Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes do 1º período (1ª e 2ª Séries) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

UNIDADES DE MEDIDAS DE COMPRIMENTO
EXISTEM VÁRIAS MANEIRAS DE MEDIR COMPRIMENTOS OU DISTÂNCIAS. SE NÃO TEM RÉGUA, OU TRENA, QUEM NUNCA USOU UM LÁPIS, O PRÓPRIO PASSO, OU A MÃO? TUDO ISSO É INSTRUMENTO DE MEDIDA. A DIFERENÇA ENTRE ELES É O TIPO DE UNIDADE DE MEDIDA QUE USAM.
AS UNIDADES DE MEDIDAS DE COMPRIMENTO SÃO REFERÊNCIA DE TAMANHO.
UNIDADES DE MEDIDAS PADRONIZADAS

NA IMAGEM ACIMA, TEMOS EXEMPLOS DE UNIDADES DE MEDIDA PADRONIZADAS. VEJA QUE O LÁPIS TEM 12 CENTÍMETROS. TODOS OS OBJETOS OU DISTÂNCIAS IGUAIS A 12 CENTÍMETROS TERÃO O MESMO TAMANHO DO LÁPIS. O CENTÍMETRO, O METRO E O QUILÔMETRO SÃO EXEMPLOS DE MEDIDAS DE COMPRIMENTO PADRONIZADAS.
A RÉGUA, A FITA MÉTRICA, A TRENA SÃO ALGUNS DOS INSTRUMENTOS DE MEDIDA QUE USAM COMO REFERÊNCIA DE TAMANHO, AS UNIDADES DE MEDIDA PADRONIZADAS.
UNIDADES DE MEDIDAS NÃO PADRONIZADAS

NA IMAGEM ACIMA, TEMOS EXEMPLOS DE UNIDADES DE MEDIDA NÃO PADRONIZADAS. O TAMANHO DO PÉ, DO PASSO, DO PALMO E DO POLEGAR PODEM VARIAR DE PESSOA PARA PESSOA. OU SEJA, NÃO TEM UM PADRÃO.
ESSAS UNIDADES DE MEDIDAS SÃO POUCO USADAS NO DIA A DIA. AO LONGO DO TEMPO RECEBERAM MEDIDAS ESTIMADAS.
QUESTÃO 1
NA IMAGEM ABAIXO, CADA UM DOS ELEMENTOS PODE SER USADO COMO INSTRUMENTO OU UNIDADE DE MEDIDA.

RESPONDA:
A) QUANTOS DESSES OBJETOS PODEM SER USADOS PARA MEDIR COMPRIMENTO?
B) ESCREVA QUAIS DESSES OBJETOS PODEM SER USADOS PARA MEDIR COMPRIMENTOS OU DISTÂNCIAS.
QUESTÃO 2
MARÍLIA USOU O SEU PRÓPRIO PASSO PARA MEDIR O COMPRIMENTO E A LARGURA DA SALA DA CASA DELE. AS MEDIDAS QUE MARCO CONSEGUIU FORAM:
- COMPRIMENTO: 4 PASSOS;
- LARGURA: 5 PASSOS.

SE CADA PASSO DA MARÍLIA TEM 1 METRO, O COMPRIMENTO DA SALA É IGUAL A
(A) 5 METROS.
(B) 4 METROS.
(C) 3 METROS.
(D) 2 METROS.
QUESTÃO 3
O PALMO É UMA MEDIDA DE COMPRIMENTO NÃO PADRONIZADA. USE UMA RÉGUA OU FITA MÉTRICA PARA MEDIR O SEU PALMO. MEÇA A DISTÂNCIA ENTRE OS DEDOS POLEGAR E MÍNIMO DA SUA MÃO COMO DEMONSTRADO NA FIGURA ABAIXO.

AGORA
A) ANOTE A MEDIDA DO SEU PALMO, EM CENTÍMETROS.
B) A MEDIDA DE UM PALMO É PRÓXIMA DE 22 CENTÍMETROS. COMPARE ESSA MEDIDA COM A DO SEU PALMO. OS VALORES SÃO IGUAIS OU DIFERENTES?
QUESTÃO 4
SAMUEL É MARCENEIRO E PRECISA DE UMA EXTENSÃO PARA LIGAR APARELHOS ELÉTRICOS À TOMADA. A DISTÂNCIA DA BANCADA ATÉ A TOMADA É DE 3 METROS.

NA FERRAGISTA, SAMUEL ENCONTROU QUATRO MODELOS DE EXTENSÃO COM COMPRIMENTOS DIFERENTES: 1 METRO, 2 METROS, 4 METROS E 5 METROS.

LEMBRANDO QUE 1 METRO É IGUAL A 100 CENTÍMETROS, AS EXTENSÕES QUE TÊM COMPRIMENTO SUFICIENTE PARA SAMUEL LIGAR OS APARELHOS ELÉTRICOS À TOMADA SÃO
(A) A E B.
(B) B E C.
(C) C E D.
(D) A E D.
QUESTÃO 5
OBSERVE A PLACA DE TRÂNSITO A SEGUIR.

O QUE ELA SIGNIFICA?
SAIBA MAIS
PARA SABER MAIS SOBRE ESSAS MEDIDAS NÃO PADRONIZADAS, ASSISTA AO VÍDEO DA PROFESSORA CRISTIANE SOUZA, “MEDIDAS DE COMPRIMENTO NÃO PADRONIZADAS”.
AUTORIA | CRISTIANE SOARES DE SOUZA, MATEMÁTICA – LICENCIATURA. |
COMPONENTE CURRICULAR | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
MATEMÁTICA | (EJAMA0133) Estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais e diversos instrumentos de medida em situações cotidianas. |
GEOGRAFIA | (EAJAGE0112) Elaborar e interpretar mapas mentais e desenhos com base em trajetos, estradas e caminhos. |
REFERÊNCIAS | MATHEMA. Ensinando medidas com instrumentos não convencionais. URL https://mathema.com.br/jogos-e-atividades/ensinando-medidas-com-instrumentos-nao-convencionais/, consultado em 11/10/2022. NUNES, Vitor F. R. “Quanto é uma polegada em centímetros?”, matematica.pt. Disponível em: https://www.matematica.pt/faq/polegada-centimetro.php , consultado em 11 de Outubro de 2022. |