ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
MEDIDAS DE MASSA
MEDIR A MASSA DE UM CORPO OU OBJETO É DETERMINAR A QUANTIDADE DE MATÉRIA EXISTENTE NESSE CORPO OU OBJETO. A BALANÇA É O INSTRUMENTO USADO PARA MEDIR ESSA MASSA.
OBSERVE A IMAGEM A SEGUIR:
A BALANÇA REGISTRA 500 GRAMAS (G) DE MAÇÃ.
O GRAMA É UMA UNIDADE DE MEDIDA DE MASSA PADRONIZADA. EXISTEM OUTRAS UNIDADES DE MEDIDA DE MASSA PADRONIZADAS. ALÉM DO GRAMA, AS MAIS COMUNS SÃO O QUILOGRAMA E O MILIGRAMA.
BOM ESTUDO!
QUESTÃO 1
LEIA COM ATENÇÃO A RECEITA DE PÃO DE QUEIJO ABAIXO.
NESTA RECEITA, A UNIDADE DE MEDIDA USADA PARA MEDIR O POLVILHO E O QUEIJO É:
A) A XÍCARA DE CHÁ
B) A COLHER DE SOPA
C) O PRATO
D) O COPO
QUESTÃO 2
PARA FAZER UM BOLO DE CHOCOLATE, MARÍLIA USOU:
1 XÍCARA DE CHÁ (160G) DE FARINHA DE TRIGO
1 XÍCARA DE CHÁ (90G) DE CHOCOLATE EM PÓ
1 XÍCARA DE CHÁ (200G) DE MANTEIGA.
COMPARE AS MASSAS DOS PRODUTOS COMPLETANDO OS ESPAÇOS ABAIXO COM AS PALAVRAS LEVE OU PESADO.
A) 1 XÍCARA DE CHÁ (160G) DE FARINHA DE TRIGO É MAIS _________ QUE 1 XÍCARA DE CHÁ (90G) DE CHOCOLATE EM PÓ.
B) 1 XÍCARA DE CHÁ (160G) DE FARINHA DE TRIGO É MAIS _________ QUE 1 XÍCARA DE CHÁ (200G) DE MANTEIGA.
QUESTÃO 3
LEIA A LISTA DE COMPRAS COM ATENÇÃO.
OS PRODUTOS DA LISTA QUE PODEM SER MEDIDOS EM GRAMAS (G) OU QUILOGRAMAS(KG), SÃO:
A) ARROZ E DETERGENTE
B) ARROZ E FEIJÃO
C) SABÃO EM PÓ E LEITE
D) LEITE E DETERGENTE
QUESTÃO 4
QUAL SEU PRATO FAVORITO? ESCREVA A RECEITA DESSE PRATO E OBSERVE QUAIS SÃO OS INGREDIENTES SÓLIDOS E COMO SÃO MEDIDOS.
SAIBA MAIS
MEDIR É UMA AÇÃO MUITO COMUM PARA QUALQUER PESSOA. POR ISSO, ENTENDER O QUE É E COMO MEDIR, É FUNDAMENTAL. PARA APRENDER OU REVISAR SOBRE MEDIDAS, ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR “COMPARANDO GRANDEZAS”, DO CANAL DA PROFESSORA CRISTIANE SOUZA.
POR CRISTIANE S DE SOUZA
GRADUADA EM MATEMÁTICA
Componente Curricular | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
MATEMÁTICA | (EAJAMA0128) Identificar o que pode ser medido (comprimento, capacidade, massa) e comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros. |
LÍNGUA PORTUGUESA | (EAJALP0241) Identificar a finalidade de um texto e sua aceitabilidade social. |
Referências | – NEVES, Edna Alves. Matemática: grandezas e medidas. Disponível em URL https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/matematica-grandezas-medidas.htm, consultado em 17/02/2022. – BELFORT, Joana Darc da Silva. NASCIMENTO, Alessandra Barbosa do. SILVA, Américo Junior Nunes da. Ensinar grandezas e medidas no 1º ano dos anos iniciais do ensino fundamental: o relato de uma experiências. VIII Jornada Nacional de Educação Matemática. UPF. URL: https://www.upf.br/_uploads/Conteudo/jem/2020/Anais%202020%20-%20eixo%204/JEM2020_paper_19.pdf, consultado em 16/02/2022. |