OLÁ, EDUCANDO (A)!ESTA VIDEOAULA DE MATEMÁTICA PARA A 4ª SÉRIE DA EAJA FOI VEICULADA NA TV NO DIA 15/06/2021 (TERÇA-FEIRA). AQUI NO PORTAL CONEXÃO ESCOLA, ELA ESTÁ DISPONÍVEL JUNTAMENTE COM A PROPOSTA DE ATIVIDADE.
NESTA AULA VOCÊ, ESTUDANTE DA 4ª SÉRIE DA EAJA CONHECERÁ A IMPORTÂNCIA DA PADRONIZAÇÃO DE MEDIDAS POR MEIO DE UMA ANÁLISE DA RECEITA DE UM EMPADÃO GOIANO, VALORIZANDO A CULTURA REGIONAL DA CIDADE DE GOIÁS.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR COM A TEMÁTICA: GRANDEZAS E MEDIDAS
OLÁ, TUDO BEM COM VOCÊ? FICO FELIZ DE TER VOCÊ AQUI NO CONEXÃO-ESCOLA PARA UMA AULA BEM GOSTOSA SOBRE GRANDEZAS E MEDIDAS.
E PARA ISSO VAMOS VIAJAR UM POUCO HOJE ATÉ À CIDADE DE GOIÁS. QUEM AI JÁ ESTEVE NESTA CIDADE HISTÓRICA AQUI PERTINHO DE GOIÂNIA?
PERTINHO? AH, O QUE É PERTO PRA MIM PODE SER LONGE PRA VOCÊ NÃO É MESMO, ENTÃO VAMOS ÀS MEDIDAS!
A CIDADE DE GOIÁS FICA A APROXIMADAMENTE 140 Km DE GOIÂNIA, SEGUINDO NO SENTIDO LESTE, SAÍDA PARA A CIDADE DE INHUMAS, PELA GO-070.
VEJA QUE A INDICAÇÃO NO GOOGLE MAPAS É DE 2 HORAS PARA VIAJAR 142km (FAZENDO UM ARREDONDAMENTO), ENTÃO QUANTOS QUILÔMETROS ESTÃO PREVISTOS FAZER EM UMA HORA?
PODEMOS CALCULAR POR ESTIMATIVA: A METADE DE 140 É 70 (PENSE EM 14 E FAÇA A OPERAÇÃO INVERSA SE FOR PRECISO – 2 X 7 QUE É A MESMA COISA DE 14:2). ENTÃO POR HORA VIAJARÁ 70Km/hora.
NA CIDADE DE GOIÁS TEM UMA COMIDA MUITO FAMOSA! É CONSIDERADA UMA COMIDA TÍPICA GOIANA E SUA RECEITA VIAJA O MUNDO INTEIRO, MAS NINGUÉM FAZ O EMPADÃO GOIANO COMO NA CIDADE DE GOIÁS!
A PROFESSORA REGINA DE CÁCIA MINISTROU UMA AULA PARA A 6ª. SÉRIE DA EAJA SOBRE ESSA RECEITA CULINÁRIA, OU MELHOR SOBRE ESSE GÊNERO TEXTUAL INSTRUTIVO. A AULA ESTÁ DISPONÍVEL NO PORTAL CONEXÃO-ESCOLA. VOCÊ PODE ACESSAR E TER A RECEITA COMPLETA.
MAS VAMOS REVER ALGUNS INGREDIENTES DA RECEITA:
PARA A MASSA:
1 KG DE FARINHA DE TRIGO
1 COPO AMERICANO DE ÓLEO
4 OVOS
1 PITADA DE SAL
1 XÍCARA DE CHÁ DE MANTEIGA
TEM ALGUNS TERMOS AQUI NESTA RECEITA QUE VEM DE MUITO LONGE, QUANDO AS PESSOAS USAVAM MEDIDAS QUE TINHAM À MÃO, COMO O COPO AMERICANO, A XÍCARA E ATÉ MESMO O TERMO “PITADA DE SAL”… E EU FICO PENSANDO COMO UMA JOVEM DE HOJE FARIA ESSAS MEDIDAS. QUAL É O COPO AMERICANO COM TANTOS NO MERCADO? QUAL XÍCARA USAR? E ENFIM, QUANTO É UMA “PITADA” DE SAL?
ANTES DE ESCLARECER ESSAS DÚVIDAS, VAMOS REVISAR UM POUQUINHO SOBRE AS MEDIDAS PADRONIZADAS.
ATIVIDADE 1: REFLETINDO O SISTEMA DE MEDIDAS
ESSE PADRÃO TEVE INÍCIO COM NAPOLEÃO BONAPARTE NA FRANÇA, QUE ADOTOU O PADRÃO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL ASSIMILADO POR D. PEDRO NO BRASIL. E A PARTIR DAÍ QUASE TUDO GIROU EM TORNO DAS MEDIDAS COM BASE 10.
REVISÃO SOBRE O SISTEMA DE MEDIDAS
OS DIAGRAMAS A SEGUIR, IAPRESENTAR ALGUMAS UNIDADES DE MEDIDAS, INDEPENDENTE DE ONDE O NÚMERO REFERÊNCIA ESTEJA, PARA SABER O VALOR DESTA MEDIDA EM OUTRA UNIDADE, VOCÊ SEGUIRÁ O SENTIDO DA SETA E EXECUTARÁ AS OPERAÇÕES DE DIVISÃO OU MULTIPLICAÇÃO.
A UNIDADE DE COMPRIMENTO É O METRO.
AS UNIDADES MAIS USADAS NO DIA-A-DIA SÃO O MILÍMETRO, O CENTÍMETRO E O QUILÔMETRO.
A UNIDADE DE CAPACIDADE É O LITRO.
O MAIS UTILIZADO EM RECEITAS CULINÁRIAS É O MILILITRO.
A UNIDADE DE MASSA É O GRAMA.
A MAIS CONHECIDA E UTILIZADA NAS FEIRAS E NOS MERCADOS É O QUILOGRAMA, E EM MEDIDAS MENORES O MILIGRAMA.
EXEMPLO 1:
VEJAMOS 1 KG DE FARINHA DE TRIGO EQUIVALEM A QUANTAS GRAMAS?
VOCÊ PRECISARÁ MULTIPLICAR POR 10 X 10 X 10, OU SEJA, POR 1000. ENTÃO 1KG DE FARINHA DE TRIGO CONTÉM 1.000g.
SE A RECEITA PEDIR 200g DE FARINHA DE TRIGO E VOCÊ NÃO TIVER NADA PRA MEDIR, PODERÁ DIVIDIR O PACOTE DE 1KG EM 5 PORÇÕES IGUAIS E AÍ TERÁ SUAS 200g.
ATIVIDADE 2: MEDIDA DE CAPACIDADE
MAS E O COPO AMERICANO? QUANTO É DE ÓLEO?
SUA CAPACIDADE É ATÉ A MARCA 150ml E ATÉ A BORDA 200ml.
E NÃO CONFUNDAM COM AQUELE OUTRO COPO UTILIZADO TAMBÉM EM RECEITAS, O COPO DE REQUEIJÃO, QUE TEM CAPACIDADE DE 250 MILILITROS.
ATIVIDADE 3: UMA PITADA DE SAL
HUM AGORA EU QUERO VOCÊ AI QUE É MAIS JOVEM SABER ESSA MEDIDA?
AH, SE VOCÊ PENSOU EM PITO, (O MESMO QUE CIGARRO, CACHIMBO), PENSOU CERTO. É DAÍ QUE VEM A PALAVRA PITADA, PORQUE SE REFERE À QUANTIDADE QUE SE PODE SEGURAR COM OS DOIS DEDOS (POLEGAR E INDICADOR).
EM MEDIDAS PADRONIZADAS, UMA PITADA DE SAL SERIA APROXIMADAMENTE 2,5g – A METADE DE UMA COLHER DE CHÁ, QUE TEM CAPACIDADE PARA 5g.
ATIVIDADE 3: 1 XÍCARA DE MANTEIGA
AGORA COMPLICOU HEIM…. CHÁVENA, XÍCARA, O QUE USAR, COM TANTOS MODELOS DISPONÍVEIS NO MERCADO?
A XÍCARA UTILIZADA COMO PADRÃO NÃO É AQUELA PEQUENINA DE CAFÉ, MAS UMA MAIOR, QUE GERALMENTE USAMOS PARA TOMAR CHÁ.
E VAI VARIAR A QUANTIDADE EM GRAMAS PARA PRODUTOS DIFERENTES. NOSSO CASO É PARA MANTEIGA ENTÃO A XÍCARA EQUIVALE A 200g.
PUXA VIDA, JÁ PENSOU TER QUE ANALISAR ISSO TUDO PARA FAZER UMA RECEITA… ESTOU LEMBRANDO AQUI DA MINHA MÃE…. RECEITAS CONFORME O MOMENTO, POE UM TANTO AQUI, UM TANDINHO DISSO ALI, ACRESCENTA OVOS ATÉ DAR O PONTO E PRONTO.
MAS NA CULINÁRIA OS CHEFS UTILIZAM MEDIDAS PRECISAS PARA FAZEREM SUAS RECEITAS E UMA PITADA A MAIS DESEQUILIBRA O SABOR.
AGORA É COM VOCÊ!
PRA FECHAR BEM A AULA DE HOJE, VAMOS CONSIDERAR QUE VOCÊ QUEIRA FAZER 05 RECEITAS DE EMPADÃO GOIANO, E VAI PEDIR PARA ALGUÉM IR NO MERCADO COMPRAR OS PRODUTOS. QUANTO DE CADA QUANTIDADE SERÁ PRECISO?
VOU COLOCAR A RECEITA A MASSA AQUI NOVAMENTE:
AH, AGORA FECHOU É SÓ VOCÊ ASSISTIR A AULA DA PROF REGINA DE CÁCIA, FAZER O EMPADÃO GOIANO E ME CONVIDAR PRA COMER, PROMETO MANTER A DISTÂNCIA, USAR ÁLCOOL NAS MÃOS E CHEGAR AÍ DE MÁSCARA.
HOJE VOCÊ FICOU SABENDO UMA PECULIARIDADE DA CULTURA GOIANA, UM PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIDADE DE GOIÁS QUE É O EMPADÃO GOIANO E ESTUDOU SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PADRONIZAÇÃO DE MEDIDAS DE CAPACIDADE POR MEIO DE UMA RECEITA CULINÁRIA QUE É UM GÊNERO TEXTUAL INSTRUCIONAL.
ESPERO REALMENTE QUE TENHA GOSTADO E APRENDIDO ALGO NOVO COM NOSSA AULA DE HOJE.
UM FORTE ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMA AULA.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | MATEMÁTICA (EAJAMA0422) LER, INTERPRETAR, RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLEMA ENVOLVENDO MEDIDAS DAS GRANDEZAS COMPRIMENTO, ÁREA, MASSA, TEMPO, TEMPERATURA E CAPACIDADE, RECORRENDO A TRANSFORMAÇÕES ENTRE AS UNIDADES MAIS USUAIS. GEOGRAFIA (EAJAGE0402) IDENTIFICAR ELEMENTOS ESTRUTURADORES DA FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL DO ESPAÇO VIVIDO VALORIZANDO OS ASPECTOS REGIONAIS. HISTÓRIA (EAJAHI0307) COMPREENDER O QUE É PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL, MATERIAL E IMATERIAL, E AS RAZÕES PELAS QUAIS SÃO RECONHECIDOS. |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).