You are currently viewing Matemática – Explorando Situações-Problema com Juros Compostos

Matemática – Explorando Situações-Problema com Juros Compostos

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes do 6° período (8ª Série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA

Juros

São valores cobrados pelo uso de dinheiro emprestado, ou retorno financeiro gerado por um investimento. Eles são cruciais em aspectos financeiros, como empréstimos, investimentos, financiamentos e muitas outras transações financeiras.

Imagem: canva.com/juros

Tipos de Juros

Existem 2 tipos principais:

• Juro Simples
  • Juro Composto

Neste texto iremos abordar somente os Juros Compostos.

Juro Composto

O juro composto é um valor que se ganha ou se deve ao longo do tempo, calculado não apenas sobre a quantia inicial, mas também sobre os valores acumulados.

Mais conhecido como Juros sobre Juros

Cálculo dos Juros Compostos

A fórmula para calcular o montante total (incluindo juros) em um cenário de juros compostos é dada por:

Onde:

• M = Montante total incluindo os Juros (capital inicial + juros).
  • C = Capital inicial.
  • J = juros da aplicação.
  • i = Taxa de juros por período (em porcentagem).
  • t = Tempo de aplicação (deve estar na mesma unidade da taxa).

Note que na fórmula para calcular o montante, há uma potenciação, e, em casos de investimentos a longo prazo, a execução desse cálculo pode se tornar desafiadora, sendo recomendado o uso de uma calculadora científica.

Um problema para finalizar

Rafael optou por investir R$3.500,00 em um plano de investimento que oferece uma taxa de juros composta de 6% ao semestre. Sua intenção é manter o dinheiro investido por 2 anos. Qual será o montante total que Rafael terá ao resgatar o investimento após esse período?

Resolução:

Dados:

• M = ?
  • C = R$3500,00.
  • i = 6% = 0,06 ao semestre ( 6 meses).
  • t = 2 anos ( 2 anos = 24 meses = 4 semestres).

Utilizando a expressão para o cálculo dos juros, teremos:

Resposta:

O montante que Rafael irá resgatar ao final de 2 anos é de R$4.418,67.

Ficamos por aqui, até o próximo.

QUESTÃO 01

Para determinar o montante em uma aplicação a juro composto, é necessário realizar cálculos bastante trabalhosos, principalmente quando a aplicação for a longo prazo, por isso se faz necessário o uso de calculadoras científicas.

Abaixo, tem-se os passos do cálculo do montante de uma aplicação de            R$1500,00 a juro composto de 3% a.m. durante 8 meses.

• Digitar 1, +, 0,03 (3%) e  =
  • Clicar na tecla xy, digitar 8 e em seguida clicar no =
  • Você irá obter 1,266770081…
  • Clicar no x (multiplicação) e digitar 1500
  • Clicar no = para finalizar e obter o montante.

Agora é com você, utilize a calculadora para obter o montante em uma aplicação financeira a juro composto:

A) Para um capital de  R$2300,00 a uma taxa de 4% a.m. durante 6 meses.

B) Para um capital de R$20000,00 a uma taxa de 5% a.m. durante 10 meses.

QUESTÃO 02

Paulo decidiu comprar uma moto para poder trabalhar em uma empresa. O valor da moto, à vista, é de R $16500.00 e, a prazo, terá um acréscimo de 4% a.m. Ele decidiu comprar a moto em 5 parcelas. Qual deverá ser o valor pago pelo Paulo ao final dos 12 meses? Lembrando que o sistema de juro aplicado é o composto. Utilize uma calculadora científica do próprio celular.

QUESTÃO 03

João decidiu aplicar R$1.500,00 a uma taxa de juros composta de 4% ao mês. Ele deseja saber quanto dinheiro ele receberá como juros ao final de 3 meses. Se João aplicar esse montante, ele irá receber, de juros acumulados neste período

(A) R$177,30.

(B) R$187,30.

(C) R$197,30.

(D) R$207,30.

QUESTÃO 04

Maria investiu R$800,00 em um fundo de investimento que oferece uma taxa de juros composta de 6% ao mês. Se ela mantiver o dinheiro investido por 6 meses, o valor que ela resgatará desse investimento será de

(A) R$1.131,82.

(B) R$1.132,82.

(C) R$1.133,82.

(D) R$1.134,82.

Assista aos vídeos no canal do prof. Hélio para aprender um pouco mais.

Cálculo do Juro composto na compra de uma geladeira, sem uso da calculadora

Canal do Prof. Hélio <YouTube>

Cálculo do Juro composto na compra de uma geladeira, com uso da calculadora

Canal do Prof. Hélio <YouTube>
AutoriaProf. Hélio Roberto da Rocha, Mestre em Matemática
Componente CurricularMatemática
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJAMA0808) Interpretar e resolver situações-problema que envolvam juros simples e juros compostos, no contexto da educação financeira.
ReferênciasSOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 9º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.
GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 9° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.
PATARO, Patricia Moreno Matemática essencial 9° ano: ensino fundamental, anos finais / Patricia Moreno Pataro, Rodrigo Balestri. – 1. ed. – São Paulo: Scipione, 2018.