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Matemática – Interpretando Dados de Pesquisas da Mídia em Tabelas

Esta proposta de atividade de Matemática é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Neste texto, vamos falar sobre como resolver problemas que envolvem dados de pesquisas apresentados em tabelas. Você vai aprender o que é uma tabela, seus principais elementos e como você pode analisá-las para resolver problemas. Ao final, veremos um problema simples para praticar.

Imagem: Do autor

  • Título: diz o que a tabela está mostrando.
  • Linhas: mostram as informações de forma horizontal (da esquerda para a direita).
  • Colunas: organizam as informações de forma vertical (de cima para baixo).
  • Rótulos: dizem o que cada linha e coluna representa.
  • Dados: são as informações numéricas ou textuais que estão sendo organizadas na tabela.

Exemplo:

Tabela: Quantidade de Frutas Vendidas em Três Dias

Elementos:

  • Título: Quantidade de frutas vendidas em três dias.
  • Linhas: segunda, terça e quarta.
  • Colunas: dia, maçãs, bananas e laranjas.
  • Rótulos: dia, maçãs, bananas e laranjas.
  • Dados: os números que indicam quantas frutas foram vendidas em cada dia.
  • Ler com Atenção
  • Selecionar as Informações Relevantes
  • Fazer os Cálculos Necessários
  • Chegar à Conclusão

A tabela abaixo mostra o consumo de água (em litros) em três dias em diferentes atividades de uma residência:

A) Calcule o total de litros de água consumidos no banho nos três dias e explique como chegou à resposta.

B) Analise o consumo de água na cozinha em cada dia e identifique em qual dia houve o maior consumo. Justifique sua resposta.

Resolução

A) Para calcular o total de litros de água consumidos no banho nos três dias, devemos somar os valores da coluna “Banho” correspondentes a cada dia:

Soma:
150 + 160 + 140 = 450 litros

Portanto, o total de água consumida no banho nos três dias foi de 450 litros.

B) Observando os valores da coluna “Cozinha”, vemos o consumo de água em cada dia e comparando esses valores, vemos que o maior consumo de água na cozinha ocorreu na quarta-feira, com 100 litros. Esse é o maior valor entre os três dias, justificando que quarta-feira foi o dia com o maior consumo de água nessa atividade.

Ficamos por aqui, até o próximo.

Atividade

QUESTÃO 01

A tabela abaixo mostra o número de quilômetros percorridos por quatro ciclistas durante uma competição de 5 dias:

O ciclista que percorreu o maior número de quilômetros foi

(A) Marcos.

(B) Carlos.

(C) Lucas.

(D) Pedro.

QUESTÃO 02

A tabela abaixo apresenta o consumo mensal de água (em metros cúbicos) de quatro famílias em três meses:

Se o custo por metro cúbico de água é R$ 4,00, o valor total da conta de água da Família A nos três meses foi

(A) R$ 368,00.

(B) R$ 370,00.

(C) R$ 380,00.

(D) R$ 376,00.

QUESTÃO 03

Uma escola organizou uma campanha de reciclagem de papel, coletando papéis durante três semanas. A tabela a seguir mostra a quantidade de papel recolhido por cada turma em cada semana:

Com base nos dados da tabela, responda:

A) Qual foi a turma que recolheu a maior quantidade de papel ao longo das três semanas?
B) Calcule o total de papel recolhido por todas as turmas ao longo das três semanas.

QUESTÃO 04

Uma fábrica de brinquedos produziu diferentes quantidades de bonecas e carrinhos em quatro meses. A tabela abaixo mostra a produção de cada brinquedo por mês:

Com base nos dados da tabela, responda:

A) Em qual mês a fábrica produziu a maior quantidade de brinquedos (somando bonecas e carrinhos)?
B) Calcule o total de brinquedos produzidos ao longo dos quatro meses.


AutoriaProfessor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em matemática
Componente curricularMatemática
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EJAMA0432) Interpretar e resolver situações-problema que envolvam dados de pesquisas, apresentadas pela mídia por meio de tabelas e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar as conclusões.
ReferênciasSOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ao 9º ano: ensino fundamental: anos finais /Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.
GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6º ao 9° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6º ao 9° ano – Ensino Fundamental; Matemática; Goiânia,2024.