Olá, educando (a)! Esta videoaula de Matemática para a 4ª série da Eaja foi veiculada na TV no dia 04/05/2021 (Terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
NESSA AULA VOCÊ, ESTUDANTE DO 4º ANO DA EAJA, TERÁ ACESSO A AOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS SOBRE GRANDEZAS E MEDIDAS E SUA IMPORTÂNCIA EM NOSSO DIA-A-DIA.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR COM A TEMÁTICA: GRANDEZAS E MEDIDAS
OLÁ, TUDO BEM COM VOCÊ? FICO FELIZ DE TER VOCÊ AQUI NO CONEXÃO-ESCOLA PARA UMA AULA BEM PRÁTICA SOBRE GRANDEZAS E MEDIDAS.
E COMO MATEMÁTICA ESTÁ EM TUDO, HOJE VOCÊ PODERÁ COMPROVAR ISSO EM SITUAÇÕES DO SEU COTIDIANO E SABERÁ RESPONDER:
- O QUE É GRANDEZA PARA A MATEMÁTICA?
- DE ONDE VEIO A PADRONIZAÇÃO DAS UNIDADES DE MEDIDAS?
- MASSA E VOLUME É A MESMA COISA?
- SITUAÇÕES PRÁTICAS DO USO DE MEDIDAS DE CAPACIDADE, MASSA, COMPRIMENTO E TEMPO.
- DESAFIO FINAL
ATIVIDADE 1:
VAMOS VOLTAR UM POUCO NO TEMPO E VER O PORQUÊ SURGIU A NECESSIDADE DE MEDIDAS.
MAS, ANTES DISSO, VOCÊ SABE O QUE É GRANDEZA? QUAL O SIGNIFICADO MATEMÁTICO PARA ESTÁ PALAVRA?
GRANDEZAS FÍSICAS SÃO AS PROPRIEDADES MENSURÁVEIS, OU SEJA, QUE SE PODEM MEDIR, DE UM FENÔMENO, CORPO OU SUBSTÂNCIA. É NECESSÁRIO QUE ESSAS PROPRIEDADES POSSAM SER EXPRESSAS QUANTITATIVAMENTE, OU SEJA, EM QUANTIDADES.
E ISSO VEM DE LONGE! AO LONGO DA HISTÓRIA, AS UNIDADES DE MEDIDA ERAM CRIADAS E ADAPTADAS CONFORME A NECESSIDADE DO POVO. BEM ANTIGAMENTE, HÁ 4.000 ANOS OS EGÍPCIOS UTILIZAVAM COMO MEDIDA O CÚBITO, QUE CONSISTIA NA DISTÂNCIA DO COTOVELO ATÉ A PONTA DO DEDO MÉDIO DO FARAÓ. E MUITAS DAS MEDIDAS TINHAM POR BASE ALGUMA PARTE DO CORPO HUMANO, O PALMO, OS PÉS, A POLEGADA, E NA INGLATERRA E ESTADOS UNIDOS ELES UTILIZAM ATÉ O HOJE JARDA, QUE É A MEDIDA DO NARIZ ATÉ A PONTA DO POLEGAR, COM O BRAÇO ESTICADO. ATÉ HOJE NO FUTEBOL UTILIZA-SE ESSA MEDIDA, SABIA? QUANDO O JUIZ MEDE A DISTÂNCIA DA BARREIRA COM PASSOS, É PORQUE CADA PASSA EQUIVALE A UMA JARDA.
BOM, PELO VISTO ATÉ AGORA, SE NÃO HOUVESSE UMA PADRONIZAÇÃO DAS MEDIDAS TUDO FICARIA BEM CONFUSO NÃO É MESMO?
E FOI O NA FRANÇA, SOB O COMANDO DE NAPOLEÃO BONAPARTE, QUE HOUVE A PRIMEIRA PADRONIZAÇÃO PARA O SISTEMA MÉTRICO DECIMAL. E O BRASIL, SOB COMANDO DE D. PEDRO II, POR MEIO DE UM DECRETO ADOTOU O METRO E ABANDONOU AS MEDIDAS DE VARAS, BRAÇAS, LÉGUAS E QUINTAIS.
MAS FOI SÓ NO ANO DE 1960, QUE O SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES PADRONIZOU UM GRUPO DE 7 GRANDEZAS, E ENTRE ELAS:
A MEDIDA DE TEMPO: SEGUNDOS (s)
A MEDIDA DE COMPRIMENTO: METRO (m)
A MEDIDA DE MASSA: QUILOGRAMA (kg)
A MEDIDA DE CAPACIDADE: LITRO (l)
EXEMPLO 1: MASSA
DIGAMOS QUE VOCÊ VÁ AO MERCADO COMPRAR UM POUCO DE MUSSARELA PARA FAZER UM SABOROSO SANDUÍCHE E OBSERVA QUE SÓ TEM EMBALAGEM DE 200g AO PREÇO DE R$ 4,30. AH, VOCÊ PENSA QUE ESTÁ UM PREÇO BOM E COMPRA.
ENTRETANTO, OLHA SÓ, VOCÊ PAGOU UMA MUSSARELA AO PREÇO DE R $21,50 O QUILOGRAMA (kg).
PRECISAMOS SEMPRE FICAR ATENTOS POIS MUITAS VEZES LEVAMOS “GATO POR LEBRE” ACHANDO QUE O PREÇO ESTÁ BOM, MAS NOS ESQUECEMOS DAS MEDIDAS.
OLHA SÓ, SE A EMBALAGEM DA MUSSARELA É DE 200g, EU PRECISO SABER QUANTAS GRAMAS TEM EM UM QUILOGRAMA, OU SEJA: 1kg CONTÉM 1000g. ENTÃO PRA SABER O VALOR DO kg DA MUSSARELA É PRECISO PEGAR O 200g E MULTIPLICAR POR 5. E O PREÇO? FICA 5 X 4,30 = 21,50.
LEMBRETE: 1kg → 1000g
NORMALMENTE TEM ALGUNS PRODUTOS QUE SÃO VENDIDOS EM GRAMAS, POR EXEMPLO, PIMENTA, QUEIJO, PRESUNTO, PÃES E MUITO MAIS. E OUTROS QUE SÃO VENDIDOS MAIS POR kg, POR EXEMPLO, BATATAS, ARROZ, FEIJÃO, TOMATES, E MUITO MAIS.
AGORA, PODE SER QUE AO PESAR UM ALIMENTO, DÊ 3,5kg – ISSO É 3 QUILOGRAMAS + 500 GRAMAS. 500g É O MESMO QUE 0,5 kg = MEIO QUILOGRAMA. EM MILIGRAMAS VOCÊ VERIFICARÁ PRINCIPALMENTE AO ADQUIRIR MEDICAMENTOS, OU SEJA OS REMÉDIOS, EM QUE AS QUANTIDADES SÃO BEM PEQUENAS E POR ISSO, UTILIZAM AS MILIGRAMAS.
CONSIDERE AGORA O PESO DE UM ELEFANTE.
NESTES CASOS A UNIDADE DE MEDIDA PASSA PARA TONELADA (t) QUE EQUIVALE A 1.000kg.
O ELEFANTE PESA EM TORNO DE 4 A 6 TONELADAS.
VOCÊ JÁ OBSERVOU NOS NOTICIÁRIOS SOBRE A VENDA DE “SACAS” DE GRÃOS COMO A SOJA, POR EXEMPLO. A UNIDADE DE MEDIDA RELACIONADA A MUITAS SACAS DE SOJA, ARROZ, FEIJÃO É TAMBÉM EM TONELADAS.
EXEMPLO 2: COMPRIMENTO
NESTA GRANDEZA, ATÉ HOJE SE USA ALGUMAS MEDIDAS COM BASE EM PARTES DO CORPO HUMANO. UM AVIÃO AO INFORMAR À TORRE E PASSAGEIROS A SUA ALTITUTE, O PILOTO INFORMA ESTAMOS A 3.000 PÉS, SIGNIFICA ESTAR A 914,4 METROS DO CHÃO.
E VOCÊ, JÁ MEDIU MUITAS COISAS USANDO A PALMA DA SUA MÃO? LEMBRA DOS COMERCIAIS DE TV? É USADA A POLEGADA PARA DEFINIR O TAMANHO DA TELA.
MAS, O PEDREIRO VAI SABER BEM QUAL MEDIDA USAR PARA CONSTRUIR A PAREDE. O METRO.
E O ESTUDANTE VAI SABER BEM COMO MEDIR O TAMANHO DA FOLHA DO SEU CADERNO… VAI USAR UMA RÉGUA EM CENTÍMETROS.
E O MARCENEIRO PARA MONTAR O ARMÁRIO VAI SABER MUITO BEM QUAL MEDIDA USAR PARA COMPRAR OS PARAFUSOS BEM PEQUENOS… VAI USAR OS MILÍMETROS.
LEMBRETE: 1 METRO → 100 CENTÍMETROS
1 CENTÍMETRO → 10 MILÍMETROS
E 1.000 METROS? COM CERTEZA O CAMINHONEIRO VAI USAR MUITO ESTA MEDIDA NAS ESTRADAS PARA CHEGAR AO SEU DESTINO.
1000 METROS → 1 QUILÔMETRO (km)
EXEMPLO 3: TEMPO
SE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO POR UMA NOTÍCIA BOA, O TEMPO NÃO PASSA… MAS SE ESTIVER CURTINDO COM A FAMÍLIA MOMENTOS DE ALEGRIA…. AH! O TEMPO VOA…
E ASSIM ACONTECE SEMPRE, PORQUE A PERCEPÇÃO DA PASSAGEM DO TEMPO DEPENDE MUITO DE COMO VOCÊ ESTÁ SE SENTINDO, OU COM PRESSA, OU TRANQUILO.
POR ISSO É NECESSÁRIO TER UMA UNIDADE DE MEDIDA PADRÃO, SENÃO FICARÍAMOS PERDIDOS COM AS PERCEPÇÕES DE TEMPO TÃO VARIÁVEIS DE PESSOA PARA PESSOA.
TODAS AS MEDIDAS QUE ESTUDAMOS HOJE SEGUEM O MESMO PADRÃO, OU SEJA, UMA GRAMA É A MILÉSIMA PARTE DE 1 kg; O METRO É MILÉSIMA PARTE DE 1km; O CENTÍMETRO É A CENTÉSIMA PARTE DO METRO. SÃO TODAS MEDIDAS BASEADAS NO SISTEMA DECIMAL.
AGORA PARA MEDIR O TEMPO UTILIZA-SE A BASE SEXAGESÍMAL, DE 60 EM 60. UMA HERANÇA DA CIVILIZAÇÃO ASSÍRIA. NÃO SE SABE AO CERTO O MOTIVO DE SUA CRIAÇÃO. UMA HIPÓTESE É A UNIÃO COM O SISTEMA DE CONTAGEM DE BASE 5 (CONTAR COM OS DEDOS DA MÃO) E O SISTEMA DE CONTAGEM BASE 12 (MÉTODO DAS 3 FALANGES, QUE CONSISTIA EM CONTAR AS FALANGES DOS DEDOS COM O POLEGAR).
LEMBRETE:
60 SEGUNDOS → 1 MINUTO
60 MINUTOS → 1 HORA
E PARA MEDIR A PASSAGEM DO TEMPO A UNIDADE PADRONIZADA É O SEGUNDO (s). VOCÊ PODE ACHAR QUE UM SEGUNDO É MUITO POUCO TEMPO, MAS EU GARANTO QUE UM SEGUNDO PARA UM NADADOR NUMA OLIMPÍADA É MUITO TEMPO, POIS POR UM SEGUNDO ELE PERDE A MEDALHA DE OURO.
AGORA É COM VOCÊ!
PRA FECHAR BEM A AULA DE HOJE, VAMOS CONSIDERAR QUE VOCÊ QUEIRA FAZER UM CANTEIRO RETANGULAR NO SEU QUINTAL, CERCÁ-LO DE TIJOLOS E PLANTAR ALFACE. SABENDO QUE O CANTEIRO TEM 3m X 1,6m, QUANTOS TIJOLOS SERÃO NECESSÁRIOS, SABENDO QUE CADA TIJOLO TEM 40cm DE COMPRIMENTO?
VAMOS SISTEMATIZAR:
É PRECISO SABER QUAL A MEDIDA TOTAL DO CANTEIRO. COMO ELE É RETANGULAR, ENTÃO TEM-SE 3m X 2 = 6m + 1,6m X 2 = 3,2m → 6m + 3,2m = 9,2m
CADA TIJOLO MEDE 40 cm
PRECISAMOS UNIFICAR AS MEDIDAS:
TRANSFORMAR 9,2 m PARA cm → 9,2 X 100 = 920 cm
920 ÷ 40 = 23 TIJOLOS
TRANSFORMAR 9,2 m PARA cm → 9,2 X 100 = 920 cm
920 ÷ 40 = 23 TIJOLOS
DESAFIO
CONVERSE COM AS PESSOAS E DESCUBRA A RESPOSTA PARA O SEGUINTE PROBLEMA: UM HOMEM PESANDO 80kg E SEUS DOIS FILHOS, CADA UM PESANDO 40kg, PRECISAVAM ATRAVESSAR UM RIO EM UM BOTE. O BOTE SÓ SUPORTA 80kg. COMO ELES DEVEM AGIR PARA FAZER A TRAVESSIA?
RESUMINDO, NA AULA DE HOJE VOCÊ ESTUDOU 3 DAS 7 GRANDEZAS FÍSICAS DO SISTEMA INTERNACIONAL DE MEDIDAS: MASSA, COMPRIMENTO E TEMPO; E AS UNIDADES UTILIZADAS EM CADA UMA DELAS. POR MEIO DE EXEMPLOS DO COTIDIANO PODE COMPREENDER SUAS APLICAÇÕES DE FORMA CONTEXTUALIZADA.
AH, ACERTOU A RESPOSTA: PRIMEIRO VÃO OS 2 FILHOS NO BOTE, UM IRMÃO FICA NA OUTRA MARGEM E O OUTRO VOLTA TRAZENDO O BOTE PARA O PAI, QUE SEGUE SOZINHO PARA A OUTRA MARGEM. AI VOLTA O FILHO TRAZENDO O BOTE E AI OS 2 FILHOS FAZEM A TRAVESSIA E OS 03 SEGUEM VIAGEM.
OBRIGADA POR FICAR COMIGO E ATÉ A PRÓXIMA AULA!
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAMA0422) LER, INTERPRETAR, RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLEMA ENVOLVENDO MEDIDAS DAS GRANDEZAS COMPRIMENTO, ÁREA, MASSA, TEMPO, TEMPERATURA E CAPACIDADE, RECORRENDO A TRANSFORMAÇÕES ENTRE AS UNIDADES MAIS USUAIS. |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).