You are currently viewing Matemática – Leitura e escrita dos números naturais

Matemática – Leitura e escrita dos números naturais

Esta proposta de atividade de Matemática é destinada aos estudantes do 4º Período (5ª série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL

O Sistema de Numeração Decimal (SND) é um conjunto de regras que rege a escrita e a leitura dos números (de uma quantidade). 

Imagem: canva.com/números

O SND é composto por:

10 algarismos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9,

Classes: Unidades Simples, Milhares, Milhões, Bilhões, etc.

3 ordens: Unidade (U), Dezena (D) e Centena (C). Sendo que 1 dezena possui 10 unidades e 1 centena possui 10 dezenas ou 100 unidades.

QUADRO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL

LEITURA E ESCRITA DOS NÚMEROS NATURAIS

A leitura e a escrita dos números é feita de acordo com o valor posicional do algarismo, da esquerda para a direita. Veja alguns exemplos:

1) 89 453:

Utilizando o quadro:

8 dezenas de milhar = 80 mil unidades

9 unidades de milhar = 9 mil unidades

4 centenas simples = 400 unidades

5 dezenas simples = 50 unidades

3 unidades simples

89 453 = Oitenta e nove mil, quatrocentos e cinquenta e três

2) 4 102 437:

Utilizando o quadro

4 unidades de milhões = 4 milhões de unidades

1 centena de milhar = 100 mil unidades

0 dezenas de milhar

2 unidades de milhar = 2 mil unidades

4 centenas simples = 400 unidades

3 dezenas simples = 30 unidades

7 unidades simples

4 102 437 = Quatro milhões, cento e dois mil e quatrocentos e trinta e sete.

Atividades

Questão 01

Tiranossauro (em português Tiranossauro) é um gênero de dinossauros terópodes celurossauros que viveram durante o final do período cretáceo, há aproximadamente 66 milhões de anos, em toda a região que hoje é a América do Norte. Eles tinham mais de 10 metros de comprimento e pesavam cerca de 7 mil quilogramas.

Imagem: canva.com/tiranossauro

Usando apenas algarismos para escrever os números, responda:

A) Qual o comprimento desse dinossauro? 

B) Há quantos anos viveu esse dinossauro? 

C) Qual a medida da massa corporal (peso) desse dinossauro?

QUESTÃO 02

Para escrever uma sequência de números naturais, escreve-se o número que se quer iniciar e a partir daí acrescenta sempre uma unidade, obtendo o sucessor.

Na maioria dos atendimentos bancários, clínicas e hospitais, os clientes costumam receber uma senha que é chamada em um painel de números naturais. José foi ao hospital e retirou uma senha com o número 786. Ao observar o painel, ele indicava o número a seguir:

Responda aos itens escrevendo a resposta por extenso.

A) Qual é o número da próxima senha a ser chamada?

B) Qual o número da senha a ser chamada antes e depois da senha do José?

C) Quantas senhas ainda serão chamadas antes da senha de José?

Imagem: canva.com/painel

QUESTÃO 03

No concurso da Mega Sena, a probabilidade de acertar o maior número de dezenas, varia com o tipo de aposta e com o número de dezenas jogadas. Por exemplo, a probabilidade de ganhar um prêmio milionário com uma única aposta simples, com apenas seis dezenas, é de 1 em 50.063.860.

O número 50.063.860 pode ser escrito da seguinte forma:

(A) Cinquenta milhões, seiscentos e três mil, oitocentos e sessenta.

(B) Quinhentos milhões, seiscentos e três mil e oitocentos e sessenta.

(C) Cinquenta milhões, sessenta e três mil e oitocentos e sessenta.

(D) Cinquenta milhões, seiscentos e trinta e oito mil e sessenta.

QUESTÃO 04

A professora de geografia, informou aos seus alunos a extensão territorial de alguns países da América do Sul. Veja no quadro:

A alternativa que contém a escrita do número que representa a extensão territorial do Brasil é

(A) Oito mil, quinhentos e quinze e setecentos e cinquenta e nove km2

(B) Oito bilhões, quinhentos e quinze mil e setecentos e cinquenta km2

(C) Oito trilhões, quinhentos e quinze milhões e setecentos e cinquenta km2. (D) Oito milhões, quinhentos e quinze mil e setecentos e cinquenta e nove km2.

(D) Oito milhões, quinhentos e quinze mil e setecentos e cinquenta e nove km2.

AutoriaProfessor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em Matemática
Componente CurricularMatemática
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EJAMA0401) Ler, escrever, comparar, compor, aproximar, decompor e ordenar números naturais.
ReferênciasSOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ano: ensino fundamental: anos finais /Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.
Lista de países da América do Sul. Wikipédia. Disponível em: Lista de países da América do Sul – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org). Acesso em 01/03/2023.
Tiranossauro. Wikipedia. Disponível em: Tiranossauro – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org). Acesso em 01/03/2023.
Globo.com/Loterias: Disponível em: Mega-Sena pode pagar R$ 9 milhões nesta quinta-feira | Loterias | G1 (globo.com).Acesso em 23/02/2023