Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes da 1ª e 2ª Séries da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
ATIVIDADE
AS UNIDADES DE MEDIDA DE MASSA TAMBÉM SE DIVIDEM EM PADRONIZADAS E NÃO PADRONIZADAS. EMBORA NÃO SEJAM AS MESMAS UNIDADES, É POSSÍVEL ENCONTRAR EQUIVALÊNCIA ENTRE ESTAS.
NESTA ATIVIDADE, O DESAFIO ESTÁ EM USAR A RELAÇÃO ENTRE AS MEDIDAS NÃO PADRONIZADAS COM AS MEDIDAS PADRONIZADAS PARA SOLUCIONAR PROBLEMAS. APLIQUE O SEU CONHECIMENTO SOBRE ISSO USANDO A ESTRATÉGIA QUE SOUBER.
BOM ESTUDO!
QUESTÃO 1
OBSERVE COM ATENÇÃO A IMAGEM A SEGUIR:
AGORA RESPONDA: QUAIS DOS INSTRUMENTOS DE MEDIDA ACIMA PODEM SER USADOS PARA MEDIR ARROZ, FARINHA DE TRIGO, ÓLEO, AÇÚCAR E ÁGUA?
QUESTÃO 2
NÃO SE PERCA NA HORA DO PREPARO DOS ALIMENTOS. VAMOS ESTIMAR PESOS PADRONIZADOS USANDO MEDIDAS NÃO PADRONIZADAS.
LEIA COM ATENÇÃO A IMAGEM:
DE ACORDO COM OS DADOS ACIMA:
A) QUANTAS XÍCARAS PRECISAREI PARA MEDIR 180G DE CHOCOLATE EM PÓ?
B) QUANTAS XÍCARAS PRECISAREI PARA MEDIR 800G DE MANTEIGA?
C) PRECISO DE ENCHER UMA XÍCARA PARA MEDIR 100G DE AÇÚCAR?
D) QUANTAS XÍCARAS PRECISAREI PARA MEDIR 720G DE FARINHA DE TRIGO?
QUESTÃO 3
NA TABELA A SEGUIR ESTÃO AS QUANTIDADES DE ALGUNS PRODUTOS, EM GRAMAS, CONTIDAS EM 1 COLHER DE SOPA E 1 COLHER DE CHÁ.
DE ACORDO COM A TABELA ACIMA, LEIA E RESOLVA:
A) A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE RECOMENDA ATÉ 5G DE SAL POR DIA. QUAL TIPO DE COLHER TEM ESSA QUANTIDADE DE SAL?
B) QUANTAS COLHERES DE CHÁ DE FERMENTO EM PÓ SÃO NECESSÁRIAS PARA MEDIR O EQUIVALENTE A UMA COLHER DE SOPA DESSE MESMO PRODUTO?
QUESTÃO 4
FARINHA, POLVILHO E PEQUI SÃO ALGUNS DOS PRODUTOS MEDIDOS COM UNIDADES DE MEDIDA DE MASSA (KILOGRAMA, GRAMA). NAS FEIRAS, É MUITO COMUM ENCONTRAR BANCAS QUE VENDEM ESSES PRODUTOS USANDO UMA ESPÉCIE DE COPO, CHAMADO DE LITRO, COMO O REPRESENTADO NA IMAGEM A SEGUIR.
SE NESTE LITRO CABEM 528 GRAMAS DE FARINHA DE MANDIOCA, QUANTOS GRAMAS TERÁ EM 2 LITROS?
SAIBA MAIS
VOCÊ SABIA QUE ARROBA É UMA UNIDADE DE MEDIDA DE MASSA USADA PARA ANIMAIS? O SÍMBOLO @ É O MESMO USADO COMO SINAL GRÁFICO USADOS EM ENDEREÇOS DE CORREIO ELETRÔNICO. PORÉM, AQUI É UMA UNIDADE DE MEDIDA DE MASSA ASSIM COMO O GRAMA OU O QUILOGRAMA. ASSISTA AO VÍDEO “MEDIDAS DE MASSA: ARROBA E TONELADA”, E CONHEÇA, COMO PRÓPRIO TÍTULO SUGERE, AS UNIDADES ARROBA E TONELADA.
Acesse essa proposta didática (slides 31 e atividade 31) em formato para impressão. Clique aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-1a-2a-series/
COMPONENTE CURRICULAR | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
MATEMÁTICA | (EAJAMA0139) Estimar e medir a grandeza massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas, em contextos diversos. |
GEOGRAFIA | (EAJACI0107) Reconhecer os distúrbios alimentares, estabelecer relações diretas e indiretas entre alimentação adequada e a prática de atividades físicas regulares. |
REFERÊNCIAS | OLIVEIRA, Raul Rodrigues de. “Medidas de massa”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/medidas-de-massa.htm, consultado em 03/11/2022. NOÉ Marcos, Conhecendo as medidas de massa. Escola Kids. URL https://escolakids.uol.com.br/matematica/conhecendo-as-medidas-de-massa.htm, consultado em 03/11/2022. |