTOS OVOS HÁ NESSA CARTELA?

QUESTÃO 3

O TABULEIRO DO JOGO DE DAMAS ESTÁ DIVIDIDO EM PEQUENOS QUADRADOS. SÃO 8 QUADRADOS NA HORIZONTAL E 8 NA VERTICAL, COMO MOSTRADO NA IMAGEM. QUANTOS QUADRADOS HÁ NO TABULEIRO DE DAMAS?

FONTE: TABULEIRO DAMAS – CANVA.COM

QUESTÃO 4

NO SUPERMERCADO, MÁRIO ORGANIZOU 24 CAIXAS DE UM PRODUTO PRATELEIRA COLOCANDO 2 FILAS COM 12 PRODUTOS EM CADA. MUDANDO SOMENTE AS QUANTIDADES DE FILAS, LEMBRANDO QUE TODAS AS FILAS PRECISAM TER A MESMA QUANTIDADE DE PRODUTOS, DE QUE OUTRA FORMA MÁRIO PODE ORGANIZAR ESSES 24 PRODUTOS?


SAIBA MAIS

QUE TAL UM DESAFIO? NO VÍDEO “ORGANIZANDO FOTOGRAFIAS”, PROFESSORA CRISTIANE SOUZA APRESENTA ALGUNS DESAFIOS MATEMÁTICOS QUE PODEM SER RESOLVIDOS COM A DISPOSIÇÃO RETANGULAR NA MULTIPLICAÇÃO. BOM ESTUDO!

Canal Cristiane Souza “ORGANIZANDO AS FOTOGRAFIAS”. Disponível em: <https://youtu.be/b70CddUxJ-4>. Acesso em: 15 mai 2022.

Acesse essa proposta didática (slides 13 e atividade 13) em formato para impressão. Clique aqui: 
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-1a-2a-series/


Componente CurricularObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
MatemáticaEAJAMA0208) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas e elementos apresentados em disposição retangular.
Arte(EAJAAR0105) Conhecer e interagir com os diferentes elementos da linguagem artística visual: pintura, gravura, murais, grafite, cinema, fotografia, arte digital, instalações; dentre outros.
ReferênciasPARMEGIANI, Roselice. Ensinando multiplicação nas séries iniciais. Ensinando Matemática. URL https://www.ensinandomatematica.com/ensinando-multiplicacao-anos-iniciais/, consultado em
04/05/2022.

BARBOSA, Adriana Tiradentes. ALVES, Carla Juliana Galvão. Linguagem fotográfica: uma
experiência poética com alunos do 8º ano do ensino fundamental. Os desafios da escola pública
paranaense nas perspectiva do professor PDE. Artigos 2016. Versão Online, Volume I.
Disponível em http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_arte_uel_adrianatiradentesbarbosa.pdf, consultado em 09/05/2022.

PARMEGIANI, Roselice. Multiplicação com carimbos. Ensinando Matemática. URL
https://www.ensinandomatematica.com/ensinando-multiplicacao-anos-iniciais/,
consultado em 09/05/2022.