Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes do 1º período (1ª e 2ª Séries) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
MEDIDAS DE COMPRIMENTO PADRONIZADAS
UNIDADE DE MEDIDA É UMA FORMA DE DETERMINAR QUANTIDADES. AS UNIDADES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO SERVEM PARA MEDIR DISTÂNCIAS OU TAMANHOS DE COISAS OU OBJETOS.
E COMO MEDIR? PODE USAR UM INSTRUMENTO DE MEDIDA COMO A RÉGUA, A TRENA, O METRO ARTICULADO ETC. DEPENDENDO DO QUE FOR MEDIDO E DO INSTRUMENTO USADO, PODEMOS TER UNIDADES DE MEDIDAS DIFERENTES.
VEJAMOS TRÊS UNIDADES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO: O CENTÍMETRO, O METRO E O QUILÔMETRO.
MEDIDAS CONVENCIONAIS OU PADRONIZADAS
O CENTÍMETRO É USADO PARA MEDIR OBJETOS MENORES OU DISTÂNCIAS PEQUENAS. O SÍMBOLO DE CENTÍMETRO É CM.
VEJA NA IMAGEM, EXEMPLOS DO QUE PODE SER MEDIDO EM CENTÍMETROS.
O METRO É UMA UNIDADE DE MEDIDA DE COMPRIMENTO MAIS USADA PARA MEDIR OBJETOS OU DISTÂNCIAS UM MAIORES QUE 100 CM. O SÍMBOLO DO METRO É M.
OBSERVE QUE EXISTE UMA RELAÇÃO ENTRE O METRO E O CENTÍMETRO.
A CADA 100 CENTÍMETROS TEMOS O EQUIVALENTE A 1 METRO.
1 M = 100 CM.
PARA MEDIR DISTÂNCIAS MAIORES QUE 1.000 METROS, USAMOS O QUILÔMETRO. O SÍMBOLO DESSA UNIDADE DE MEDIDA É KM. EXEMPLOS DO QUE SE PODE MEDIR COM QUILÔMETROS.
EXISTE UMA RELAÇÃO ENTRE METRO E QUILÔMETRO. A CADA 1.000 METROS TEMOS O EQUIVALENTE A 1 QUILÔMETRO.
1.000 M = 1 KM.
BOM ESTUDO!
QUESTÃO 1
LAGO DAS ROSAS E A PRAÇA CÍVICA SÃO DOIS PONTOS TURÍSTICOS DE GOIÂNIA. FICAM EM BAIRROS DIFERENTES, DISTANTES UM DO OUTRO.
A UNIDADE DE MEDIDA MAIS ADEQUADA PARA MEDIR A DISTÂNCIA ENTRE ESSES DOIS PONTOS É
(A) MILÍMETRO.
(B) CENTÍMETRO.
(C) METRO.
(D) QUILÔMETRO.
QUESTÃO 2
MARIA ESTAVA VIAJANDO E VIU A PLACA DE SERVIÇOS DA FIGURA ABAIXO.
A PLACA INDICAVA A DISTÂNCIA ENTRE O PONTO ONDE MARIA ESTAVA NA RODOVIA, ATÉ O POSTO DE COMBUSTÍVEL, O RESTAURANTE E A RODOVIÁRIA.
A) QUAL SERVIÇO ESTAVA MAIS DISTANTE DE ONDE MARIA ESTAVA?
B) QUAL SERVIÇO MAIS PERTO DE ONDE MARIA ESTAVA?
C) QUAL É A DISTÂNCIA ENTRE O RESTAURANTE E A RODOVIÁRIA?
QUESTÃO 3
FABIANA QUER MEDIR A ALTURA DE SUA FILHA. O INSTRUMENTO DE MEDIDA MAIS ADEQUADO PARA FABIANA FAZER ESSA MEDIDA É
(A) BALANÇA.
(B) RÉGUA.
(C) TRENA.
(D) TERMÔMETRO.
QUESTÃO 4
ANA COMPROU 2M DE TECIDO. A VENDEDORA UTILIZOU UMA FITA MÉTRICA PARA MEDIR O TECIDO. SABENDO QUE CADA 1 METRO É O MESMO QUE 100 CENTÍMETROS, QUANTOS CENTÍMETROS DE TECIDO FABIANA COMPROU?
QUESTÃO 5
NA PRAÇA DO BAIRRO RENASCENÇA, A PREFEITURA INSTALOU MARCAÇÕES ESPECIAIS NA CALÇADA A CADA 100 METROS PARA FACILITAR PARA QUEM GOSTA DE FAZER CAMINHADA OU CORRIDA ALI. ASSIM, AS PESSOAS CONSEGUEM SABER EXATAMENTE A DISTÂNCIA PERCORRIDA DURANTE A ATIVIDADE FÍSICA.
MARIA DECIDIU CORRER DA MARCAÇÃO 100 METROS ATÉ A MARCAÇÃO 400 METROS. QUAL DISTÂNCIA MARIA CORREU?
SAIBA MAIS
QUANTOS KM UM ATLETA CORRE NA PROVA DE 5.000M RASOS? QUANTOS METROS TEM UMA MESA QUE MEDE 300CM? ESSAS PERGUNTAS SÃO RESPONDIDAS NO VÍDEO DO CANAL DA PROFESSORA CRISTIANE SOUZA, “MEDIDAS DE COMPRIMENTO: MUDANÇAS DE UNIDADES – CM, M E KM. É SÓ CLICAR NO PLAY!
AUTORIA | CRISTIANE S DE SOUZA, MATEMÁTICA – LICENCIATURA. |
COMPONENTE CURRICULAR | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
MATEMÁTICA | (EJAMA0128) Escolher a unidade de medida e o instrumento mais apropriado para medições de comprimento, tempo e capacidade. |
GEOGRAFIA | (EAJAGE0112) Elaborar e interpretar mapas mentais e desenhos com base em trajetos, estradas e caminhos. |
REFERÊNCIAS | SOUZA, Cássia Garcia de. et al. É bom aprender – Educação de Jovens e Adultos. Volume 1, São Paulo, 2009, FTD. |