Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes do 4° período (5ª Série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Grandezas, o que são?
Uma grandeza é um tudo aquilo que pode ser medido e com possibilidade de ser representada por meio de um valor numérico acompanhado de uma unidade de medida. Existem diversas grandezas físicas, e elas são fundamentais para descrever e compreender o mundo ao nosso redor.
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Algumas delas!
O Comprimento
O comprimento é a grandeza que mede a extensão ou a distância entre dois pontos. A unidade padrão para medir o comprimento no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o metro (m).
Alguns exemplos:
- Altura de um prédio;
- Distância entre duas cidades;
- Largura de um objeto.
Relações entre as principais unidades de medida da grandeza comprimento
- 1 metro equivale a 100 centímetros.
- 1 centímetro equivale a 10 milímetros.
- 1 quilômetro equivale a 1000 metros.
A Massa
A massa é a grandeza que informa a medida da quantidade de matéria em um corpo. A unidade padrão para a massa no SI é o quilograma (kg).
Alguns exemplos:
- A massa de um livro.
- A quantidade de alimentos em uma receita.
- A massa corporal de uma pessoa (mais conhecida como “peso”).
Relações entre as principais unidades de medida da grandeza massa
- 1 quilograma (kg) equivale a 1000 gramas (g).
- 1 tonelada (T) equivale a 1000 quilogramas.
- 1 grama equivale a 1000 miligramas (mL).
O Tempo
O tempo é a grandeza que mede a sequência de eventos e a duração entre eles. A unidade padrão para medir o tempo no SI é o segundo (s).
Alguns exemplos:
- Duração de um dia.
- Idade de uma pessoa.
- Intervalo entre dois eventos.
Relações entre as principais unidades de medida da grandeza tempo
- 1 minuto (min) equivale a 60 segundos (s).
- 1 hora (h) equivale a 60 minutos.
- 1 dia equivale a 24 horas.
- 1 semana equivale a 7 dias.
A Temperatura
A temperatura é a grandeza que mede a agitação térmica das partículas de um sistema. No SI, a unidade padrão para temperatura é o kelvin (K).
Alguns exemplos:
- Sensação térmica de um dia quente ou frio.
- Temperatura de ebulição da água.
- Temperatura de um corpo humano.
Essas grandezas são fundamentais para descrever e entender os fenômenos naturais e artificiais que ocorrem em nosso universo.
Um problema para finalizar
João decidiu correr no parque, mantendo uma velocidade constante de 10 metros por segundo. Ao total, ele correu por 300 segundos. Pede-se:
- A distância total percorrida por ele.
- Em minutos, o tempo que João dedicou à corrida.
Resolução:
- João correu 10 metros em cada segundo, em 300 segundos ele percorrerá 10.300 = 3000 metros.
- Sabemos que 1 minuto equivale a 60 segundos, então 300 segundos equivale a 300:60 = 5 minutos.
Resposta:
João correu uma distância de 3000 metros em 5 minutos.
Ficamos por aqui, até o próximo.
Atividade
QUESTÃO 01
Sabemos que grandeza é tudo aquilo que se pode medir, e cada uma delas possui uma ou mais unidades de medida para sua representação. Nesta questão, solicito que você associe a segunda coluna de acordo com a primeira.
QUESTÃO 02
Maria começou a correr em um parque às 9 horas da manhã. Ela correu durante 45 minutos e, em seguida, fez uma pausa de 20 minutos para descansar. A que horas Maria retomou sua corrida?
QUESTÃO 03
João está construindo uma estante e precisa cortar algumas prateleiras. Ele tem uma tábua de madeira de 2 metros e 40 centímetros de comprimento. Se cada prateleira precisa ter 60 centímetros, podemos afirmar que o número prateleiras, iguais, que João poderá cortar da tábua é igual a
(A) 2
(B) 3
(C) 4
(D) 5
QUESTÃO 04
Maria está preparando uma receita e precisa medir a quantidade de farinha. Ela tem um pacote de farinha que pesa 1 quilo e 200 gramas. Se a receita requer 300 gramas de farinha, Maria utilizará
(A) 500 gramas de farinha na receita.
(B) 700 gramas de farinha na receita.
(C) 900 gramas de farinha na receita.
(D) 1 quilo de farinha na receita.
SAIBA MAIS
No vídeo do canal do prof. Hélio você vai ver a resolução de algumas questões envolvendo o tema. Espero que aproveite.
Autoria | Prof. Hélio Roberto da Rocha, Mestre em Matemática |
Componente Curricular | Matemática |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EJAMA0427) Interpretar e resolver problemas que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas. |
Referências | SOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ano: ensino fundamental: anos finais /Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018. |