Esta proposta de atividade de Matemática é destinada aos estudantes do 6º Período (8ª série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
O que são Medidas de Tendência Central (MTC) e para que servem?
As medidas de tendência central (MTC) são estatísticas utilizadas para entender as informações contidas em um conjunto de dados. Elas nos ajudam a resumir e descrever a distribuição dos dados.
Imagem: canva.com/modificada_https://shre.ink/n6aH
Para que servem as MTC?
Simplesmente para:
- Resumir dados facilitando a compreensão e interpretação deles.
- Comparar e avaliar diferentes conjuntos de dados, em áreas como pesquisa, negócios e ciência.
- Tomar decisões com mais informações.
- Entre outros.
Quais são as principais medidas de tendência central?
Existem 3 principais MTC:
- a média
- a mediana e
- a moda.
A seguir vamos detalhar cada uma delas.
A Média é uma medida de tendência central que fornece uma estimativa do valor central de um conjunto de dados. Ela é calculada somando todos os valores no conjunto e dividindo pelo número total de observações.
Por exemplo, a média de idade entre 4 pessoas com 16, 20, 23 e 28 anos é dada por:
Me = ( 16 + 20 + 23 + 28 ) : 4 = 87 : 4 = 21,75 anos.
A Mediana é uma medida de tendência central que representa o valor do meio de um conjunto de dados organizados em ordem crescente ou decrescente.
Se o conjunto de dados tiver um número par de valores, a mediana é a média dos dois valores centrais.
Por exemplo, na sequência, já ordenada, 10, 15 e 20, a mediana é 15 e na sequência 10, 15, 20 e 25 a mediana é (15+20) : 2 = 35 : 2 = 17,5.
A Moda é o valor que mais aparece no conjunto de dados. Se houver dois valores, temos duas modas (bimodal) e se houver mais de 2 valores com a mesma frequência, temos uma moda multimodal.
Por exemplo, na sequência 5, 8, 8, 10, 12, 8, 15, 8, a moda é 8, pois aparece mais vezes.
Medidas de dispersão
As medidas de dispersão nos informa se os dados estão próximos ou espalhados uns dos outros.
Neste texto citarei somente a principal medida de dispersão, a amplitude.
A Amplitude é a diferença entre o maior e o menor valor do conjunto de dados, ela serve para verificar o quanto estão espalhados os dados.
Por exemplo, a amplitude dos dados 1, 3, 5 e 7 é igual a 7 – 1 = 6.
Graficamente podemos destacar essas medidas
Segue uma situação problema
O gráfico abaixo informa as alturas de 11 estudantes de uma turma do 6º Período da EJA.
Imagem do autor, produzida na planilha do Excel.
Analisando o gráfico, determine:
A) A média das alturas dos estudantes.
Me = (160+160+160+165+165+170+170+175+175+180+190) : 11 = 170 cm
B) A mediana das alturas.
Observando no gráfico, podemos afirmar que a mediana é 170cm. Observe que os valores já estão organizados em ordem crescente.
C) A moda das alturas.
A moda é a altura que mais se repete, ou seja, 160cm.
D) A amplitude.
A amplitude é dada por (190 – 160) = 30cm.
Ficamos por aqui, até o próximo.
Atividade
QUESTÃO 01
Suponha que onze estudantes do 6º período da EJA de uma escola de Goiânia: 23, 24, 25, 26, 27, 28, 30, 30, 30, 34, 35 estão discutindo quantos anos tem a pessoa que representa a maioria das idades do grupo. Considerando essa situação, responda às seguintes questões.
A) Qual a média das idades dos sete amigos?
B) Qual é a idade mediana do grupo?
C) Existe alguma idade que aparece mais de uma vez? Se sim, qual é essa idade? O que representa essa idade, em termos de medidas de tendência central?
QUESTÃO 02
O gráfico abaixo mostra as melhores notas de matemática 6º período (da EJA) em um teste:
Imagem do autor produzida na Planilha do Excel
Agora, responda às seguintes perguntas:
A) Qual a média das notas dos alunos?
B) Qual a nota mediana desse grupo? Qual o seu significado?
C) Existe alguma nota que aparece mais de uma vez? Se sim, qual é essa nota e o que ela representa?
D) Qual a amplitude dessas notas?
QUESTÃO 03
Um grupo de estudantes estão se preparando para um exame na escola, registraram o tempo (em horas) que se dedicaram aos estudos nos últimos cinco dias: 4, 5, 6, 3 e 5 horas. Com base nessas informações, podemos afirmar, respectivamente, que a média, a moda e a mediana é igual a:
(A) 4,6 horas, 5 horas e 5 horas.
B) 4,6 horas, 5 horas e 4 horas.
C) 4,6 horas, 4 horas e 4 horas.
D) 4,6 horas, 3 horas e 5 horas.
QUESTÃO 04
A gráfico abaixo mostra as notas de quatro estudantes em três disciplinas diferentes:
Imagem do autor produzida na Planilha do Excel
Com base nessas informações, podemos afirmar que o estudante que teve a maior média foi
(A) a Ana.
(B) o Bruno.
(C) o Carlos.
(D) a Diana.
SAIBA MAIS
Vídeo para aprender um pouco mais sobre análise medidas de tendência central
Autoria | Professor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em Matemática |
Componente Curricular: | Matemática |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAMA0627) Escolher e construir o gráfico mais adequado para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central e medida de dispersão. |
Referências | SOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 9º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 9° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018. PATARO, Patricia Moreno Matemática essencial 9° ano: ensino fundamental, anos finais / Patricia Moreno Pataro, Rodrigo Balestri. – 1. ed. – São Paulo: Scipione, 2018. |