Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes do 5º Período (7ª série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA
Uma pequena revisão sobre grandezas
As grandezas são as particularidades, qualidades e características quantitativas que podem ser medidas e comparadas. Elas são fundamentais para descrever e entender o mundo ao nosso redor.
Imagem: canva.com/construtor/https://acesse.one/rXAHA
Alguns exemplos de grandezas
- Comprimento: dimensões de terrenos.
- massa: quantidade de carne (kg).
- Tempo: dia, mês e ano do aniversário de alguém.
- Temperatura: como está o tempo em uma cidade (ºC).
O que são grandezas proporcionais?
Grandezas proporcionais são aquelas que possuem uma relação direta entre elas, ou seja, quando o aumento (ou diminuição) de uma grandeza está associado a um aumento (ou diminuição) proporcional na outra grandeza. Neste texto abordaremos as grandezas inversamente proporcionais
Grandezas Inversamente proporcionais
São aquelas que possuem uma relação inversa, ou seja, o aumento de uma está relacionado a uma diminuição proporcional na outra, e vice-versa.
Exemplos:
- Tempo de Viagem e Velocidade: se a velocidade aumenta, o tempo de viagem diminui, e vice-versa.
- Número de Trabalhadores e Tempo para Concluir uma Tarefa: se aumentar o número de trabalhadores envolvidos em uma obra, o tempo necessário para concluir a obra diminui, e vice-versa.
Alguns Problemas de Aplicação
Problema 1:
Três amigos estão pintando uma parede juntos. Eles descobriram que quando trabalham juntos, conseguem pintar uma parede em 6 horas. No entanto, um dos amigos precisa sair mais cedo. Se apenas dois amigos continuarem a pintura, quanto tempo eles levarão para terminar de pintar a mesma parede?
Organizando os dados em uma tabela.
Ao diminuir o número de trabalhadores, aumenta-se o tempo, portanto as grandezas são inversamente proporcionais.
Cálculo da constante de proporcionalidade (CP):
CP= 3 : 2 = 1,5
O tempo (x) de trabalho para 2 trabalhadores será:
x = 6 . 1,5 = 9 horas
Portanto, o tempo que eles levarão para terminar de pintar a mesma parede será de 9 horas.
Problema 2
Marta adora pedalar. Ela sabe que a distância entre sua casa e a escola é sempre a mesma. Quando ela pedala a uma velocidade de 10 km/h, leva 2 horas para chegar à escola. Quanto tempo levaria para ela chegar à escola se pedalasse a uma velocidade de 15 km/h?
Organizando uma tabela.
Ao aumentar a velocidade, diminui-se o tempo, portanto as grandezas são inversamente proporcionais.
Cálculo da constante de proporcionalidade (CP):
CP= 20 : 10 = 2
O tempo (x) para chegar à escola com uma velocidade de 20km/h será:
x = 4 : 2 = 2 horas
Portanto, o tempo que ela levará para chegar até à escola, aumentando a velocidade para 20km/h, será de 2 horas.
Ficamos por aqui, até o próximo.
Atividade
QUESTÃO 01
O salário recebido e o número de horas trabalhadas são grandezas que podem estar inversamente relacionadas, especialmente em trabalhos por hora.
A) Se um trabalhador ganha R$15,00 por hora e trabalha 8 horas por dia, quanto ele receberá por dia?
B) Se o mesmo trabalhador precisa receber R$300,00, quantas horas ele precisará trabalhar para atingir essa quantia?
QUESTÃO 02
Um construtor está realizando um projeto e informou ao seu cliente que a quantidade de tempo necessária para concluir o projeto e o número de trabalhadores são grandezas inversamente proporcionais. Suponha que o construtor tenha iniciado o projeto com 4 trabalhadores com um tempo estimado de conclusão do projeto de 10 dias. Com base nessa informação, responda:
A) Se o construtor decidir aumentar o número de trabalhadores para 6, quantos dias serão necessários para concluir o projeto?
B) Se o cliente deseja que o projeto seja concluído em apenas 6 dias, quantos trabalhadores o construtor deve alocar para o trabalho?
QUESTÃO 03
Seis pessoas levam 8 horas para completar uma tarefa. Então, o número de horas que quatro pessoas levariam para completar a mesma tarefa seria de
(A) 6 horas.
(B) 8 horas.
(C) 10 horas.
(D) 12 horas.
QUESTÃO 04
Uma piscina está sendo enchida por uma torneira. A vazão (quantidade de água) da torneira e o tempo necessário para encher a piscina são grandezas inversamente proporcionais. Se a piscina leva 8 horas para encher com a torneira aberta a uma vazão constante, então o tempo para encher a piscina com o dobro da vazão será de
(A) 4 horas.
(B) 6 horas.
(C) 8 horas.
(D) 12 horas.
SAIBA MAIS
Assista ao vídeo para aprender um pouco mais sobre grandezas inversamente proporcionais.
Autoria | Prof. Hélio Roberto da Rocha, Mestre em Matemática |
Componente Curricular | Matemática |
Objetivos de Aprendizagem e Conteúdos | (EJAMA0514) Interpretar, resolver e elaborar situações-problema que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas. |
Referências | SOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 8º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 8° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018. PATARO, Patricia Moreno Matemática essencial 8° ano: ensino fundamental, anos finais / Patricia Moreno Pataro, Rodrigo Balestri. – 1. ed. – São Paulo: Scipione, 2018. |