MATEMÁTICA – MEDIDAS DE CAPACIDADE: PADRONIZADAS E NÃO PADRONIZADAS

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA  é destinada aos estudantes da 1ª e 2ª Séries da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

ATIVIDADE

PARA MANTER O CORPO HIDRATADO, UMA PESSOA DEVE CONSUMIR 2 LITROS DE LÍQUIDOS DIARIAMENTE. MAS ISSO EQUIVALE A QUANTOS COPOS? LITRO E COPO SÃO UNIDADES DE MEDIDA DE CAPACIDADE, SÃO USADAS PARA MEDIR LÍQUIDOS.

NESTA ATIVIDADE, USE O SEU CONHECIMENTO SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE AS MEDIDAS DE CAPACIDADE PADRONIZADAS, COMO LITRO, E NÃO PADRONIZADAS, COMO O COPO.

BOM ESTUDO!

FONTE: CANVA.COM

QUESTÃO 1

NA CASA DA MILENA TEM UMA TORNEIRA QUE ESTÁ GOTEJANDO. PARA DIMINUIR O DESPERDÍCIO, ELA COLOCOU UM BALDE PARA APARAR A ÁGUA ATÉ QUE POSSA TROCAR A TORNEIRA.

FONTE: CANVA.COM

DE ONTEM PARA HOJE, ELA JÁ RECOLHEU 3 BALDES DE 18 LITROS COMPLETAMENTE CHEIOS. QUANTOS LITROS DE ÁGUA MILENA CONSEGUIU APROVEITAR?

QUESTÃO 2

LUÍSA RECEBEU ALGUNS PARENTES EM CASA E SERVIU 8 COPOS DE SUCO PARA SEUS VISITANTES. CADA COPO CONTINHA 250ML DE SUCO.

FONTE: ACERVO PRÓPRIO

A) QUANTOS ML DE SUCO LUÍSA SERVIU?

B) LEMBRANDO QUE A CADA 1.000 ML TEMOS O EQUIVALENTE A 1L, QUANTOS LITROS DE SUCO LUÍSA SERVIU?

QUESTÃO 3

NA RECEITA MÉDICA, A INSTRUÇÃO É TOMAR 3 ML DE UM REMÉDIO QUE É MEDIDO EM GOTAS. SABENDO QUE EM CADA 20 GOTAS TEM 1ML DO REMÉDIO, QUANTAS GOTAS O PACIENTE DEVERÁ TOMAR PARA OBTER OS 3ML INDICADOS PELO MÉDICO?

FONTE: ACERVO PRÓPRIO

QUESTÃO 4

UMA RECEITA DE BOLO USA 2 XÍCARAS DE CHÁ DE LEITE MORNO. NESTA XÍCARA DE CHÁ  CABEM 240 ML DE LÍQUIDO. QUANTOS ML DE LEITE MORNO FORAM USADOS NESSA RECEITA?  

SAIBA MAIS

MEDIR A CAPACIDADE É O MESMO QUE MEDIR O QUANTO CABE DENTRO DE UM RECIPIENTE. MAS PARA NOS REFERIRMOS À QUANTIDADE DE PRODUTO QUE ESTÁ DENTRO DO RECIPIENTE, FALAMOS EM VOLUME. QUER ENTENDER MELHOR SOBRE ISSO, ASSISTA AO VÍDEO DO CANAL DA PROFESSORA CRISTIANE SOUZA, “MEDIDAS DE CAPACIDADE E A DEFINIÇÃO DE VOLUME”, QUE SEGUE ABAIXO.

Acesse essa proposta didática (slides 32 e atividade 32) em formato para impressão. Clique aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-1a-2a-series/

REFERÊNCIASMEDE, Instrumentos de medição. A Origem da metrologia. URL https://www.medeinstrumentos.com.br/a-origem-da-metrologia/, consultado em 25/11/2022.

OLIVEIRA, Raul Rodrigues. Medidas de capacidade. Escola Kids. URL https://escolakids.uol.com.br/matematica/unidades-de-medida-de-capacidade.htm, consultado em 25/11/2022.
COMPONENTE CURRICULAROBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
MATEMÁTICA(EAJAMA0138) Estimar e medir a grandeza de capacidade, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas, em contextos diversos.
GEOGRAFIA(EAJACI0106) Identificar a importância dos hábitos de higiene do corpo humano e da higiene dos alimentos para a manutenção da saúde individual e coletiva.