Esta proposta de atividade de Matemática é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Introdução
Neste texto, vamos falar sobre como resolver problemas que envolvem dados de pesquisas apresentados em tabelas. Você vai aprender o que é uma tabela, seus principais elementos e como você pode analisá-las para resolver problemas. Ao final, veremos um problema simples para praticar.
Imagem: Do autor
O que é uma Tabela?
Uma tabela é uma maneira organizada de apresentar informações, colocadas em linhas e colunas, facilitando a leitura e a comparação entre diferentes informações. Elas são usadas para organizar números, palavras ou ambos, de forma clara e simples.
Quais são os Elementos de uma Tabela?
Os principais elementos de uma tabela são:
- Título: diz o que a tabela está mostrando.
- Linhas: mostram as informações de forma horizontal (da esquerda para a direita).
- Colunas: organizam as informações de forma vertical (de cima para baixo).
- Rótulos: dizem o que cada linha e coluna representa.
- Dados: são as informações numéricas ou textuais que estão sendo organizadas na tabela.
Exemplo:
Tabela: Quantidade de Frutas Vendidas em Três Dias
Elementos:
- Título: Quantidade de frutas vendidas em três dias.
- Linhas: segunda, terça e quarta.
- Colunas: dia, maçãs, bananas e laranjas.
- Rótulos: dia, maçãs, bananas e laranjas.
- Dados: os números que indicam quantas frutas foram vendidas em cada dia.
O Uso de Tabelas na Mídia
A mídia, como jornais, revistas e programas de TV, usam tabelas para apresentar dados de pesquisas e estudos. Essas tabelas resumem informações importantes, como a quantidade de pessoas que responderam a uma pesquisa, as porcentagens de respostas ou a variação de preços ao longo do tempo.
Como Analisar uma Tabela?
Para resolver um problema usando uma tabela, você deve:
- Ler com Atenção
- Selecionar as Informações Relevantes
- Fazer os Cálculos Necessários
- Chegar à Conclusão
Um Problema Simples com Tabelas
A tabela abaixo mostra o consumo de água (em litros) em três dias em diferentes atividades de uma residência:
A) Calcule o total de litros de água consumidos no banho nos três dias e explique como chegou à resposta.
B) Analise o consumo de água na cozinha em cada dia e identifique em qual dia houve o maior consumo. Justifique sua resposta.
Resolução
A) Para calcular o total de litros de água consumidos no banho nos três dias, devemos somar os valores da coluna “Banho” correspondentes a cada dia:
Soma:
150 + 160 + 140 = 450 litros
Portanto, o total de água consumida no banho nos três dias foi de 450 litros.
B) Observando os valores da coluna “Cozinha”, vemos o consumo de água em cada dia e comparando esses valores, vemos que o maior consumo de água na cozinha ocorreu na quarta-feira, com 100 litros. Esse é o maior valor entre os três dias, justificando que quarta-feira foi o dia com o maior consumo de água nessa atividade.
Ficamos por aqui, até o próximo.
Atividade
QUESTÃO 01
A tabela abaixo mostra o número de quilômetros percorridos por quatro ciclistas durante uma competição de 5 dias:
O ciclista que percorreu o maior número de quilômetros foi
(A) Marcos.
(B) Carlos.
(C) Lucas.
(D) Pedro.
QUESTÃO 02
A tabela abaixo apresenta o consumo mensal de água (em metros cúbicos) de quatro famílias em três meses:
Se o custo por metro cúbico de água é R$ 4,00, o valor total da conta de água da Família A nos três meses foi
(A) R$ 368,00.
(B) R$ 370,00.
(C) R$ 380,00.
(D) R$ 376,00.
QUESTÃO 03
Uma escola organizou uma campanha de reciclagem de papel, coletando papéis durante três semanas. A tabela a seguir mostra a quantidade de papel recolhido por cada turma em cada semana:
Com base nos dados da tabela, responda:
A) Qual foi a turma que recolheu a maior quantidade de papel ao longo das três semanas?
B) Calcule o total de papel recolhido por todas as turmas ao longo das três semanas.
QUESTÃO 04
Uma fábrica de brinquedos produziu diferentes quantidades de bonecas e carrinhos em quatro meses. A tabela abaixo mostra a produção de cada brinquedo por mês:
Com base nos dados da tabela, responda:
A) Em qual mês a fábrica produziu a maior quantidade de brinquedos (somando bonecas e carrinhos)?
B) Calcule o total de brinquedos produzidos ao longo dos quatro meses.
Autoria | Professor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em matemática |
Componente curricular | Matemática |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EJAMA0432) Interpretar e resolver situações-problema que envolvam dados de pesquisas, apresentadas pela mídia por meio de tabelas e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar as conclusões. |
Referências | SOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ao 9º ano: ensino fundamental: anos finais /Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6º ao 9° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018. GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6º ao 9° ano – Ensino Fundamental; Matemática; Goiânia,2024. |