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FONTE: CANVA.COM

MATEMÁTICA – GRÁFICOS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA  é destinada aos estudantes da 1ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

ATIVIDADE

NO INVERNO O QUE SE ESPERA É FRIO, CERTO? EM GOIÁS, POR EXEMPLO, EM PLENO INVERNO SÃO REGISTRADAS TEMPERATURAS ALTAS. UM VERÃO NO INVERNO! 

AS MUDANÇAS NO CLIMA SÃO PROVOCADAS PELA INTERVENÇÃO DO HOMEM NO MEIO AMBIENTE DE FORMA NADA RESPONSÁVEL, COMO QUEIMADAS E DESMATAMENTO. A QUALIDADE DO AR QUE RESPIRAMOS TAMBÉM É PREJUDICADA. PARA AVALIAR OS IMPACTOS, ESTUDIOSOS REGISTRAM E ACOMPANHAM DADOS CLIMÁTICOS GERANDO GRÁFICOS, POR EXEMPLO, O QUE FACILITA A LEITURA E A INTERPRETAÇÃO DE INFORMAÇÕES. 

NESSA ATIVIDADE, EXPLORE O SEU CONHECIMENTO SOBRE A LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS RESPONDENDO AO QUE É PROPOSTO. 

BOM ESTUDO!

FONTE: CANVA.COM

QUESTÃO 1

A PREVISÃO DO TEMPO INDICA QUE O CALOR NÃO DARÁ TRÉGUA AOS MORADORES DE GOIÂNIA NA SEMANA DE 28/08 A 01/09/2022. OBSERVE OS DADOS NO GRÁFICO ABAIXO.

FONTE: weather.com, consultado em 26/08/22.

ANALISANDO O GRÁFICO, RESPONDA:

A) EM QUE DIA PODE SER REGISTRADA A TEMPERATURA MAIS ALTA?

B) QUAL É A TEMPERATURA MÍNIMA NO PERÍODO APRESENTADO NO GRÁFICO ACIMA?

C) QUAL É A DIFERENÇA ENTRE AS TEMPERATURAS MAIS ALTA E MAIS BAIXA?

QUESTÃO 2

NA FATURA DE ENERGIA ELÉTRICA, É APRESENTADO GRÁFICO COM INFORMAÇÕES SOBRE O CONSUMO DA RESIDÊNCIA AO LONGO DE UM PERÍODO. NA FATURA DA CASA DE MILENA, O GRÁFICO ESTÁ REPRESENTADO ABAIXO.

FONTE: DADOS HIPOTÉTICOS

ANALISANDO ATENTAMENTE O GRÁFICO, RESPONDA:

A) EM QUE MÊS O CONSUMO FOI MAIOR?

B) EM QUE MÊS O CONSUMO FOI MENOR?

C) QUAL É A DIFERENÇA ENTRE OS CONSUMOS DE MAIO E JUNHO?

QUESTÃO 3

NA FATURA DE SANEAMENTO BÁSICO, O CONSUMO DE ÁGUA DOS QUATRO MESES ANTERIORES APARECEM EM UMA TABELA PARA QUE O CONSUMIDOR POSSA ACOMPANHAR ESSE CONSUMO. ABAIXO SEGUE UMA TABELA COM O CONSUMO DE ÁGUA EM UMA RESIDÊNCIA COM 4 PESSOAS.

FONTE: DADOS HIPOTÉTICOS

LEIA OS DADOS COM ATENÇÃO E RESPONDA:

A) QUAL FOI O CONSUMO TOTAL DE ÁGUA DESSA RESIDÊNCIA NOS QUATRO MESES APRESENTADOS?

B) REPRESENTE OS DADOS DA TABELA ACIMA NUM GRÁFICO DE COLUNAS USANDO O PLANO A SEGUIR.

FONTE: DADOS HIPOTÉTICOS

QUESTÃO 4:

A QUANTIDADE DE CHUVA NUMA LOCALIDADE É CHAMADA DE PRECIPITAÇÃO E É MEDIDA EM MILÍMETROS. EM GOIÁS, OS PERÍODOS DE CHUVA E SECA SÃO BEM DEFINIDOS. VEJA NO GRÁFICO ABAIXO A  QUANTIDADE MÉDIA MENSAL DE CHUVA EM GOIÁS (1991 A 2021).

FONTE: https://pt.climate-data.org/america-do-sul/brasil/goias/goias-879942/#temperature-graph

DE ACORDO COM O GRÁFICO, EM QUAIS MESES CHOVE MUITO POUCO EM GOIÁS?

SAIBA MAIS

O GRÁFICO É UM IMPORTANTE RECURSO NA APRESENTAÇÃO DE DADOS OU VALORES NUMÉRICOS. NO VÍDEO DA PROFESSORA CRISTIANE SOUZA, “GRÁFICO DE COLUNAS: CONSTRUÇÃO E INTERPRETAÇÃO”, VEJA COMO É SIMPLES PRODUZIR UM GRÁFICO.

Acesse essa proposta didática (slides 22 e atividade 22) em formato para impressão. Clique aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-1a-2a-series/

COMPONENTE CURRICULAROBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
Matemática(EAJAMA0142) Ler e interpretar dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples presentes nas mídias e em diferentes contextos.
Geografia(EAJAGE0113) Conhecer noções básicas de educação ambiental, a partir da observação e descrição das características de seus lugares de vivência relacionadas aos fenômenos da natureza.
REFERÊNCIASCLIMATE-DATA-ORG. Clima em Goiás. URL https://pt.climate-data.org/america-do-sul/brasil/goias/goias-879942/#temperature-graph, consultado em 25/08/2022.

SOUZA, Cássia Garcia de. É BOM APRENDER: LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS, HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTES. Volume 1, Educação de Jovens e Adultos, 1ª edição, FTD, São Paulo. 2009.