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Matemática – Leitura e escrita de grandes e pequenos números

Olá! Esta aula de Matemática é destinada a educandos da 5ª Série da Eaja.

Na aula de hoje você aprenderá como fazer a leitura e a escrita de números inteiros e racionais, e conhecerá também um pouco mais sobre o nosso sistema de numeração decimal.

Assista às videoaulas a seguir com a temática leitura e escrita de grandes e pequenos números.

Aula 05 Vídeo 01 5ªSérie – Eaja

Aula05 Vídeo02 5ªSérie – Eaja

Sistema de Numeração Decimal

Antes de começarmos a conversar sobre a leitura e a escrita de grandes e pequenos números, revisaremos um assunto com o qual você já está familiarizado(a), mas que pode gerar algumas dúvidas no decorrer do seu dia-a-dia: o SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL.

Para começar, leitura os seguintes números:

  1. Três em cada quatro brasileiros acessam a internet, o que equivale a 134 000 000 de pessoas. Embora a quantidade de usuários e os serviços online utilizados tenham aumentado, ainda persistem diferenças de renda, gênero, raça e regiões. Fonte: Agência Brasil (ebc.com.br) 
  1. No Brasil temos 16,38 mi de pessoas recuperadas da Covid-19. Fonte Ministério da Saúde – Governo Federal do Brasil — Português (Brasil) (www.gov.br) Em 24/06/2021
  1. No Brasil já são 18,2 mi de pessoas contaminadas com a Covid-19.Fonte: casos de covid no mundo – Pesquisa Google Em 24/06/2021

Conseguiu ler e compreender as informações e os números?

Para realizar a leitura de números que estão pouco presentes em nossas vidas, é preciso compreender o SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL (SND) OU SISTEMA DE NUMERAÇÃO INDO-ARÁBICO: 

O SND é um sistema de numeração que se usa para representar qualquer número utilizando apenas dez símbolos, chamados de ALGARISMOS. São eles:

  • As contagens são feitas em AGRUPAMENTOS DE DEZ – daí o nome Sistema de Numeração Decimal – SND.

Por exemplo o número 23 corresponde a 2 dezenas e 3 unidades e o número 234 corresponde a 2 centenas, 3 dezenas e 4 unidades.

O Sistema é Posicional, ou seja, o valor de cada algarismo depende da posição que ocupa na escrita do número.

Exemplo:

4 8 7 : temos 4 centenas, 8 dezenas e 7 unidades.

   4 9: temos 4 dezenas e 9 unidades.

  • O ZERO possuí um símbolo, que indica a ausência de unidades, de dezenas, de centenas, etc.

Exemplo:

50: temos 0 unidades

809: temos 0 dezenas

1065: temos 0 centenas

Agora que você revisou o SND, faremos algumas atividades para utilizarmos os conhecimentos relacionados à leitura e escrita de números, combinado? 

Você deve ter em mente que no SND, cada algarismo, no sentido da direita para a esquerda, corresponde a uma ordem e que a cada três ordens, da direita para a esquerda, formamos uma classe.

A imagem a seguir contém as classes e as ordens que mais utilizamos na leitura e escrita de números.

Fonte; Acervo pessoal professor Hélio R. Rocha

A seguir, você terá explicações sobre a leitura e a escrita dos números que você leu no início dessa atividade.

  1. Três em cada quatro brasileiros acessam a internet, o que equivale a 134000000 de pessoas.

Esse número está um pouco desorganizado, temos que agrupá-lo de 3 em 3 algarismo, da direita para a esquerda. Podemos dar um espaço, não podemos por vírgula, se você quiser pode colocar pontos separando as classes. Utilizando o espaço, temos: 134 000 000. Observe que ele possui 3 classes (Unidades Simples, Milhares e Milhões), a maior delas a dos Milhões. Logo esse número pode ser lido como: 134 milhões.

  1. No Brasil temos 16,38 mi de pessoas recuperadas da Covid-19.

 Essa é uma forma abreviada de escrever um número. O mi representa milhões e caso tivesse bi seria bilhões e mil representa milhares. Esse número pode ser escrito assim: 16 380 000 e a leitura será 16 milhões e 380 mil. 


Nos exemplos a seguir, usaremos o quadro apresentado acima para demonstrar a escrita dos números. Você perceberá que é mais fácil a escrita com a utilização do quadro.

  1. A população da Rússia (em 2019) era de 144 400 000
  2. A distância média entre a Terra e a Lua é 384.403 quilômetros.
  3. Os números da Mega da Virada foram sorteados na noite desta quinta-feira (31/012/2021), em São Paulo. O prêmio é estimado em R$ 325 milhões e não acumula. Duas apostas vencedoras vão dividir o prêmio, e cada uma vai levar R$ 162.625.108,00

Mas atenção!!! Sempre comece a escrever da direita para a esquerda, combinado?

Fonte; Acervo pessoal professor Hélio R. Rocha

Atividade 1

Agora é com você! Leia os números a seguir. E lembre-se, basta observar a classe que o algarismo ocupa e fazer a leitura.

  1. 144 400 000  
  2. 384 403
  3. 135 000 000
  4. 162 625 108

Agora, conversaremos sobre o VALOR POSICIONAL de cada algarismo de um número, por exemplo o número 162.625.108.

Da direita para a esquerda, temos:

Mas e se fosse para você fazer o inverso? Na explicação a seguir você tem o número escrito por extenso, ou seja, usando as letras do nosso alfabeto. Vamos exemplificar como escrevê-los utilizando algarismos e a tabela do SND. As explicações são dos números 1,3 e 5.

  1. Um milhão, duzentos e cinquenta mil, cento e vinte
  2. Dois milhões, cento e trinta e cinco mil e trinta
  3. Vinte e cinco milhões, quarenta e cinco mil, novecentos e quinze
  4. Um bilhão, cento e trinta milhões e oitocentos mil
  5. Vinte biles, cinquenta e quatro milhões, trezentos e vinte
Fonte: Acervo pessoal professor Hélio R. Rocha

Observe que foi preciso acrescentar o ZERO em algumas ordens. Então, fique atento!

Podemos também fazer a decomposição de um número, nesse caso é bom ter esse conhecimento concretizado no seu HD para que você possa realizar as operações com mais rapidez e facilidade.

Veja como fica se você quiser adicionar 2365 a 6840, usando a decomposição.

2365 = 2000 + 300 + 60 + 5 e 6840 = 6000 + 800 + 40 + 0

Agora vamos somar: 

2000 + 6000= 8000,    300 + 800 = 1100,   60 + 40 = 100  e   5 + 0 = 5

Finalizando: 8000 + 1100 + 100 + 5 = 9205.

Viu como fica fácil?

Atividade 2

1) Resolva utilizando a decomposição dos números:

a)Adicionar 3487 a 8425 

b)Adicionar 4893 a 2789

2) O valor de 1 litro de etanol em um posto de Goiânia é de R$ 4,38. A leitura desse número é bem fácil, 4 reais e 38 centavos. Caso esse número não se referisse a valor em reais, por exemplo 4,38, como seria sua leitura?

3) A quantidade de carne que Paulo comprou no supermercado foi de 2,456 kg. A leitura desse número será 2 kg e 456 gramas. Caso esse número não se referisse a quantidade de carne que Paulo comprou, por exemplo 2,456, como seria a leitura?

4) Escreva utilizando algarismos os seguintes números:

-Oito mil, trezentos e sete reais.

-Setenta e dois mil, trinta e dois reais.

-Nove milhões, vinte e dois reais.

-Setenta e quatro milhões, oito mil e nove.

5) Escreva como se lê os seguintes números:

4,87 kg

23,789 kg

4, 87

23, 789


Chegamos ao final de mais uma aula! Até a próxima!!

ReferênciaSousa, Joamir Roberto de – Matemática realidade & tecnologia: 6º ano
Componente CurricularObjetivo de aprendizagem e desenvolvimento
Matemática(EAJAMA0501) Ler, escrever, comparar, compor, aproximar, decompor e ordenar números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita. 
(EAJAMA0503) Identificar as principais características do sistema de numeração decimal (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.