You are currently viewing MATEMÁTICA – LEITURA DAS HORAS NO RELÓGIO

MATEMÁTICA – LEITURA DAS HORAS NO RELÓGIO

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA  É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º PERÍODO (1ª/2ª SÉRIES) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.


LEITURA DAS HORAS: RELÓGIO ANALÓGICO E DIGITAL

FONTE: RELÓGIO – CANVA

MARCAR O TEMPO É UMA NECESSIDADE DO SER HUMANO. UMA DAS FORMAS DE FAZER ISSO É UTILIZANDO O RELÓGIO, QUE MARCA O TEMPO EM HORAS, MINUTOS E SEGUNDOS. ESSAS SÃO UNIDADES DE MEDIDA DE TEMPO MENORES QUE O DIA. UM DIA TEM 24 HORAS. 

ATUALMENTE, USAMOS RELÓGIOS ANALÓGICO E DIGITAL. O RELÓGIO ANALÓGICO É CONHECIDO TAMBÉM COMO RELÓGIO DE PONTEIROS. 

FONTE: RELÓGIO ANALÓGICO – ACERVO NEC – PRODUZIDA NO CANVA.COM

COMO SE LÊ AS HORAS NO RELÓGIO ANALÓGICO?

A LEITURA NO RELÓGIO ANALÓGICO É FEITA DA SEGUINTE FORMA:

  • PRIMEIRO, LEMOS AS HORAS MARCADAS PELO PONTEIRO PEQUENO.
  • DEPOIS, LEMOS OS MINUTOS MARCADOS PELO PONTEIRO GRANDE.

POR EXEMPLO, NA IMAGEM ACIMA, O RELÓGIO MARCA 6 HORAS E 5 MINUTOS, OU 6:05H. DEPENDENDO DO PERÍODO DO DIA, LEMOS 6 HORAS E 5 MINUTOS DA MANHÃ (AM) OU DA NOITE (PM).

JÁ O RELÓGIO DIGITAL, NÃO USA PONTEIROS FÍSICOS. EM GERAL, O HORÁRIO JÁ VEM  ESCRITO NUMA TELA. 

FONTE: RELÓGIO DIGITAL – ACERVO NEC – PRODUZIDO NO CANVA.COM

COMO SE LÊ AS HORAS NO RELÓGIO DIGITAL?

A LEITURA NO RELÓGIO DIGITAL É FEITA DA MESMA FORMA QUE NO RELÓGIO ANALÓGICO: LEMOS AS HORAS, DEPOIS OS MINUTOS. 

NO EXEMPLO ACIMA, O RELÓGIO MARCA 5 HORAS E 30 MINUTOS. 

RELÓGIO DIGITAL, O TEMPO PODE SER CONTATO EM DOIS FORMATOS:

  • EM GRUPO DE 12 HORAS COMO NO RELÓGIO ANALÓGICO. NO CASO, ACRESCENTAMOS O PERÍODO DO DIA (MANHÃ, TARDE OU NOITE) NA LEITURA. 
  • EM 24 HORAS, COM A CONTAGEM DE 0 HORAS ATÉ 23 HORAS. 

BOM ESTUDO!


QUESTÃO 1

VAMOS FALAR DOS SEUS HORÁRIOS.

A) A QUE HORAS VOCÊ ACORDOU HOJE? ESCREVA ESSE HORÁRIO NO FORMATO NUMÉRICO DE HORAS E MINUTOS.

_______________________________________________________________________________________________________________________

B) QUAL HORÁRIO VOCÊ ALMOÇOU HOJE? ESCREVA ESSE HORÁRIO POR EXTENSO.

_______________________________________________________________________________________________

C) A QUE HORAS COMEÇAM AS SUAS AULAS? REPRESENTE ESTE HORÁRIO NO RELÓGIO ABAIXO.

FONTE: RELÓGIOS – CANVA.

QUESTÃO 2

DONA ÂNGELA PROGRAMOU UM ALARME NO CELULAR PARA LEMBRAR O HORÁRIO DE TOMAR SEU REMÉDIO. O ALARME ESTÁ DEFINIDO PARA TOCAR ÀS SETE HORAS E QUARENTA E CINCO MINUTOS DA MANHÃ. QUAL DOS HORÁRIOS ABAIXO CORRESPONDE AO ALARME QUE DONA ÂNGELA PROGRAMOU?

(A) 7:40H.

(B) 7:45H.

(C) 745H.

(D) 745MIN

QUESTÃO 3

SENHOR LUIZ TRABALHA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DURANTE 8 HORAS POR DIA. NA FOLHA DE PONTO, ELE REGISTRA OS HORÁRIOS DE ENTRADA E SAÍDA. ALGUNS HORÁRIOS DE HOJE ESTÃO MARCADOS NOS RELÓGIOS ABAIXO. OBSERVE CADA UM E ESCREVA-OS POR EXTENSO. 

A) HORÁRIO DE ENTRADA:

FONTE: RELÓGIO FÁBRICA – CANVA.COM

ESCREVA POR EXTENSO ESSE HORÁRIO:

 _______________________________________________________________________________________________________________________

B) HORÁRIO DO ALMOÇO:

FONTE: HORA DIGITAL – CANVA.COM

ESCREVA POR EXTENSO ESSE HORÁRIO:

_______________________________________________________________________________________________________________________

C) HORÁRIO DE SAÍDA:

FONTE: RELÓGIO DIGITAL – CANVA.COM

ESCREVA POR EXTENSO ESSE HORÁRIO.

 _______________________________________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 4

JOSÉ VAI PARA O TRABALHO DE ÔNIBUS. HOJE, AO CHEGAR NO PONTO,  ELE OLHOU NO RELÓGIO QUE MARCAVA O SEGUINTE  HORÁRIO:

FONTE: HORÁRIO DE CHEGADA – CANVA.COM

O ÔNIBUS PASSA PONTUALMENTE ÀS 7:00H. ANALISE A SITUAÇÃO E RESPONDA.

JOSÉ…

(A) CHEGOU MUITO DEPOIS DO HORÁRIO DO ÔNIBUS. 

(B) CHEGOU COM TEMPO PARA PEGAR O ÔNIBUS. 

(C) CHEGOU EM CIMA DA HORA DO ÔNIBUS. 

(D) CHEGOU UM POUCO DEPOIS DO HORÁRIO DO ÔNIBUS. 

SAIBA MAIS

SE VOCÊ TEM DÚVIDAS SOBRE COMO LER AS HORAS, SEGUEM DUAS DICAS DE VÍDEO QUE PODERÃO AUXILIAR NA COMPREENSÃO DOS CONCEITOS ENVOLVIDOS NESSA LEITURA. O PRIMEIRO VÍDEO É “MEDINDO HORAS, MINUTOS E SEGUNDOS”, DA PROFESSORA CRISTIANE SOUZA. O SEGUNDO, É O VÍDEO “O TEMPO – LEITURA DE HORAS”, TAMBÉM DA PROFESSORA CRISTIANE SOUZA. ASSISTA-OS.

Canal Cristiane Souza “MEDINDO HORAS, MINUTOS E SEGUNDOS”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ByQa2eG8bYs>. Acesso em: 09 mai 2022.

Canal Cristiane Souza “O TEMPO – LEITURA DE HORAS”. Disponível em: <https://youtu.be/aDZmK8KbxBU>. Acesso em: 09 mai 2022.


AutoriaCristiane Soares de Souza, licenciatura em Matemática.
Componente CurricularObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Matemática(EAJAMA0129) Reconhecer unidades distintas de medida de tempo e instrumentos diversos de medida e marcação temporal. 
(EAJAMA0132) Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, identificando tempo a transcorrer e transcorrido, tempo presente, passado e futuro, em contextos diversos.
História(EAJAHI0214) Conceituar o trabalho como uma categoria em que a condição humana seja valorizada e identificar suas contradições em uma sociedade desigual.
ReferênciasBRASIL, Constituição Federal. URL http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm, consultado em 04/05/2022.

OLIVEIRA, Raul Rodrigues de. Medidas de tempo. Escola Kids, URL https://escolakids.uol.com.br/matematica/unidades-de-medida-de-tempo.htm, consultado em 06/05/2022.