You are currently viewing Matemática e Geografia: REFERENCIAL, ESPAÇO, DIREÇÃO  E SENTIDO.
3D render of a space background with fictional planet

Matemática e Geografia: REFERENCIAL, ESPAÇO, DIREÇÃO E SENTIDO.

Olá, educando (a)!Esta videoaula de foi veiculada na TV no dia 19/04/2021 (segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

VOCÊ JÁ PERCEBEU COMO CONCEITOS RELACIONADOS A SUA LOCALIZAÇÃO ESPACIAL ESTÃO TAMBÉM RELACIONADOS À MATEMÁTICA? NA AULA DE HOJE VAMOS ANALISAR COMO A MATEMÁTICA E A GEOGRAFIA PODERÃO LHE AJUDAR A COMPREENDER MELHOR CONCEITOS COMO LOCALIZAÇÃO, ESPAÇO, DIREÇÃO E SENTIDO.

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA: REFERENCIAL, ESPAÇO, DIREÇÃO  E SENTIDO – QUAL A MINHA LOCALIZAÇÃO?

Eaja – 1º SEMENTO – 1ªSÉRIE – MATEMÁTICA INTEGRAÇÃO GEOGRAFIA

COM O ADVENTO DA INFORMÁTICA E DE TODOS OS RECURSOS QUE SÃO ACESSÍVEIS COM A UTILIZAÇÃO DE UM ÚNICO APARELHO ELETRÔNICO, COMO UM SMARTPHONE, É CADA VEZ MAIS COMUM A NECESSIDADE DE RELACIONARMOS ALGUNS CONCEITOS À UTILIZAÇÃO DE ALGUMAS FUNÇÕES NESSES APARELHOS, UMA DELAS  BASTANTE UTILIZADA HOJE É A LOCALIZAÇÃO E DESLOCAMENTO VIA GPS.

PARA COMPREENDERMOS DE MANEIRA ELEMENTAR AS INFORMAÇÕES QUE SURGEM NUMA LOCALIZAÇÃO DADA ATRAVÉS DE UM GPS, POR EXEMPLO, PRECISAMOS REFORÇAR CONCEITOS BÁSICOS DE LOCALIZAÇÃO, DIREÇÃO E SENTIDO, COMO DIREITA, ESQUERDA, PONTOS CARDEAIS E REFERENCIAL. 

COMO POSSO ME LOCALIZAR NO ESPAÇO:

1- ROSA DOS VENTOS:

2- INSTRUMENTOS/EQUIPAMENTOS:

  • PLANTAS/MAPAS
  • REFERENCIAIS

ENTÃO VAMOS ANALISAR ALGUMAS SITUAÇÕES EM QUE UTILIZAREMOS ESSES CONCEITOS EM SEU DESLOCAMENTO E LOCALIZAÇÃO? VAMOS LÁ!

Atividade 1 

PARA COMPREENDER UM POUCO MAIS SOBRE LOCALIZAÇÃO, VAMOS ANALISAR  A SEGUINTE SITUAÇÃO, ONDE JÚLIO, QUE TRABALHA COMO ENTREGADOR NUMA PIZZARIA, TERÁ  QUE REALIZAR UMA ENTREGA DE ACORDO COM A SITUAÇÃO APRESENTADA NA FIGURA:

SE JÚLIO SE DESLOCARÁ DA PIZZARIA ATÉ A RESIDÊNCIA ONDE ESTÁ O ÍCONE DE LOCALIZAÇÃO:

  • EM QUAL SENTIDO JÚLIO DEVERÁ SE LOCALIZAR INICIALMENTE?
  • AO CHEGAR NA PRIMEIRA ESQUINA ELE DEVE SEGUIR À DIREITA OU ESQUERDA?
  • AO CHEGAR NA SEGUNDA ESQUINA, QUAL SERÁ O SENTIDO A SEGUIR?
  • CONSIDERANDO QUE CADA QUADRA TENHA APROXIMADAMENTE 150M DE COMPRIMENTO PELO PERCURSO QUE ELE IRÁ SEGUIR, QUANTOS METROS, APROXIMADAMENTE, ELE PERCORREU?

Atividade 2 

ACESSE O LINK ABAIXO E ASSISTA O VÍDEO: “AS DIREÇÕES CARDEAIS E OS INSTRUMENTOS DE LOCALIZAÇÃO”

NO VÍDEO DESCOBRIMOS COMO NOS LOCALIZARMOS ALÉM DO GPS. CONSIDERANDO A LOCALIZAÇÃO  ATRAVÉS DO SOL, SE VOCÊ SE DESLOCAR À DIREITA DE SUA CASA EM QUAL DIREÇÃO VOCÊ ESTARÁ INDO: NORTE, SUL, LESTE OU OESTE?

POR HOJE É SÓ, UM FORTE ABRAÇO E ATÉ MAIS!


Eaja: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
(EAJAMA0120) DESCREVER A LOCALIZAÇÃO DE PESSOAS E DE OBJETOS NO ESPAÇO EM RELAÇÃO À SUA PRÓPRIA POSIÇÃO, UTILIZANDO TERMOS COMO À DIREITA , À ESQUERDA, EM FRENTE, ATRÁS. (EAJAMA0121) COMPREENDER E COMPARAR DISTÂNCIA, LOCALIZAÇÃO, LATERALIDADE, SENTIDO, TAMANHO, DIREÇÃO A PARTIR DE UM REFERENCIAL.
(EAJAGE0101) RECONHECER-SE COMO SUJEITO INTEGRANTE DO ESPAÇO VIVIDO
(EAJAGE0112) ELABORAR E INTERPRETAR MAPAS MENTAIS E DESENHOS COM BASE EM TRAJETOS, ESTRADAS E CAMINHOS.