Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes da 3° período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Medidas de massa e suas transformações
Alimentos como arroz, feijão, pães são exemplos de produtos comprados por peso. Isto porque utiliza-se uma balança para medir o produto e unidade de medida de massa para determinar a quantidade de produto comprado.
As unidades de medida de massa são usadas para determinar a quantidade de matéria que um corpo ou um objeto possui. O grama (g) é a unidade de medida de massa de referência.
Dependendo da quantidade de matéria que será medida, é preciso adequar a unidade de medida de massa. Por isso, existem unidades de medida de massa maiores que o grama e outras, menores que o grama.
As unidades de medidas mais comuns são o quilograma (kg), o grama (g) e o miligrama (mg). Veja no quadro abaixo, as principais unidades de medida de massa.
Transformação de medidas:
Converter ou transformar uma unidade de medida é reescrever esta medida usando uma outra unidade maior ou menor. Por ser um sistema decimal, utiliza-se de multiplicações por 10 ou de divisões por 10 para converter as unidades de medida.
Observe o esquema:
Exemplo 1
De kg para g: multiplica-se por 1.000
- 3kg em g
3 kg x 1.000 = 3.000 g
3kg = 3.000g
De g para kg: dividi-se por 1.000
- 27.000 g em kg
27.000 kg : 1.000 = 27 g
27.000 g = 27 kg
QUESTÃO 1:
Para produzir as tintas para criar suas obras, um artista reaproveita resíduos que poderiam ser descartados. Na produção de tinta de cor marrom, por exemplo, ele usa:
- 240g de borra de café;
- 1 litro de água;
- 1 litro de cola branca.
Nesta receita, foi usada medida de massa para medir
(A) Café
(B) Água
(C) Cola
(D) Café e Água
QUESTÃO 2:
Um estilo de vida altamente consumista, faz com que a produção de resíduos aumente. Estima-se que cada pessoa produza cerca de 1 kg de resíduo por dia. Ao final de uma semana, uma pessoa terá produzido
(A) 4kg de resíduos.
(B) 5kg de resíduos.
(C) 6kg de resíduos.
(D) 7kg de resíduos.
QUESTÃO 3:
Em um festival sobre Lixo e Cidadania, um artista usou 2.000 garrafas pet na decoração. Esta quantidade de garrafa pet representou 66 kg de plástico reaproveitados. Reescreva o peso total do plástico das garrafas pet em gramas (g).
QUESTÃO 4:
Uma cooperativa recolhe por semana, 40kg de latinhas de bebida que são encaminhados para reciclagem. Quantos quilogramas de latinha são recolhidos em um mês?
SAIBA MAIS:
MEDIDAS CONVENCIONAIS
Na Matemática, usamos padrões para as medidas. Isso significa dizer que são medidas reconhecidas em todos os lugares. Assista ao vídeo Medidas de massa e de capacidade, do canal da professora Cristiane Souza, para conhecer ou relembrar esses conceitos.
ARTE E SUSTENTABILIDADE
Que tal visitar uma exposição de arte pela internet? Clique no link a seguir, e navegue pelas obras de Vick Muniz, brasileiro que mora nos Estados Unidos e é reconhecido por usar resíduos como matéria prima.
GOOGLE ART & CULTURE – CLIQUE AQUI
Cristiane S Souza, Licenciatura em Matemática.
Componente Curricular | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
Matemática | (EAJAMA0422) Ler, interpretar, resolver situações-problema envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais. |
Arte | (EAJAAR0313) Conhecer, explorar e experimentar, diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, HQ, dobradura, escultura, modelagem, gravura, murais, instalação, vídeo, fotografia, performance, etc.), fazendo uso sustentável de materiais, técnicas, procedimentos e refletindo sobre seus significados expressivos. |
REFERENCIAL TEÓRICO | NOVA ESCOLA – Álbum: receitas naturais de tintas – URL https://novaescola.org.br/conteudo/3583/album-receitas-naturais-de-tintas, consultado em 07/02/2022. PENSAMENTO VERDE – Veja alguns exemplos de arte sustentável. URL https://www.pensamentoverde.com.br/dicas/veja-alguns-exemplos-de-arte-sustentavel, consultado em 07/02/2022. REVOLUÇÃO ARTESANAL – A relação entre a arte e a sustentabilidade. URL https://revolucaoartesanal.com.br/relacao-entre-arte-e-sustentabilidade, consultado em 09/02/2022. ARTE SUSTENTÁVEL – URL https://www.hisour.com/pt/sustainable-art-27440/, consultado em 11/02/2022. BRÊTAS, ALINE DE SOUZA VIEIRA. Comprimento, massa e capacidade: uma abordagem a partir de materiais didáticos manipuláveis. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, 2017. URL https://uenf.br/posgraduacao/matematica/wp-content/uploads/sites/14/2018/02/30102017Aline-de-Souza-Vieira-Bretas.pdf, consultado em 08/02/2022. |