ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
MEDIDAS DE TEMPERATURA
A SENSAÇÃO DE FRIO OU QUENTE ESTÁ ASSOCIADA À TEMPERATURA DE UM CORPO OU MATÉRIA. PARA MEDIR A TEMPERATURA UTILIZAMOS UM TERMÔMETRO QUE PODE SER FEITO DE MATERIAIS DIVERSOS, COMO MERCÚRIO, GÁS OU DIGITAL.
A UNIDADE DE MEDIDA DE TEMPERATURA QUE UTILIZAMOS É O GRAU CELSIUS, CUJO SÍMBOLO É
PARA REGISTRAR A TEMPERATURA, ESCREVA O VALOR DA TEMPERATURA, SEGUIDO DO SÍMBOLO GRAU CELSIUS.
POR EXEMPLO: A METEOROLOGIA PREVIU 22°C DE TEMPERATURA MÁXIMA.
POR QUE MEDIR A TEMPERATURA?
VEJA ALGUNS EXEMPLOS:
- SABER SE UM CORPO ESTÁ COM FEBRE;
- PREPARAR ALIMENTOS AO FORNO OU FOGÃO;
- CONSERVAR ALIMENTOS NA GELADEIRA;
- REGISTRAR OU AJUSTAR TEMPERATURA DO AMBIENTE.
AMPLITUDE TÉRMICA:
NA PREVISÃO DO TEMPO, É COMUM INDICAR TEMPERATURAS MÁXIMA E MÍNIMA. A DIFERENÇA ENTRE AS TEMPERATURAS MÁXIMA E MÍNIMA É CHAMADO DE AMPLITUDE TÉRMICA.]
QUESTÃO 1
OBSERVE COM ATENÇÃO, A PREVISÃO DO TEMPO NO MAPA DA REGIÃO CENTRO-OESTE:
A CAPITAL QUE APRESENTA A TEMPERATURA MÁXIMA MAIS ALTA É
(A) CAMPO GRANDE
(B) CUIABÁ
(C) GOIÂNIA
(D) BRASÍLIA
QUESTÃO 2
NO INÍCIO DA MANHÃ, MARIA VIU NA TV QUE, A TEMPERATURA MÍNIMA ESPERADA PARA AQUELE DIA ERA 18°C. JÁ A TEMPERATURA MÁXIMA ERA DE 29°C. A DIFERENÇA ENTRE AS TEMPERATURAS MÁXIMA E MÍNIMA NAQUELE DIA FOI DE
(A) 10°C
(B) 11°C
(C) 12°C
(D) 13°C
QUESTÃO 3
OBSERVE O GRÁFICO COM ATENÇÃO.
DE ACORDO COM OS DADOS DO GRÁFICO,
A) EM QUE DIA FOI REGISTRADA A MENOR TEMPERATURA?
B) NO DIA EM QUE FOI REGISTRADA A MENOR TEMPERATURA, ESTAVA QUENTE OU FRIO?
QUESTÃO 4
LEIA O TEXTO A SEGUIR.
A ÁGUA PODE SER ENCONTRADA NA NATUREZA NOS ESTADOS: SÓLIDO, LÍQUIDO E GASOSO. DEPENDENDO DAS CONDIÇÕES DA TEMPERATURA E PRESSÃO, A ÁGUA PODE MUDAR DE UM ESTADO PARA OUTRO. EM CONDIÇÕES NORMAIS, A ÁGUA SE SOLIDIFICA A 0°C E ENTRA EM EBULIÇÃO A 100°C.
AGORA, ENCONTRE NO CAÇA-PALAVRAS A SEGUIR, AS PALAVRAS APRESENTADAS EM NEGRITO ACIMA.
COMPONENTE CURRICULAR | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
MATEMÁTICA | (EJAMA0230) Reconhecer temperatura como grandeza e o grau Celsius como unidade de medida a ela associada e utilizá-lo em comparações de temperaturas. (EJAMA0231) Registrar as temperaturas máxima e mínima diárias e elaborar gráficos de colunas com as variações diárias da temperatura. |
CIÊNCIAS | (EJACI0201) Observar a água em diferentes estados físicos (líquido, sólido e gasoso) e reconhecer suas mudanças em situações do cotidiano. |
REFERÊNCIA | PENSAMENTO VERDE – Veja alguns exemplos de arte sustentável. URL https://www.pensamentoverde.com.br/dicas/veja-alguns-exemplos-de-arte-sustentavel, consultado em 07/02/2022. REVOLUÇÃO ARTESANAL – A relação entre a arte e a sustentabilidade. URL https://revolucaoartesanal.com.br/relacao-entre-arte-e-sustentabilidade, consultado em 09/02/2022. BRÊTAS, ALINE DE SOUZA VIEIRA. Comprimento, massa e capacidade: uma abordagem a partir de materiais didáticos manipuláveis. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, 2017. URL https://uenf.br/posgraduacao/matematica/wp-content/uploads/sites/14/2018/02/30102017Aline-de-Souza-Vieira-Bretas.pdf, consultado em 08/02/2022. |