OLÁ! ESTA AULA DE MATEMÁTICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA A EDUCANDOS DA 3ª SÉRIE DA EAJA.
DESDE MUITO TEMPO, O HOMEM BUSCOU FORMAS DE MEDIR E QUANTIFICAR. E MUITAS VEZES ISSO ACONTECIA POR COMPARAÇÃO: É MENOR, MAIOR, MAIS DISTANTE, MAIS PERTO. FOI ASSIM QUE SURGIRAM ALGUMAS MEDIDAS HOJE CONSIDERADAS NÃO PADRONIZADAS, MAS QUE, EM SUA ÉPOCA, ERA O QUE SE TINHA EM DETERMINADAS SOCIEDADES E O CORPO HUMANO SEMPRE FOI ALVO DESTAS INVENÇÕES.
VEJA A VIDEOULA DA PROFESSORA ALDA MARTINS EXPLICANDO MELHOR SOBRE ESSA TEMÁTICA.
NESSE VÍDEO, A PROFESSORA ALDA MARTINS APRESENTA ALGUMAS FORMAS DE MEDIDAS NÃO PADRONIZADAS, OU SEJA, QUE VARIAM DE PESSOA PARA PESSOA, POIS SE BASEIAM EM PARTE DO CORPO E ASSIM PRODUZEM RESULTADOS DIFERENTES.
O TERMO METROLOGIA VEM DO GREGO ‘METRON‘ QUE SIGNIFICA ‘MEDIDA’, E ‘LOGOS‘ QUE SIGNIFICA ‘ESTUDO’, LOGO É A CIÊNCIA DAS MEDIDAS E DAS MEDIÇÕES.
HÁ 4.000 ANOS OS EGÍPCIOS UTILIZAVAM COMO MEDIDA O CÚBITO, QUE CONSISTIA NA DISTÂNCIA DO COTOVELO ATÉ A PONTA DO DEDO MÉDIO DO FARAÓ. ERA UTILIZADO TAMBÉM O PALMO, OS PÉS, A POLEGADA, E NA INGLATERRA E ESTADOS UNIDOS ELES UTILIZAM ATÉ O HOJE JARDA, QUE É A MEDIDA DO NARIZ ATÉ A PONTA DO POLEGAR, COM O BRAÇO ESTICADO. ATÉ HOJE NO FUTEBOL UTILIZA-SE ESSA MEDIDA, SABIA? QUANDO O JUIZ MEDE A DISTÂNCIA DA BARREIRA COM PASSOS, É PORQUE CADA PASSO EQUIVALE A UMA JARDA. E NA COZINHA? VAMOS LER UMA RECEITA BEM SIMPLES. ANTES, SAIBA DIREITINHO QUE GÊNERO TEXTUAL É ESSE.
RECEITA: TRATA-SE DE TEXTO INSTRUCIONAL, PRESENTE NAS BULAS DOS REMÉDIOS, NAS RECEITAS DE COMIDA, NAS INSTRUÇÕES DE JOGOS E OUTROS. A RECEITA CULINÁRIA APRESENTA DUAS PARTES BEM DEFINIDAS – INGREDIENTES E MODO DE FAZER -, QUE PODEM OU NÃO VIR INDICADAS POR TÍTULOS. A PRIMEIRA PARTE APENAS RELACIONA OS INGREDIENTES, ESTIPULANDO AS QUANTIDADES NECESSÁRIAS, E A SEGUNDA PARTE RELATA O MODO DE FAZER. VEJA A RECEITA A SEGUIR:
BOLINHO DE CHUVA
INGREDIENTES:
2 OVOS
UM PUNHADO DE AÇUCAR
UM TANTO DE LEITE (ATÉ DAR O PONTO)
DOIS PUNHADOS E MEIO DE FARINHA DE TRIGO
DUAS PITADAS DE FERMENTO EM PÓ
EU NEM VOU ENTRAR NO MODO DE FAZER. ESSAS MEDIDAS ESTÃO COMPLICADAS, NÃO ACHAM?
AGORA É COM VOCÊ!
ATIVIDADE 1:
A ATIVIDADE CONSISTEM EM VOCÊ FAZER AS MEDIDAS DE FORMA NÃO PADRONIZADA E COMPARAR COM AS MEDIDAS FEITAS POR OUTRA PESSOA DA SUA CASA.
REGISTRE NO SEU CADERNO ESTA ATIVIDADE E FAÇA UM TEXTO COM SUAS CONCLUSÕES REFERENTES ÀS DIFERENTES MEDIDAS ENCONTRADAS.
POR EXEMPLO: QUANTOS PALMOS MEDE A MESA DA SALA? QUANTOS PÉS TEM DA SALA ATÉ O PORTÃO?
FIQUE BEM! SE CUIDE!
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | MATEMÁTICA (EAJAMA0221) RECONHECER QUE O RESULTADO DE UMA MEDIDA DEPENDE DA UNIDADE DE MEDIDA UTILIZADA E QUE O RESULTADO DE UMA MEDIDA PODE APRESENTAR VARIAÇÃO SIGNIFICATIVA EM UNIDADES DE MEDIDA NÃO PADRONIZADA LÍNGUA PORTUGUESA (EAJALP0301) LER TEXTOS INJUNTIVOS, INSTRUCIONAIS (RECEITAS E INSTRUÇÕES) E MULTISSEMIÓTICOS. |
Referências: | https://www.medeinstrumentos.com.br/a-origem-da-metrologia/ |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).