Olá, educando (a)! Esta videoaula de Matemática para a 3ª série da Eaja foi veiculada na TV no dia 04/05/2021 (Terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3a/LA_MIGRACI%C3%93N_DE_CULTURAS.jpg
NESSA AULA VOCÊ, ESTUDANTE DA 3ª SÉRIE DA EAJA TERÁ A OPORTUNIDADE DE FAZER A LEITURA, INTERPRETAÇÃO E ANÁLISE COM SITUAÇÕES-PROBLEMAS DE DADOS APRESENTADOS EM TABELAS E GRÁFICOS, ENFOCANDO QUANTO AO FENÔMENO DE MIGRAÇÃO EM GOIÂNIA E A IMPORTÂNCIA DO RESPEITO E RECEPTIVIDADE PARA COM ESTAS PESSOAS.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR COM A TEMÁTICA: DADOS ESTATÍSTICOS E A MIGRAÇÃO EM GOIÂNIA
OLÁ, ESPERO QUE ESTEJA TUDO BEM COM VOCÊ E SUA FAMÍLIA!
NESTA AULA DA 3ª. SÉRIE DA EAJA CONVIDO VOCÊ PARA CONHECER UM POUCO SOBRE O FENÔMENO DAS MIGRAÇÕES EM NOSSA CIDADE, ESPECIALMENTE NAS TURMAS DA EAJA, POIS HÁ UM VOLUME EXPRESSIVO DE PESSOAS QUE VEM DE OUTROS ESTADOS EM BUSCA DE TRABALHO E QUE NÃO CONSEGUIAM SEGUIR SEUS ESTUDOS NOS ESTADOS DE ORIGEM.
PROFESSORA, VOCÊ FALOU EM MIGRAÇÃO, QUE FENÔMENO É ESSE? COMO DIZIA MEU PAI, É COMER OU DE PASSAR NO CABELO?
MIGRAÇÃO É O MOVIMENTO QUE FAZEM AS PESSOAS AO SAÍREM DE SEUS LOCAIS DE ORIGEM EM BUSCA DE MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA OU POR OUTROS MOTIVOS.

QUANDO PESSOAS DE OUTROS ESTADOS VÊM PARA GOIÁS CHAMAMOS DE IMIGRAÇÃO

E QUANDO PESSOAS SAEM DO ESTADO DE GOIÁS PARA OUTROS ESTADOS, CHAMAMOS DE EMIGRAÇÃO.

SEGUNDO O IBGE, QUE É O INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, GOIÂNIA É A SEGUNDA CAPITAL QUE MAIS ATRAI MIGRANTES NO PAÍS – SÓ PERDE PARA BRASÍLIA. AS DUAS METRÓPOLES SÃO AS QUE MAIS RECEBEM MORADORES DE OUTROS ESTADOS.
OBSERVE O GRÁFICO ABAIXO, NELE PODEMOS PERCEBER QUE 53,1 % DOS IMIGRANTES QUE ENTRAM EM GOIÁS SÃO PESSOAS SEM INSTRUÇÃO E ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO. (FONTE: PNAD 2015)

AGORA, NESTA OUTRA TABELA ESTATÍSTICA, PODEMOS OBSERVAR QUE EM 2010, A MAIOR PARTE DESTES IMIGRANTES ERAM DOS ESTADOS DE MINAS GERAIS, BAHIA, MARANHÃO E DISTRITO FEDERAL.


E NA SUA SALA DE EAJA, TEM MUITOS COLEGAS QUE NÃO NASCERAM EM GOIÁS?
AH, COM CERTEZA, NÃO É MESMO, TALVEZ EU ATÉ ESTEJA FALANDO COM VOCÊ QUE VEIO LÁ DO MARANHÃO PARA NOSSA LINDA CIDADE DE GOIÂNIA.
SEJA BEM-VINDA! SEJA BEM-VINDO! AFINAL, TODOS VOCÊS QUE CHEGAM AQUI DE OUTROS ESTADOS TRAZEM CONSIGO CONTRIBUIÇÕES QUANTO À SUA CULTURA, SEU MODO DE SER E VIVER, INCLUINDO AI PALAVRAS, PRATOS TÍPICOS DA SUA REGIÃO E TAMBÉM MUITAS PALAVRAS, POR EXEMPLO MANDIOCA PRA NÓS É AIPIM PARA O BAIANO.
RESPEITAR OUTRAS CULTURAS SÓ TRAZ CRESCIMENTO PARA OS GRUPOS SOCIAIS E, CONSEQUENTEMENTE PARA O NOSSO PAÍS.
LER E COMPREENDER O QUE DIZEM OS GRÁFICOS E TABELAS PODEM NOS AJUDAR E MUITO DA COMPREENSÃO DO MUNDO EM QUE VIVEMOS.
ATIVIDADE 1:
VAMOS HIPOTETICAMENTE, OU SEJA, VAMOS SUPOR QUE NA SUA ESCOLA TENHA AS SEGUINTES QUANTIDADES DE ALUNOS, CATEGORIZADOS POR TURMA E PELO ESTADO DE ORIGEM:
TABELA 1: NÚMERO DE ALUNOS QUE VIERAM DE OUTROS ESTADOS

AGORA É COM VOCÊ! FAÇA A INTERPRETAÇÃO DA TABELA E RESPONDA ÀS SEGUINTES PERGUNTAS.
QUANTOS ALUNOS VIERAM DO MARANHÃO?

QUAL SÉRIE APRESENTA O MAIOR NÚMERO DE IMIGRANTES?

MONTE UM GRÁFICO DE BARRAS REFERENTE A ESTAS INFORMAÇÕES OU DADOS.
POR ESTE GRÁFICO, PERCEBE-SE QUE O MAIOR NÚMERO DE ALUNOS VINDOS DE OUTROS ESTADOS, NESTA ESCOLA, SÃO OS QUE VIERAM DO ESTADO DO MARANHÃO.
AO TABULAR OS DADOS, OU SEJA, COLOCÁ-LOS NUMA TABELA, PARA SABER QUAL É O MAIOR OU MENOR VALOR É PRECISO OBSERVAR ATENTAMENTE AS LINHAS E COLUNAS DA TABELA E FAZER ALGUNS CONTINHAS.
JÁ NOS GRÁFICOS… ELES NOS PERMITEM UMA RÁPIDA LEITURA DAS INFORMAÇÕES. ENTÃO FICA MAIS FÁCIL OBSERVAR O MAIOR, IGUAL OU MENOR VALOR NOS DADOS TABULADOS.
E TAMBÉM PODEMOS INVERTER E VERIFICAR POR SÉRIE A QUANTIDADE DE ALUNOS QUE VIERAM DE OUTROS ESTADOS.
VEJA SÓ COMO FICA AGORA O GRÁFICO.

UAU, NOSSA AULA DE HOJE FOI MUITO INTERESSANTE. SABER LER OS DADOS COLOCADOS EM TABELAS E GRÁFICOS NOS AUXILIAM MUITO NA COMPREENSÃO DO CENÁRIO REFERENTE AO ASSUNTO. VOCÊ PODE FAZER AI TABELAS COM SEUS GASTOS MENSAIS E VERIFICAR QUANTO ESTÁ SOBRANDO OU FALTANDO AO FINAL DO MÊS E CONSEGUIR ENTÃO ADQUIRIR AQUELE PRESENTE DOS SEUS SONHOS OU ENTÃO, CONTROLAR E QUITAR AQUELAS VELHAS DÍVIDAS HEIM!?
ESPERO QUE TENHA GOSTADO TANTO QUANTO EU. BYE BYE, ATÉ A PRÓXIMA AULA!
Referências | https://secom.ufg.br/n/68115-goiania-e-a-segunda-capital-que-mais-atrai-migrantes-no-paishttps://www.imb.go.gov.br/files/docs/publicacoes/estudos/2014/panorama-da-migracao-em-goias.pdf |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | MATEMÁTICA (EAJAMA0335) LER, INTERPRETAR, ANALISAR E RESOLVER PROBLEMAS COM DADOS APRESENTADOS EM TABELAS SIMPLES OU DE DUPLA ENTRADA, EM GRÁFICOS DE COLUNAS, BARRAS, LINHAS E PICTÓRICOS E IDENTIFICAR ALGUNS DOS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS, COMO TÍTULO, LEGENDAS E FONTES. GEOGRAFIA (EAJAHI0304) PERCEBER A PRESENÇA DO FENÔMENO DAS MIGRAÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR E COMO SE DÁ O CONVÍVIO ENTRE AS DIFERENÇAS REGIONAIS ENTRE OS EDUCANDOS DA EAJA. (EAJAGE0302) PERCEBER EM SEUS LUGARES DE VIVÊNCIA, MARCAS DE CONTRIBUIÇÃO CULTURAL E ECONÔMICA DOS GRUPOS DE DIFERENTES ORIGENS, DESENVOLVENDO O RESPEITO POR ESSAS DIFERENÇAS. |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).