You are currently viewing Matemática – Resolução de Problemas sobre Média, Mediana e Moda

Matemática – Resolução de Problemas sobre Média, Mediana e Moda

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes do 5° Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA

Neste texto, abordaremos 3 situações-problema sobre Média Aritmética, Moda e Mediana, mas antes disso vamos fazer um breve resumo dos conceitos dessas medidas estatísticas.

Imagem: canva.com/quadrado_https://acesse.one/JPqVc

A Média Aritmética é um valor que representa um conjunto de números dado pelo quociente entre a soma de todos os números do conjunto e a quantidade total de números.

A Moda é o valor que aparece com maior frequência (mais vezes) em um conjunto de dados. Se acontecer de um número ou mais ter a mesma quantidade de repetições, daí a moda pode ser considerada unimodal (uma moda), bimodal (duas modas) ou multimodal (mais de 2 modas).

A Mediana de um conjunto de dados é o valor que está no meio quando os dados estão organizados em ordem crescente ou decrescente. Se houver um número ímpar de observações, a mediana é o valor do meio. Se houver um número par de observações, a mediana é a média dos dois valores do meio.

Problema 1:

Um estudante do 5º período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) obteve as seguintes notas nas atividades e avaliações, em matemática, do I bimestre:

• Atividade 1: 8,0.
  • Atividade 2: 7,0.
  • Participação nas aulas: 6,0.
  • Avaliação escrita 1: 9,0.
  • Avaliação escrita 2: 10,0.

Considerando esses resultados, determinar a sua média final neste bimestre.

Resolução:

Para calcular a média aritmética, somamos todas as notas e dividimos pelo número total de disciplinas, que é 5. Temos:

Soma = 8,0 + 7,0 + 6,0 + 9,0 + 10,0 = 40,0

Média = 40,0 : 5 = 8,0

Esse resultado significa que, em média, o aluno está indo mito bem nessas disciplinas, já que 8,0 é uma nota considerada excelente.

Problema 2

Uma loja de roupas está analisando a preferência de cores de camisetas entre seus clientes. Os dados coletados mostram que, em uma amostra de doze clientes, as preferências foram as seguintes: vermelho, azul, verde, azul, amarelo, preto, azul, verde, vermelho, azul, preto, azul. Qual é a moda das preferências de cor dos clientes para as camisetas?

Resolução:

A moda será a cor que mais aparece nos dados, neste caso, a cor azul é a moda das preferências de cor de camisetas dos clientes é azul.

Isso significa que a cor azul é a mais popular entre os clientes da loja.

Problema 3

Em uma sala de aula, o professor de matemática aplicou uma prova com 10 questões de múltipla escolha. As notas dos alunos foram as seguintes: 2,5; 4,0; 3,0; 7,0; 5,5; 8,0; 6,5; 5,0; 6,0 e 9,0. Qual é a mediana das notas dos alunos nesta prova?

Resolução:

Organizando as notas em ordem crescente: 2,5; 3,0; 4,0; 5,0; 5,5; 6,0; 6,5; 7,0; 8,0; 9,0.

Como temos 10 notas (um número par), a mediana será a média dos dois valores do meio, ou seja, a média entre o quinto e o sexto valor.

Mediana = (5,5 + 6,0) : 2 = 11,5 : 2 = 5,75.

Isso significa que metade dos alunos tiraram notas iguais ou superiores a 5,75 e a outra metade, notas iguais ou inferiores a 5,75.

Ficamos por aqui, até o próximo.

QUESTÃO 01

Em relação ao conceito de média, moda e mediana, podemos afirmar que

(A) para determinar a média, somamos todos os números do conjunto de dados da pesquisa.

(B) a mediana são os valores das extremidades de um conjunto de dados, organizados em ordem crescente, da pesquisa;